Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Em 2016 eu montei um PC "Gamer" do zero, mas eu tinha algumas limitações quanto ao valor total gasto, então ele está ficando meio obsoleto atualmente.

As configurações iniciais dele eram as seguintes:

PROCESSADOR INTEL PENTIUM G4400 3.30 GHZ 1151

MOTHER BOARD GIGABYTE GA-H110M-S2 DDR4 2133MHZ LGA 1151

HD 1TB SEAGATE SATAIII 7200 RPM

PLACA DE VIDEO PCI-E NVIDIA GTX 750TI 2GB GDDR5 128B MSI@ - 10512

MEMORIA DDR4 4GB KINGSTON 2133MHZ (x2)

Ano passado, troquei a fonte por uma Gigabyte 700W 80 Plus Bronze e acrescentei um SSD Kingston A400, 240GB.

Esse ano, na black friday, quero tentar trocar meu processador por um Ryzen 5 3600x e substituir a placa-mãe (pensei na ASRock B450M Steel Legend).

Existe a chance de alguma das peças não ser compatível com as peças que vou manter por enquanto? (Placa de vídeo, tamanho da placa-mãe pro gabinete, etc?)

Eu penso em um PC gamer intermediário Top, por isso cogitei em saltar do Pentium para um Ryzen 5. Caso não valha a pena a troca, alguém tem uma sugestão diferente de placa-mãe e processador com grande custo benefício? Não quero gastar muito mais de 2k nesse upgrade

Postado

Incompatibilidade entre os componentes não há. A Steel Legend é compatível com as tuas memórias, HD, SSD, GPU e, obviamente, com o Ryzen 5 3600x, ou qualquer outro processador socket AM4 (Ryzen) até terceira geração.

O teu gabinete atual, em tese, acomoda essa placa-mãe escolhida, tendo em vista que a tua atual e a Steel Legend são padrão Micro-ATX (mATX). Se esse gabinete é adequado para essa configuração é outra história.

Pra um setup intermediário, acredito que o Ryzen 5 3600x e a Steel Legend são boas escolhas. Fique de olho no Ryzen 5 3600 e na Asus TUF B450M-Plus Gaming, que também são boas opções e às vezes aparecem em valor menor que os itens que escolheste.

Contudo, é bom ressaltar que o teu setup, inicialmente, vai ficar bem desequilibrado. A 750ti vai limitar (e muito) o desempenho do processador em jogos, e essas memórias também precisam ser trocadas o quanto antes, em razão das baixas frequências, uma vez que os processadores Ryzen ganham desempenho considerável quando operam com memórias de alta frequência em dual channel.

Outra observação que faço é a respeito dessa fonte: os 700W de potência são overkill pra esse setup, mas o maior problema é que, no meu entender, essa fonte não tem qualidade adequada pra alimentar uma configuração intermediária igual a que tu queres montar (imaginando que tu vais colocar ai uma RTX Série 20/30, ou RX 5000/6000), embora ela não seja uma "bomba". Acho que trocá-la por uma de menor potência, mas de melhor construção e maior qualidade, é algo a ser considerado.

• Amei 1
Postado

@L. Ribeiro Entendi.

A minha ideia é ir trocando o restante das peças aos poucos, como a placa de vídeo, ampliar memória, etc.

Sobre a fonte, não sei se há influência, mas o meu monitor é uma televisão de 32" (ligada direto no estabilizador), então pensei que talvez supriria a necessidade, além de "sobrar" watts caso eu fizesse novos upgrades. Além disso eu comprei essa mais potente porque a minha anterior de 500W oxidou em 3 anos (oxidou muito), então achei que era necessário ter mais potência.

você também sugeriu o Ryzen 3600, sem o X, a diferença entre os 2 é muito gritante? Não cogito fazer overclock por enquanto, até porque não sei como funciona.

Postado

@Lilith Boladona O Ryzen 5 3600X tem clock mais alto que o Ryzen 5 3600 (3.8 - 4.4 GHz contra 3.6 - 4.2 GHz, respectivamente). Na prática, a diferença de performance é pequena. Por outro lado, o R5 3600X tem TDP de 95W, e o R5 3600 de 65W, então o 3600X consome mais energia e esquenta mais que o 3600 (que já é esquentadinho, diga-se), e isso pode ser um pouco problemático pra lidar.

Em termos de preço, infelizmente o 3600 estava com valor muito elevado antes de sair do estoque das lojas, chegando a custar o mesmo que o 3600X, mas eu acredito que ele deve retornar em breve, com preço menor que o 3600X, e nesse caso eu ficaria com o 3600 mesmo. De qualquer forma, tu estarás bem servida com qualquer um dos dois. Só recomendo que invista em um air cooler eficiente para o 3600, porque já vi várias reclamações de pessoas no sentido de que o cooler box (Wraith Stealth) que acompanha o processador sofre pra deixá-lo com temperaturas estáveis. Para o 3600X, talvez seja bom estudar o uso de um water cooler, se o teu gabinete permitir.

Sobre a fonte, a potência dela não influencia na tua TV porque não a alimenta. Ela alimenta tão somente os componentes do computador que estão conectados à ela.

A qualidade e construção da fonte são mais importantes que a potência em si, de maneira que uma boa fonte leva energia de qualidade aos componentes e os protege em casos de eventuais instabilidades ou sobrecargas de energia. Isso aumenta a vida útil das peças do computador e evita (grandes) prejuízos.

Aliás, você mencionou ali que usa estabilizador, mas não ficou claro se a fonte do teu PC está conectada a ele. De qualquer forma, acho importante mencionar que o uso de estabilizadores não é recomendado, sendo mais seguro conectar a fonte do computador diretamente na tomada. Aqui no forum tu encontras uma explicação mais detalhada a respeito disso.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!