Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá tudo bem? Bom(a) dia/tarde/noite a todos.

Estou com um dilema gigantesco, atualmente sou desenvolvedor de um servidor de jogo mais especificamente (DayZ)
Por muito tempo paguei host de terceiro alugando maquina e internet. Porém com o crescimento e também com o ingresso de alguns streamers grandes em meu servidor, conseguimos investir em uma máquina própria.

Com isso, fui obrigado a enfrentar meu primeiro problema: CONTRATAR UM IP FIXO.
Consegui faze-lo somente abrindo um CNPJ para poder contratar este serviço.

Funcionou muito bem até 3 semanas atrás, ao qual estou tendo variação de ping gigantesca em qualquer horário do dia. Ex: 3ms para 650 ms.
Este problema se intensifica ao decorrer do dia, quando chega no horário de pico, próximo as 19 horas, ao qual se conectam mais ou menos 65 pessoas na aplicação (DayZ server) hospedado por minha máquina particular, fica muito pior chegando a ter perda de pacotes constantes ex: 6 a 30 por minuto.

Pois bem, o que diagnosticamos.
Primeira hipótese: Sobrecarga de tráfego na conexão, por velocidade. 
Pois bem isso foi descartado, pois meu plano contratado é 300MB de download e 150 de upload fibra, nosso uso de banda é no máximo 3 mb de upload.

Segunda hipótese: Ataques DDoS, também foi descartado, pois nós temos proteção, e a empresa não detectou nenhum em grande escala.

Terceira hipótese: Problema interno da vivo, infraestrutura etc. Pois bem esta foi a hipótese adotado pela nossa equipe, chamamos o suporte da vivo, por 3 vezes o técnico recusou de atender, pois o pico do problema é as 18 horas, ninguém quis nos atender nesse horário, até que um técnico, ontem (10/11/2020) aceitou o chamado e nos veio visitar, pois bem o técnico não tinha tanto conhecimento em rotas e etc, mostrei para ele pingando em meu proprio cmd para a máquina e ele realmente confirmou que estava acontecendo algo estrano.
Ele passou o problema a diante para um  "suporte do suporte", ficamos HORAS esperando a resposta até que a mesma veio.
O atendente do "suporte do suporte" afirmou que não há nada de errado, que fizeram diversos testes e que nada de errado acontecia naquele momento.
Pois bem, fiz o teste de trace route na frente do técnico in loco, e a rota estava toda certa, com média de 8 a 30 ms, até chegar nos servidores da vivo, ao qual estavam com 120 até 600ms.

Esta rede foi recém contratada, e se eu for trocar de network terei que pagar multa de contratação.

Gostaria de saber se alguém tem algum remédio para situação, se consigo trocar a rota, ou encurtar para que as pessoas cheguem ao meu computador sem essa variação de ping.

Um abraço a todos.

 

Captura de Tela 2020-11-11 às 12.21.23.png

Captura de Tela 2020-11-11 às 12.37.36.png

  • Membro VIP
Postado

O problema ocorre em qualquer um dos computadores conectados a rede? Se for isto, muito provavelmente é do uso da rede, pode ser algo momentâneo ou permanecer, porque geralmente os acessos a internet pelas operadoras mais baratos não possuem restrições a qualidade de serviço.

 

Por este motivo muito das vezes acabava hospedando servidores nas empresas, pois apesar de ter maior custo sofria menos com esse tipo de intermitência.

 

Postado

@dwatashi

23 minutos atrás, dwatashi disse:

O problema ocorre em qualquer um dos computadores conectados a rede? Se for isto, muito provavelmente é do uso da rede, pode ser algo momentâneo ou permanecer, porque geralmente os acessos a internet pelas operadoras mais baratos não possuem restrições a qualidade de serviço.

 

Por este motivo muito das vezes acabava hospedando servidores nas empresas, pois apesar de ter maior custo sofria menos com esse tipo de intermitência.

 

Só existe um computador conectado a rede em si,  e por cabo! que é o computador que hospeda a aplicação (Servidor de dayz)

O que acontece que essa variação de ping gera perda de pacotes e desync com os jogadores dentro do servidor.

Mesmo com banda sobrando, como mencionei, o uso é no maximo até 3 MB sendo que contratei 300.

  • Membro VIP
Postado

Nos acessos comuns os 300 se referem a velocidade que você poderá utilizar da rede, mas não a como ele vai ser tratado na rede interna.

 

O que ocorre é que como não existe garantia qualidade, seu pacote concorre com todos os outros da rede, então em determinados horários a rede pode ficar lenta porque existem outros clientes que possuem essa garantia, então seu pacote é entregue, mas com atraso.

 

Exemplo: Uma pista suporta 1000 carros sem atrasos, você tem a licença para colocar 300 carros, está usando apenas 3 no horário, mas já existem 998 carros porque tem congestionamento, um dos carros vai ter atraso, vai ter que aguardar a saída para entrar e por isto o atraso. Nos contratos melhores, a operadora cria uma pista com pedágio, onde ela garante por exemplo que você possa colocar 5 carros e não ter atraso. A maioria das operadoras tem, mas como você fica com essa reserva usando ou não a pista o contrato se torna mais caro (pedágio).

 

  • Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, dwatashi disse:

Nos acessos comuns os 300 se referem a velocidade que você poderá utilizar da rede, mas não a como ele vai ser tratado na rede interna.

 

O que ocorre é que como não existe garantia qualidade, seu pacote concorre com todos os outros da rede, então em determinados horários a rede pode ficar lenta porque existem outros clientes que possuem essa garantia, então seu pacote é entregue, mas com atraso.

 

Exemplo: Uma pista suporta 1000 carros sem atrasos, você tem a licença para colocar 300 carros, está usando apenas 3 no horário, mas já existem 998 carros porque tem congestionamento, um dos carros vai ter atraso, vai ter que aguardar a saída para entrar e por isto o atraso. Nos contratos melhores, a operadora cria uma pista com pedágio, onde ela garante por exemplo que você possa colocar 5 carros e não ter atraso. A maioria das operadoras tem, mas como você fica com essa reserva usando ou não a pista o contrato se torna mais caro (pedágio).

 

Entendi sua analogia, você tem alguma sugestão de como posso melhorar?

  • Membro VIP
Postado

1. Pode tentar reclamar com operadora, para ver se ela consegue garantir algo pra você, por exemplo os 3MB.

2. Partir pra outra operadora, porque as grandes geralmente concentram o tráfego de regiões em determinadas fibras e não como garantir a performance desejada.

 

  • Curtir 1
Postado

Nao é mais fácil comprar um transporte direto com o ptt mais proximo ?

Porque se o servidor é so tem a rota da vivo, os usuarios que são de outras operadoras, teram uma rota maior e ate pior nao ?

 

 

  • Curtir 1
Postado
21 horas atrás, Tio Chang disse:

Nao é mais fácil comprar um transporte direto com o ptt mais proximo ?

Porque se o servidor é so tem a rota da vivo, os usuarios que são de outras operadoras, teram uma rota maior e ate pior nao ?

 

 

Obrigado pela ajuda cara, eu nem sei o que é um PTT, vou tentar pesquisar.

 

Postado

@Vini Simões Olá amigo, tudo bem?

Você contratou vivo fibra residencial/empresarial? Tem uma ONU ? se sim, o problema aparenta estar ai, estou tendo o mesmo problema em meus clientes que utilizam vivo fibra, onde depois de um tempo a onu apresenta esse tipo de problema, minha solução foi colocando a mesma como bridge e colocando meu roteador de borda para discar.

Recomendo você verificar um link dedicado que lhe forneça com link redundante e tenha SLA alto (custo alto) e verifique o transito do mesmo.

 

Em 11/11/2020 às 17:48, Tio Chang disse:

Nao é mais fácil comprar um transporte direto com o ptt mais proximo ?

Porque se o servidor é so tem a rota da vivo, os usuarios que são de outras operadoras, teram uma rota maior e ate pior nao ?

 

 


@Tio Chang Não funciona assim, para isto o mesmo precisa ter AS e um bloco de ip público para contratar uma conexão no ix.br, como também uma operadora de transito IP pois somente anunciar no PTT não vai ter conexão de internet por motivo do PTT não fornecer rota default ou full router.

Postado
13 horas atrás, Cadu Campos disse:

@Vini Simões Olá amigo, tudo bem?

Você contratou vivo fibra residencial/empresarial? Tem uma ONU ? se sim, o problema aparenta estar ai, estou tendo o mesmo problema em meus clientes que utilizam vivo fibra, onde depois de um tempo a onu apresenta esse tipo de problema, minha solução foi colocando a mesma como bridge e colocando meu roteador de borda para discar.

Recomendo você verificar um link dedicado que lhe forneça com link redundante e tenha SLA alto (custo alto) e verifique o transito do mesmo.

 


@Tio Chang Não funciona assim, para isto o mesmo precisa ter AS e um bloco de ip público para contratar uma conexão no ix.br, como também uma operadora de transito IP pois somente anunciar no PTT não vai ter conexão de internet por motivo do PTT não fornecer rota default ou full router.

Cara vamo lá!
Sim, é vivo fibra empresarial com contratação de ip fixo.

Não tenho a minima ideia do que é ONU kkk.
 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...