Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Dificilmente vai ter uma matéria falsa no AnandTech... Mas você tem que saber interpretar o que está escrito.

Citação

But an ultimate question still remains: at the same frequency and latency, do they perform the same?

Ou seja, é uma comparação artificial, sintética. Memórias DDR4 atingem frequências muito mais altas que as DDR3. Além de usarem tensão mais baixa, esquentarem menos, terem melhorias conceituais e outras vantagens apontadas no artigo.

Postado

@Shaman93 É mas não faz sentido esses testes pois como eu disse qualquer sistema ddr4 é melhor que ddr3, simples assim!

Postado
11 minutos atrás, Shaman93 disse:

Dificilmente vai ter uma matéria falsa no AnandTech... Mas você tem que saber interpretar o que está escrito.
Ou seja, é uma comparação artificial, sintética. Memórias DDR4 atingem frequências muito mais altas que as DDR3. Além de usarem tensão mais baixa, esquentarem menos, terem melhorias conceituais e outras vantagens apontadas no artigo.

DDR4 é uma atualização/melhoramento da DDR3 ... isso é fato.

Na reportagem, diria, em princípio (a não ser que me provem o contrário ... estou aberto às críticas e sugestões), que pode haver usuário que veria o resultado da comparação entre os dois componentes como, digamos, um retrocesso. Mas, como Shaman93 bem colocou, eu não acredito que a tal matéria tenha cunho falso.

Postado

@Albino Viana @Shaman93 Não tem lógica isso, então qual é o verdadeiro propósito daquela matéria? Repetindo novamente pelo meu entendimento qualquer memória ddr4 é de fato 50% mais rápido que qualquer memória ddr3. Entendam uma memoria ddr3 de 3600mhz nunca vai conseguir ser mais rápida que qualquer memoria ddr4 de clock menor. E também se fosse um dual channel de 3600mhz ddr3 nunca que ela iria conseguir ser mais rápida que uma memoria ddr4 de qualquer clock menor!

Postado

@fb88 Na minha opinião só tem como DDR3 ser melhor que DDR4 se o clock e a latencia for menor (fator raro em DDR3 por setem poucos modelos que atingem altos clocks) , tirando isso DDR4 sempre é melhor.

Lá na Tabela do site já tem as comparações, além de aquelas memorias serem de 2015 (quado o DDR4 era novidade) então o desempenho é menor do que hoje.

Postado
26 minutos atrás, fb88 disse:

@Shaman93 É mas não faz sentido esses testes pois como eu disse qualquer sistema ddr4 é melhor que ddr3

Não necessariamente... Existem pentes de RAM DDR4 "lixo" e também DDR3 topo de linha. O que a comparação mostrou é que com a mesma frequência e mesma latência, os pentes DDR3 e DDR4 mais ou menos empatam em desempenho, com a vantagem que o DDR4 consome e desperdiça menos energia, portanto esquenta menos. Mas se você pegar uma memória DDR3 tunadaça, digamos 2200 MHz CL 13, ela vai ganhar de muita memória DDR4. Ainda mais uma porca tipo 2133 CL 19.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

a minha opinião só tem como DDR3 ser melhor que DDR4 se o clock e a latencia for menor (fator raro em DDR3 por setem poucos modelos que atingem altos clocks) , tirando isso DDR4 sempre é melhor.

@PlayerUzumaki Eu não entendi você quer dizer que a ddr3 tem que ter o clock maior e latencia menor?

Postado

@fb88

agora, fb88 disse:

Eu não entendi você quer dizer que a ddr3 tem que ter o clock maior e latencia menor?

Para ser melhor que o DDR4 sim (tem sistema que tem mais desempenho com latencia maior mas isso varia).

Mas no geral acho que a noticia está certa, DDR3 gasta muita energia, esquenta de mais e raramente chega em clocks altos, já o DDR4 ganha nisso tudo, e ainda nem chegaram no limite de clock do DDR4.

Postado
5 minutos atrás, fb88 disse:

@PlayerUzumaki Eu não entendi você quer dizer que a ddr3 tem que ter o clock maior e latencia menor?

A velocidade efetiva tá relacionada com 2 fatores principais, a latência, que dá pra entender mais ou menos como quanto tempo a memória leva atender a uma solicitação, em nano segundos, e a banda, ou quantos dados ela consegue transferir no tempo. Quanto maior a frequência, maior a banda e menor o tempo de acesso, e quanto menor os timings, menor a latência. Combinando esses dois fatores, as memórias DDR3 já deram o que tinham que dar, atingiram o limite. A memória imaginária 2200 MHz CL 13 que eu citei deveria estar num ambiente muito refrigerado, talvez até com nitrogênio líquido. Por outro lado, memórias DDR4 cada vez mais velozes e de maior capacidade continuam sendo lançadas.

• Curtir 2
Postado

@PlayerUzumaki @Shaman93  @Albino Viana  Querem um exemplo de como essa matéria é falsa olhem na última tabela ela mostra que no hybrid x265 a ddr3 ganha da ddr4 está errado pois se o tempo é menor de converter vai ser melhor, então sim esse já é um grande erro da matéria e significa que a ddr4 se sai melhor que a ddr3.

Postado

@fb88

Citação

fixed the CPU speed at 4 GHz and placed the memory into DDR4-2133 14-14-14 350 2T timings

eles colocaram a memoria DDR4 o mais parecida o possível com a DDR3, isso está escrito na matéria

Postado

@PlayerUzumaki Leia o último post onde falo do erro só pra você ver como essa matéria está errada! Presta atenção!

Postado

@fb88 A memoria DDR3 ganhou por ser uma memoria mais evoluída (na época da matéria) e os programas estarem acostumados com elas, além de que aquela memoria DDR4 usada no teste é antiga e hoje já foi superada em cada sentido.

Você não ta vendo as coisas como devia, alias por que está se importando com algo de 2015 ? Quer uma resposta concreta pesquise sobre coisas de 2020/2019.

Postado

Entendam isso não existe de terminar empatados, um sistema ddr4 sempre vai ser melhor que ddr3. Por exemplo, um sistema com ryzen 2600 com 2133mhz sempre vai ser melhor, mais rápido e mais eficiente que um i7 4770k com 3200mhz.

• Membro VIP
Postado

39 minutos atrás, fb88 disse:

@Albino Viana @Shaman93 Não tem lógica isso, então qual é o verdadeiro propósito daquela matéria? Repetindo novamente pelo meu entendimento qualquer memória ddr4 é de fato 50% mais rápido que qualquer memória ddr3. Entendam uma memoria ddr3 de 3600mhz nunca vai conseguir ser mais rápida que qualquer memoria ddr4 de clock menor. E também se fosse um dual channel de 3600mhz ddr3 nunca que ela iria conseguir ser mais rápida que uma memoria ddr4 de qualquer clock menor!

Entenda que nada é preto no branco assim, memórias DDR4 são de fato mais rápidas que as DDR3 mas ela não será mais rápida em 100% das ocasiões (existirão ainda aquelas ocasiões em que ambas terão o mesmo desempenho). É um erro achar que ela é sempre mais rápida em qualquer ocasião pois como sabemos, as tecnologias das memória RAM são as mais diversas e os fatores são inúmeros (como a latência por exemplo). Velocidade/desempenho depende de inúmeros fatores e não apenas de frequência, capacidade ou versão.

Pegue por exemplo os SSDs SATA e NVME, por um lado você tem modelos que estão limitados ao barramento SATA 3 que atinge velocidade máxima teórica de 600MB/s, por outro lado você tem SSDS que utilizam o barramento PCI-Express e atingem velocidades máximas teóricas de até 4000MB/s, porém se assistir um teste de carregamento de boot, verá que o S.O. carrega em praticamente o mesmo tempo em ambos. Isso ocorre pelo simples fato de que existe inúmeros fatores que contribuem para essa questão, e não somente o limite máximo teórico.

Ainda falando sobre SSDs, existe um artigo aqui no clubedohardware fazendo um comparativo entre eles, e existiu uma única situação em que os SSDs SATA se mostraram mais rápidos que os NVMe:

image.png

Alguns vídeos de benchmark DDR3 vs DDR4:

https://youtu.be/DiD_vRyv4Rc

https://youtu.be/JrdmyzaNDVQ

https://youtu.be/adYpVp52Hdg

Recomendo assistir esses vídeos:

• Curtir 4
Postado

@fb88 Ai você ta levando para o sistema em geral, estava todo mundo falando apenas das memorias.

Se for olhar um i9 10900k vai sim ser melhor que um i7 3770K por exemplo, no teste eles nerfaram ambos os processadores para serem iguais e testarem apenas as MEMORIA RAM.

Postado
7 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

A memoria DDR3 ganhou por ser uma memoria mais evoluída (na época da matéria) e os programas estarem acostumados com elas, além de que aquela memoria DDR4 usada no teste é antiga e hoje já foi superada em cada sentido.

@PlayerUzumaki Então no caso se fosse hoje em dia uma memoria ddr4 de 2133mhz se sairia melhor do que aquela de ddr3 de mesmo clock?

Postado

@fb88 Talvez sim talvez não, na verdade memoria RAM não interfere muito no desempenho de um sistema (AMD é outro caso) por exemplo, se pegar um 10900K e por memorias 2400mhz ele vai dar X FPS com memorias 3200mhz ele vai dar X+5FPS (ou um pouco mais) são em poucas coisas que velocidade/latencia das memorias fazem tanta diferença.

Postado
20 minutos atrás, fb88 disse:

Querem um exemplo de como essa matéria é falsa olhem na última tabela ela mostra que no hybrid x265 a ddr3 ganha da ddr4 está errado pois se o tempo é menor de converter vai ser melhor, então sim esse já é um grande erro da matéria e significa que a ddr4 se sai melhor que a ddr3.

@PlayerUzumaki você leu o que eu disse? Presta atenção olha na matéria pra você ver o teste do hybrid ficou errado eles disseram que a ddr3 se sai melhor mais não é verdade é a de ddr4 que sai melhor.

@PlayerUzumaki O que você me diz sobre isso?

Postado

@fb88 Como eu disse no geral memoria RAM não muda muito de uma para outra como da para ver nos testes da matéria 

image.png.89359201e42ddc3bf1197923e61746aa.png

A maior diferença é de 1 segundo nos sintéticos e de 8FPS nos jogos, a diferença é minima, memoria não influencia tanto quando se fala em sistemas intel (AMD é outra história, principalmente os Ryzen).

Isso falando quando elas são iguais, se uma memoria mais rápida fosse usada nos testes a diferença seira maior, mas seria a mesma coisa testando uma DDR3 1600mhz contra uma DDR3 2133mhz é a velocidade e latencia que deu a diferença.

Postado

@PlayerUzumaki Cara não faz sentido nenhum aqueles testes, se o sistema é quase o mesmo ou o mesmo a de ddr4 se sai melhor que a de ddr3, simples assim! As velocidades da memoria ddr4 leitura, gravação, escrita, cópia, etc é muito mais melhor e mais rápida que uma de ddr3.

• Membro VIP
Postado
agora, fb88 disse:

@PlayerUzumaki Cara não faz sentido nenhum aqueles testes, se o sistema é quase o mesmo ou o mesmo a de ddr4 se sai melhor que a de ddr3, simples assim! As velocidades da memoria ddr4 leitura, gravação, escrita, cópia, etc é muito mais melhor e mais rápida que uma de ddr3.

18 minutos atrás, GabrielLV disse:

Isso ocorre pelo simples fato de que existe inúmeros fatores que contribuem para essa questão, e não somente o limite máximo teórico.

Recomendo novamente que assista os vídeos que lhe enviei em meu post para esclarecer suas dúvidas.

Postado

@PlayerUzumaki Então por que eles disseram que no hybrid x265 o ddr3 se sai melhor que ddr4 sendo que a ddr4 se sai melhor que ddr3?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...