Ir ao conteúdo

Não consigo ativar o turbo boost do meu processador

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, estou com uma dúvida em relação ao turbo boost do meu processador. Obs: Todas as configurações do meu PC estão na descrição do meu perfil. Sempre que vou jogar ou mesmo realizar benchmarks e stress da minha CPU, percebo que mesmo em situações em que o processador chega a 100% de uso ele não sai da frequência base de 3.10GHz não realizando o aumento da velocidade de clock, já pesquisei um pouco a respeito e a maioria das pessoas dizem que geralmente o turbo boost já vem ativado de fábrica, porém isso não está acontecendo no meu caso, segue um print tirado do game Watchdogs 2 que costuma usar bastante CPU.

407124380_WatchDogs2Screenshot2020_11.08-21_33_57_51.thumb.png.be5a558e21cef5ec80020530e52cc007.png

Costumo sempre monitorar o uso e temperatura dos componentes pelo MSI Afterburner e nesse caso como pode ser visto mesmo no uso máximo o processador não sai da frequência base, ele fica travado sempre nesta frequência de 3196MHz não só nesse game. Por esses dias estive tentando saber se o turbo boost estava realmente ativado ou não, o que até o momento eu acredito que não está, cheguei a mexer um pouco na BIOS procurando algo relacionado, sou um pouco leigo relacionado a essa parte. Na aba de configurações do CPU não encontrei nada relacionado ao turbo boost.

Advanced.thumb.png.e4f01df8cc49e321c42ac44e6f1fd7dc.png

Apenas na aba O.N.E eu encontrei algumas opções relacionadas ao clock do processador, acredito que essa aba esteja mais relacionada a overclock dos componentes, pois só me da a opção de realizar as mudanças manualmente, mas tenho minhas dúvidas, pois minha placa-mãe e processador são bloqueados para overclock.

723900365_O.N_E1.thumb.png.16641a48d9abd0c56ee14e947a4a940b.png 

Quando a opção "CPU Ration Mode" está no modo automático eu não consigo realizar a mudança do "Ring Max OC Ratio" independentemente do valor que eu coloque, seja ele até mesmo menor do que 3.1GHz, porém ao colocar a opção do modo de todos os cores, eu consigo modificar todos os valores e coloca-los no máximo, que seria de 4.3GHz, a frequência turbo do meu processador.819231219_O.N_E2.thumb.png.c7b759165bc866a5e90efd3a15c4c569.png 

Tenho minhas dúvidas se essa seria realmente a forma correta de ativar o turbo ou se estou apenas aumentando o clock do meu processador de forma manual. Estive pesquisando um pouco sobre os limitadores dessa função, posso estar equivocado. Alguns dizem que a temperatura pode ser um desses fatores que não permitem o processador aumentar a velocidade do clock em processos que necessitam de um maior desempenho, na maioria dos jogos que monitoro a  temperatura da CPU, ela fica em média 65ºC, porém quando coloco todos os valores em 4.3GHz a temperatura fica bem mais elevada, em média 89ºC no uso máximo, acredito que talvez seja o meu caso por usar o cooler box da intel, futuramente pretendo colocar um Water Cooler. Outros dizem que a placa-mãe também pode influenciar, porém acredito que esse não seja o meu caso, pois apesar da minha ser um modelo de entrada ainda assim é uma placa de uma geração recente.

• Solução
Postado

Vamos lá, algumas correções. A primeira é que está rodando em 3.2, 100mhz a mais que o valor de base. É estranho que não esteja rodando em 4.1, realmente, mas tecnicamente também não está no valor base. Por falar nisso, o clock de turbo do seu processador não é 4.3ghz, isso é só quando apenas 1 dos núcleos está em uso. Quando todos estão sobre stress, deve rodar em 4.1ghz.

Em todo caso, comece atualizando a BIOS para a versão mais recente. Depois, resete para o padrão de fábrica; veja se isso por si só já não resolve o problema. Não mexa nos valores manualmente, ou pelo menos, não agora; "ring" em particular, não se refere ao clock do processador, mas sim do cache, que é outra coisa.

1 hora atrás, Marcos Caique disse:

futuramente pretendo colocar um Water Cooler.

Lembre que WC só faz sentido se for de no mínimo 240mm, mas sinceramente, é desperdício para o seu PC.

• Obrigado 1
Postado

@Imakuni Obrigado pelas dicas, vou atualizar a BIOS e ver se vai dar certo 

3 horas atrás, Imakuni disse:

Lembre que WC só faz sentido se for de no mínimo 240mm, mas sinceramente, é desperdício para o seu PC.

Na real eu ainda pretendo fazer um upgrade no meu PC, provavelmente irei trocar a placa-mãe e também o processador para um i7 9700 ou um ryzen 7 3700x, então esse WC já vai servir também para a próxima CPU e sim pretendo pegar um de 240mm mesmo, mas obrigado pelos conselhos. 

Postado
1 hora atrás, Marcos Caique disse:

Na real eu ainda pretendo fazer um upgrade no meu PC, provavelmente irei trocar a placa-mãe e também o processador para um i7 9700 ou um ryzen 7 3700x, então esse WC já vai servir também para a próxima CPU e sim pretendo pegar um de 240mm mesmo, mas obrigado pelos conselhos. 

Se for trocar a placa-mãe, não gaste um centavo com Intel que não vale mais, pegue um Ryzen. E nessa faixa de preço, prefira o 5600x se for apenas jogar. Só pegue o 9700 se você realmente não quiser trocar a placa-mãe.

• Obrigado 1
Postado

@Imakuni Atualizei a BIOS e o problema foi resolvido, apareceu uma nova aba na bios "CPU Power Management", mas não cheguei a mexer em nada, apenas iniciei o windows.1332690110_CPUPowerManagement.thumb.png.fbe796b48de5127003174e2406d725c6.png

Quando testei nos games a frequência ja estava indo normalmente para 4.1GHz, como você disse, a frequência máxima do processador, o unico problema agora é o aquecimento mesmo, como já tinha dito ele chega em média 85 a 90ºC em usos elevados, mas irei limitar um pouco essa frequência no plano de energia ou utilizar um plano equilibrado para não utilizar a frequência máxima em momentos que não são necessários, obrigado pelo apoio! 👍

2 horas atrás, Imakuni disse:

Se for trocar a placa-mãe, não gaste um centavo com Intel que não vale mais, pegue um Ryzen. E nessa faixa de preço, prefira o 5600x se for apenas jogar. Só pegue o 9700 se você realmente não quiser trocar a placa-mãe.

Realmente, a intel não está mais valendo a pena com o preço atual, por isso estou pensando em optar por AMD, de qualquer forma terei que trocar a placa-mãe, não iria utilizar um i7 nessa mobo que estou, pois andei vendo que o VRM dela não suporta o potencial total do processador, pode até funcionar, mas não iria utilizar 100% do potencial dele, provavelmente irei de Ryzen mesmo. Obrigado pelas dicas, vou conferir o 5600x.

Postado
11 minutos atrás, Marcos Caique disse:

Quando testei nos games a frequência ja estava indo normalmente para 4.1GHz, como você disse, a frequência máxima do processador, o unico problema agora é o aquecimento mesmo, como já tinha dito ele chega em média 85 a 90ºC em usos elevados, mas irei limitar um pouco essa frequência no plano de energia ou utilizar um plano equilibrado para não utilizar a frequência máxima em momentos que não são necessários, obrigado pelo apoio! 👍

A solução óbvia é colocar um cooler melhor, já que o seu é o padrão. Mas existem outras medidas que você pode tomar para reduzir a temperatura sem sacrificar desempenho e sem ter que comprar um cooler melhor: a primeira delas seria melhorar o airflow, caso o seu seja ruim (você não mencionou o gabinete); e a segunda é controlar a tensão manualmente e baixar, o que vai fazer com que a temperatura diminua.

• Curtir 2
  • 3 anos depois...
Postado
Em 14/11/2020 às 16:53, Imakuni disse:

Vamos lá, algumas correções. A primeira é que está rodando em 3.2, 100mhz a mais que o valor de base. É estranho que não esteja rodando em 4.1, realmente, mas tecnicamente também não está no valor base. Por falar nisso, o clock de turbo do seu processador não é 4.3ghz, isso é só quando apenas 1 dos núcleos está em uso. Quando todos estão sobre stress, deve rodar em 4.1ghz.

Em todo caso, comece atualizando a BIOS para a versão mais recente. Depois, resete para o padrão de fábrica; veja se isso por si só já não resolve o problema. Não mexa nos valores manualmente, ou pelo menos, não agora; "ring" em particular, não se refere ao clock do processador, mas sim do cache, que é outra coisa.

Pesquisando na internet é o meu problema é o mesmo do rapaz. 
Pergunta, apos a atualização da BIOS você informa para reseta para conf de fabrica. Como Faço isso ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...