Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, podem me ajudar?

Não entendo MUITO sobre o que é normal e o que não em relação a temperatura da AMD, mais precisamente o Ryzen 5 3600. Na BIOS ele ja inicia com 50C rs

Uma breve pesquisa, e já vi muitos relatos e "soluções" pela própria BIOS, pra aliviar, mas tenho receio de mexer e dar ruim rs

A minha configuração atual é o ryzen 5 3600 na B450 Steel Legend (onde a promessa é ser uma placa fria), e a 1660 super da Asus.

Jogando VALORANT, (que é um jogo teoricamente leve) o processador já chegou a 85 graus. Já no GTA V, o processador ficou em 68~70C e a placa de vídeo em 68C. Isso é normal?  Eu moro em SP e não estamos em dias QUENTES... ontem fiquei até com medo de ligar ele, por estar 30C.

Abri meu gabinete, mexi no Afterburner pra acelerar a ventoinha da placa de vídeo, e a média no Valorant foi de 70C na placa de vídeo e 79 no processador.

Devo me preocupar?

temperatura.PNG

Postado

As tensão do meu 2600 estão mais altas que o seu 3600 e nem tenho OC... 🤨

Os ryzen 3600 e 3600x tem uma boa fama em serem bem quentes mesmo, infelizmente.

Qual o modelo do seu gabinete? Tem coolers? Se sim, quais? Qual modelo?

Está usando o cooler box/aircooler ou watercooler? Qual pasta térmica? A que já vem pré aplicada ou você utilizou alguma que você tinha?

Já olhou se o seu cooler está bem fixado?

Postado

@IgorAlexandre Oi Igor! O gabinete é esse: https://www.terabyteshop.com.br/produto/11254/gabinete-gamer-vinik-lynx-rgb-mid-tower-latreral-acrilico-black-s-fonte?gclid=Cj0KCQiA7qP9BRCLARIsABDaZzhOwEwN4dth88zhbVvkLn9DLVc0zMzXSV7i0j7BEu3EbEflO4i-PogaAv1VEALw_wcB

Tenho uma fan na traseira dele, utilizo o cooler box no processador... sim está bem fixado e a pasta foi a propria terabyte que aplicou. 

Postado
4 minutos atrás, anapaulalimax disse:

@IgorAlexandre Oi Igor! O gabinete é esse: https://www.terabyteshop.com.br/produto/11254/gabinete-gamer-vinik-lynx-rgb-mid-tower-latreral-acrilico-black-s-fonte?gclid=Cj0KCQiA7qP9BRCLARIsABDaZzhOwEwN4dth88zhbVvkLn9DLVc0zMzXSV7i0j7BEu3EbEflO4i-PogaAv1VEALw_wcB

Tenho uma fan na traseira dele, utilizo o cooler box no processador... sim está bem fixado e a pasta foi a propria terabyte que aplicou. 

Então... O seu problema é o gabinete. O gabinete é um forno, não tem entrada de ar frontal, não tem cooler puxando o ar gelado de fora para dentro, tem somente um puxando o ar de dentro para fora e está usando o cooler box padrão, o que infelizmente não colabora. É bom para processadores mais de boas como um 3100, 3300, mas os 3600 em diante já necessita de um cooler melhor, seja watercooler ou aircooler. E também seria bom um gabinete melhor com um bom airflow e quanto mais coolers no gabinete, melhor.

Pretende gastar em algo para melhorar? Se sim, posso recomendar alguma coisa dentro de um orçamento que você dizer.

• Curtir 1
Postado

@IgorAlexandre Aceito recomendações sim... eu imaginei que tem muito a ver com ele, porque só de abrir a lateral, cai tipo 5C... dias mais frios, mais ainda.

Complicado é que gastei o que tinha montando nesse... mas se puder me ajudar, fico de olho na blackfriday pra investir

Postado

@anapaulalimax

Vou dar algumas sugestões de watercooler, aircooler e gabinetes, aí você vê qual seu encaixa melhor no seu orçamento.

AirCooler:

Hyper 212 Turbo - R$259 Kabum (clica aqui)

H412R - R$172 Kabum (clica aqui)

Gammax v2 Blue - R$112 TeraByte (clica aqui)

Gammaxx 400 v2 Vermelho - R$150 Kabum (clica aqui)

Gammaxx 400 Pro Azul - R$259 Kabum (clica aqui)

Watercooler:

Masterliquid 240mm - R$389 TeraByte (clica aqui)

Gammaxx L240T Led White - R$339 TeraByte (clica aqui)

Gammaxx L240T Led Blue - R$340 TeraByte (clica aqui)

Gabinetes vou deixar uma lista que tenho aqui, aí você dá uma pesquisada e vê qual lhe agrada mais. Mas se atente, pois o gabinete pode vir sem coolers nenhum e aí terá que comprar mais.

Citação

Aerocool Aero 500G RGB BK
Aerocool Aero One 
Aerocool Aero One Frost
Aerocool Aero One Mini
Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
Corsair Carbide SPEC-04
Corsair iCUE 220T Airflow
Cougar MX330-G
Cougar MX410 Mesh-G
Deepcool E-Shield
Deepcool Matrexx 55 Mesh
Galax Nebulosa (Micro ATX)
Thermaltake Comander C35 TG ARGB
Thermaltake Core X31
Thermaltake Versa J24
Nox Hummer Nova
Nox Hummer TGM
Nox TGF
Nox Hummer Quantum
Sharkoon VG7-W
Sharkoon VG6-W
Sharkoon TG5
Sharkoon REV200
Rise Mode Glass 07
Rise Mode Glass 04
Redragon Wheel Jack White
Redragon SIDESWIPE
Redragon Ramhorn
Cooler Master Masterbox MB511 TG
Cooler Master MB511
Aigo Darkflash Aquarius Mesh
Aigo Darkflash DLM 21 Mesh Preto
Aigo BF1
Pichau Kazan
Pichau Gadit X 
Pichau Gadit X RTB
Mancer Anubis
Mancer Frost Rainbow

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
14 minutos atrás, IgorAlexandre disse:

Então... O seu problema é o gabinete. O gabinete é um forno, não tem entrada de ar frontal, não tem cooler puxando o ar gelado de fora para dentro, tem somente um puxando o ar de dentro para fora e está usando o cooler box padrão, o que infelizmente não colabora. É bom para processadores mais de boas como um 3100, 3300, mas os 3600 em diante já necessita de um cooler melhor, seja watercooler ou aircooler. E também seria bom um gabinete melhor com um bom airflow e quanto mais coolers no gabinete, melhor.

Pretende gastar em algo para melhorar? Se sim, posso recomendar alguma coisa dentro de um orçamento que você dizer.

Não é necessariamente o gabinete o causador do problema.  Além disso, o cooler Box que vem com o R5 3600 dá conta da maquina de boa. Esse é um processador de apenas 65w.

@anapaulalimax um bom teste para determinar se seu gabinete é o responsável, é você remover a tampa lateral e deixar ele aberto enquanto utiliza o pc normalmente para seus jogos. Se notar uma queda acima de 10ºC, então sim, o seu gabinete é ineficiente em fazer a circulação de ar. Caso a redução de temperatura seja menor do que isso, então o seu problema deve ser outra coisa.

Particularmente, acredito que o problema seja outro, pois o resto dos componentes está com temperaturas boas. Um gabinete "forno" puxaria todas as temperaturas para cima.

Suponho que tenha comprado a maquina montada pela Terabyte?

Caso as temperaturas não baixem, verifique se talvez eles não fizeram algum tipo de ajuste de BIOS ou overclock.

E finalmente, não precisa ter medo de usar a maquina mesmo assim, os Ryzen 3600 podem chegar a 90ºC sem danificar o equipamento, mas claro, quanto menor a temperatura, melhor o pc irá funcionar.

• Curtir 1
Postado
40 minutos atrás, anapaulalimax disse:

Abri meu gabinete, mexi no Afterburner pra acelerar a ventoinha da placa de vídeo, e a média no Valorant foi de 70C na placa de vídeo e 79 no processador.

Mudar a placa de vídeo não vai afetar o processador significativamente.

Em todo caso, é uma temperatura "normal". Um pouco alta, mas considerando o cooler fraco, já era de se esperar. Você fica com duas opções para resolver: a mais fácil é só comprar um cooler melhor, que inclusive vai ser bom para permitir overclock; já a barata é controlar a tensão manualmente para manter a temperatura em ordem.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@IgorAlexandre Agradeço pelas indicações, Igor! Tô pra descolar um Aerocool, aí seria mais watercooler ou aircooler pra investir... obrigada!

@sdriver Abrindo a lateral não cai mais que 10c num dia quente. É o limite... vendo pelo lado do gabinete ser pouco ventilado, pode ser parte do problema, mesmo, e a outra parte acredito ser a Bios. Vou dar uma olhada com o suporte da Tera 

• Membro VIP
Postado

Verifique com o CPU-Z qual a versão da sua BIOS também e dê uma pesquisa (em inglês) sobre qual a melhor versão de BIOS para sua placa-mãe. Eu tive bastante problemas com versões mais novas na minha ASUS (mesmo processador que você tem). Acabei fazendo downgrade para uma versão mais antiga e super estável. Meu Ryzen 3600 está com overclock rodando todos os núcleos a 4.3Ghz com temperaturas mais baixas que a sua. Em outras versões de BIOS notei diferenças de temperatura aqui também.

• 2 anos depois...
Postado

Olá estava tendo problemas também com o meu r3600x com oscilação de temperatura (de 75/93graus) daí fuçando fiz várias coisas que não deram certo até que resolvi atualizar minha BIOS da placa-mãe para última versão (ASRock A320m-HD) e pasmem a temperatura ficou estável jogando pubg(70 a 78graus ) e não passa disso, uso cooler box e a versão da BIOS que usei foi a última 7.30

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...