Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novo Setup - O antigo derreteu com um Raio


Posts recomendados

Galera, boa tarde. Uma breve intro.

 

O setup era:

 

mobo: Asus Tuf B360m-Plus Gaming Br

cpu: I5 -8400

fonte: Corsair Cx 450w

ram: Adata Xpg Flame 2666mhz

gabinete: Cougar Mx 330

 

Mas a fonte, a placa-mãe e a cpu foram pro saco com um raio que caiu perto de casa um mês e meio atrás. Consegui garantia na cpu e fonte, mobo tava fora de garantia já.

 

Eu tenho entre 2,1-2,6k pra um setup novo, reaproveitando a fonte e a memória.

 

Penso nos seguintes:

 

Setup 1:

 

mobo: AsRock Steel Legend B450m - variando entre 799 e 899

cpu: Ryzen 5 3400g - variando entre 975 e 1099

 

Setup 2:

 

mobo: Asus Rog Strix B450-f Gamin - 1199

cpu: Ryzen 5 3400g - variando entre 975 e 1099

 

Mas, por que esse processador? Sim, eu sei que não é a melhor maravilha de todas, mas no momento, pelo menos até o segundo trimestre do ano que vem, não tenho como

comprar um Ryzen 3600, 3700x ou 5600x, porque faltaria a grana pra placa de vídeo, até mesmo as mais "sebosas" do mercado. Entretanto, eu pretendo sim fazer esse upgrade,

mas só no segundo semestre do ano que vem. Gostaria de saber se essas duas placas aguentam um 3700x ou um 5600x( suporte de BIOS as marcas já confirmaram para o

começo do ano que vem ), no sentido dos VRMs, que eu li não serem tão bons assim, aguentarem o tranco. Aviso: 0 intenção de fazer overclock de cpu. Zero. Só de memória.

 

Por que a Rog Strix? Codec de aúdio. Tô no aguardo do meu Meze 99 Neo e quero tirar o melhor proveito do fone. Mas se vocês acharem que, além do codec, a Rog Strix é

inferior à Steel Legend, ou se tiverem outras alternativas no mesmo range de preço, falem na moralzinha.

 

Valeuzão por qualquer ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KSTS Suas opções são mais caras do que aproveitar o processador, eles te deram dinheiro do mesmo e não te deram outro igual?

 

Nesse caso sim vale a pena comprar um Ryzen 5 3400G, pois o mesmo tem um bom desempenho de vídeo mesmo sem placa de vídeo. Mas em processamento ele é igual ai i5 8400 que você tinha.

 

Placa-mãe ta tenso...Mas considere uma Asus Prime b450 br (fabricada no Brasil), das placas sem dissipador no VRM é a única que respeito.

 

Tente achar uma boa promoção ai das duas peças ou compre em combo.

https://www.pichau.com.br/catalog/product/view/id/13625/s/pichau-kit-upgrade-amd-ryzen-5-3400g-asus-prime-b450m-gaming-br/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso, me devolveram o dinheiro. Disseram que estavam sem processadores similares ou "melhores" no momento.

 

Bom saber que pelo menos em processamento vou ficar na mesma, tava ligeiramente preocupado que o 3400g fosse muito inferior ao 8400, mesmo com 8 threads.

 

O combo do link acaba que saindo pelo mesmo preço de um combo do 3400g + Steel Legend. A Prime B450 é bem superior às duas placas citadas?

 

No mais, valeu pela reposta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KSTS Se está mesmo preço a sus prime já não vale pois a Steel Legend é melhor e superior, mas Steel Legend costuma ser mais cara. Se conseguir por mesmo preço então nesse caso não tenha dúvida Steel Legend.

 

Mas caso queria saber mais sobre as 2 placas vamos aos vídeos do melhor review de placas do Brasil.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RedSkyy Filtro de linha no seu caso mesmo sendo de marca provavelmente não ajudaria... Talvez um estabilizador nesse caso, só para o monitor se a fonte de alimentação deste monitor não tiver PFC ativo (se tem seletor de tensão automático é porque tem PCA ativo), isso vale para a fonte do monitor também.

 

Observações sobre seu caso e as capacidades de um filtro de linha:

Filtro de linha limpa ruídos da corrente e fornece escape para sobrecarga, sendo necessário um terra para esse escape. Ou seja protege contra sobretensão.

Mas o Raio não é um Sobretensão?

Sim. Mas o raio tem certas peculiaridades que pode fazer o filtro de linha não ser capas de segurar ele. O raio sempre se dirige para o solo, que é onde todo terra é ligado, logo se o ráio cair muito perto da sua casa (Ex: 6 metros) ele pode sim infiltra pelo terra e ainda queimar equipamentos de sua casa.

Não existe equipamento perfeito de proteção, mas existe cuidados que se toma que ajudam a proteger seus equipamentos, como desligar equipamentos da tomada em dias de tempestades próximas, usar filtro de linha e ou estabilizadores em equipamentos que ficam ligados direto (tipo geladeira).

 

Para tentar resolver seu problema de desligamento do monitor terá de fazer uma reforma elétrica, trocando os cabos de energia por de dimensões certas, maior e grossos pode, mas se joga dinheiro fora no processo (cobre e muito caro e outras coisas) menores que o recomendado pode ser a causa do seu problema.. perda de corrente. ainda mais numa casa monofásica, Cabos bem grossos vindo do poste e depois eles podem ir afinando nas ramificações, maioria das pessoas usa uma grossura para tudo, se for tudo grosso não dá problema, mas se for fino de mais no começo costuma dá.

 

Quando tive problemas com isso de queda de corrente aqui em casa em dias muito quentes quando todos da rua ligam seus ar condicionados, ligo meu ventilador no estabilizador e magicamente resolve, mas deixo meu aviso ... não use estabilizadores em equipamentos que não tem aquela chavezinha de seleção de tensão (110/220), mas pode usar em equipamentos que sejam exclusivos 110V (é a exceção a chavesinha, pois estes não tem chave de seleção de tensão, pois o mesmo trabalham só em 1 tensão).

 

Compliquei um pouco sei que poderia resumir mas deixei assim mesmo até, Se quiser uma ajuda melhor pode abrir um novo tópico na parte de energia daqui do fórum e pedir ajuda lá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!