Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

B350 tomahawk terá suporte aos Ryzen de 4ª geração?


gustavoomt
Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Boa tarde,

 

Galera, possuo uma B350 com um R5 1600, sempre mantenho o BIOS atualizada e me surgiu uma duvida, essa placa terá suporte aos novos ryzen?

Estou com a versão 7A34v1M e estão pra liberar a versão 7A34v1OS, que ainda está em BETA e desde a versão 7A34v1L a versão do AGESA é 1.0.0.6...

Alguém que saiba, me tira essa duvida por gentileza. 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

A princípio, não. Mas já foi especulado o suporte. Acompanhe as novas versões de BIOS. E não vá atualizando só por atualizar. É bem provável que, se sair uma nova atualização para os novos processadores, os antigos serão inutilizados, sem reversão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não achei nada referente a suporte de cpus. Achei algumas informações sobre melhorias no overclock de ram, entre outros.

https://www.reddit.com/r/Amd/comments/h7gwje/agesa_comboam4pi_1006_changelog/

Ahh, sobre seu título, pode parecer meio confuso, mas os Ryzen 5000 são de arquitetura Zen 3.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

3xxx ela suporta, 5xxx nenhuma placa 3xx suportará nativamente (com BIOS atualizado do fabricante). Então, a resposta é não.

Quanto a ficar atualizando o AGESA, perceba que isto é feito para compatibilidade, então muitas vezes você terá pior desempenho, porque aquele processador mais novo precisa de latência diferente. Isto no geral é recorrente sobre memória. Cansei de atualizar BIOS pra espremer suco de pedra, e te digo que é melhor ficar com os mais antigos AGESA, porque os novos deixam os CPUs anteriores mais de escanteio.

 

O seu 1600 é o AF? Se for, deixe o BIOS com melhor sintonia para a segunda geração.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Obrigado pela resposta.

 

Eu atualizei até a versão 1.0.0.6 que é a ultima, anterior a essa existe a 1.0.0.4C, rodo meu R5 em OC e não percebi diferenças em desempenho, houve até um ganho mínimo... Mas ótimo saber sobre, de fato sempre li que manter o BIOS atualizado sempre é o caminho.

 

Meu R5 não é o AF, é um dos primeiros lotes, não sei se por ordem cronológica seria denominado como AE, mas certeza tenho de que ele não é o AF. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@gustavoomt AE é primeira geração, logo foque nos BIOSes desta linha, o resto só atrasa a performance. De cabeça sinceramente não sei em qual AGESA o pessoal tá focando em uma ou outra família, tem que pesquisar.

Mas tem uma coisa, isso depende tmb do chip de RAM que estiver utilizando. Chips recentes, ou chineses, terão melhor performance com AGESA atualizado.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Vou dar uma olhada, não me lembro a versão que veio de fabrica. Pra não dizer que não senti diferença, a única coisa que afetou foi o OC das memorias, antes conseguia 3200mhz, agora não consigo mais. Posso dar um downgrade na versão sem problemas? Se sim, preciso ir regredindo conforme as versões, ou posso instalar direto a versão correta? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@gustavoomt Eu editei lá em cima justamente sobre a RAM.

Quanto a regredir, dependerá da placa-mãe. Dá pra regredir em todas, mas geralmente você vai precisar dar um hard reset (não vai fazer pelo flash do BIOS, vai ter que preparar um pendrive, com flash e tudo, e colocar os parâmetros necessários para desativar a proteção).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!