Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo ativar o turbo boost do meu processador


Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, estou com uma dúvida em relação ao turbo boost do meu processador. Obs: Todas as configurações do meu PC estão na descrição do meu perfil. Sempre que vou jogar ou mesmo realizar benchmarks e stress da minha CPU, percebo que mesmo em situações em que o processador chega a 100% de uso ele não sai da frequência base de 3.10GHz não realizando o aumento da velocidade de clock, já pesquisei um pouco a respeito e a maioria das pessoas dizem que geralmente o turbo boost já vem ativado de fábrica, porém isso não está acontecendo no meu caso, segue um print tirado do game Watchdogs 2 que costuma usar bastante CPU.

407124380_WatchDogs2Screenshot2020_11.08-21_33_57_51.thumb.png.be5a558e21cef5ec80020530e52cc007.png

Costumo sempre monitorar o uso e temperatura dos componentes pelo MSI Afterburner e nesse caso como pode ser visto mesmo no uso máximo o processador não sai da frequência base, ele fica travado sempre nesta frequência de 3196MHz não só nesse game. Por esses dias estive tentando saber se o turbo boost estava realmente ativado ou não, o que até o momento eu acredito que não está, cheguei a mexer um pouco na BIOS procurando algo relacionado, sou um pouco leigo relacionado a essa parte. Na aba de configurações do CPU não encontrei nada relacionado ao turbo boost.

Advanced.thumb.png.e4f01df8cc49e321c42ac44e6f1fd7dc.png

Apenas na aba O.N.E eu encontrei algumas opções relacionadas ao clock do processador, acredito que essa aba esteja mais relacionada a overclock dos componentes, pois só me da a opção de realizar as mudanças manualmente, mas tenho minhas dúvidas, pois minha placa-mãe e processador são bloqueados para overclock.

723900365_O.N_E1.thumb.png.16641a48d9abd0c56ee14e947a4a940b.png 

Quando a opção "CPU Ration Mode" está no modo automático eu não consigo realizar a mudança do "Ring Max OC Ratio" independentemente do valor que eu coloque, seja ele até mesmo menor do que 3.1GHz, porém ao colocar a opção do modo de todos os cores, eu consigo modificar todos os valores e coloca-los no máximo, que seria de 4.3GHz, a frequência turbo do meu processador.819231219_O.N_E2.thumb.png.c7b759165bc866a5e90efd3a15c4c569.png 

Tenho minhas dúvidas se essa seria realmente a forma correta de ativar o turbo ou se estou apenas aumentando o clock do meu processador de forma manual. Estive pesquisando um pouco sobre os limitadores dessa função, posso estar equivocado. Alguns dizem que a temperatura pode ser um desses fatores que não permitem o processador aumentar a velocidade do clock em processos que necessitam de um maior desempenho, na maioria dos jogos que monitoro a  temperatura da CPU, ela fica em média 65ºC, porém quando coloco todos os valores em 4.3GHz a temperatura fica bem mais elevada, em média 89ºC no uso máximo, acredito que talvez seja o meu caso por usar o cooler box da intel, futuramente pretendo colocar um Water Cooler. Outros dizem que a placa-mãe também pode influenciar, porém acredito que esse não seja o meu caso, pois apesar da minha ser um modelo de entrada ainda assim é uma placa de uma geração recente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Vamos lá, algumas correções. A primeira é que está rodando em 3.2, 100mhz a mais que o valor de base. É estranho que não esteja rodando em 4.1, realmente, mas tecnicamente também não está no valor base. Por falar nisso, o clock de turbo do seu processador não é 4.3ghz, isso é só quando apenas 1 dos núcleos está em uso. Quando todos estão sobre stress, deve rodar em 4.1ghz.

 

Em todo caso, comece atualizando a BIOS para a versão mais recente. Depois, resete para o padrão de fábrica; veja se isso por si só já não resolve o problema. Não mexa nos valores manualmente, ou pelo menos, não agora; "ring" em particular, não se refere ao clock do processador, mas sim do cache, que é outra coisa.

 

1 hora atrás, Marcos Caique disse:

futuramente pretendo colocar um Water Cooler.

Lembre que WC só faz sentido se for de no mínimo 240mm, mas sinceramente, é desperdício para o seu PC.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Obrigado pelas dicas, vou atualizar a BIOS e ver se vai dar certo 

3 horas atrás, Imakuni disse:

Lembre que WC só faz sentido se for de no mínimo 240mm, mas sinceramente, é desperdício para o seu PC.

Na real eu ainda pretendo fazer um upgrade no meu PC, provavelmente irei trocar a placa-mãe e também o processador para um i7 9700 ou um ryzen 7 3700x, então esse WC já vai servir também para a próxima CPU e sim pretendo pegar um de 240mm mesmo, mas obrigado pelos conselhos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcos Caique disse:

Na real eu ainda pretendo fazer um upgrade no meu PC, provavelmente irei trocar a placa-mãe e também o processador para um i7 9700 ou um ryzen 7 3700x, então esse WC já vai servir também para a próxima CPU e sim pretendo pegar um de 240mm mesmo, mas obrigado pelos conselhos. 

Se for trocar a placa-mãe, não gaste um centavo com Intel que não vale mais, pegue um Ryzen. E nessa faixa de preço, prefira o 5600x se for apenas jogar. Só pegue o 9700 se você realmente não quiser trocar a placa-mãe.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Atualizei a BIOS e o problema foi resolvido, apareceu uma nova aba na bios "CPU Power Management", mas não cheguei a mexer em nada, apenas iniciei o windows.1332690110_CPUPowerManagement.thumb.png.fbe796b48de5127003174e2406d725c6.png

Quando testei nos games a frequência ja estava indo normalmente para 4.1GHz, como você disse, a frequência máxima do processador, o unico problema agora é o aquecimento mesmo, como já tinha dito ele chega em média 85 a 90ºC em usos elevados, mas irei limitar um pouco essa frequência no plano de energia ou utilizar um plano equilibrado para não utilizar a frequência máxima em momentos que não são necessários, obrigado pelo apoio! 👍

2 horas atrás, Imakuni disse:

Se for trocar a placa-mãe, não gaste um centavo com Intel que não vale mais, pegue um Ryzen. E nessa faixa de preço, prefira o 5600x se for apenas jogar. Só pegue o 9700 se você realmente não quiser trocar a placa-mãe.

Realmente, a intel não está mais valendo a pena com o preço atual, por isso estou pensando em optar por AMD, de qualquer forma terei que trocar a placa-mãe, não iria utilizar um i7 nessa mobo que estou, pois andei vendo que o VRM dela não suporta o potencial total do processador, pode até funcionar, mas não iria utilizar 100% do potencial dele, provavelmente irei de Ryzen mesmo. Obrigado pelas dicas, vou conferir o 5600x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Marcos Caique disse:

Quando testei nos games a frequência ja estava indo normalmente para 4.1GHz, como você disse, a frequência máxima do processador, o unico problema agora é o aquecimento mesmo, como já tinha dito ele chega em média 85 a 90ºC em usos elevados, mas irei limitar um pouco essa frequência no plano de energia ou utilizar um plano equilibrado para não utilizar a frequência máxima em momentos que não são necessários, obrigado pelo apoio! 👍

A solução óbvia é colocar um cooler melhor, já que o seu é o padrão. Mas existem outras medidas que você pode tomar para reduzir a temperatura sem sacrificar desempenho e sem ter que comprar um cooler melhor: a primeira delas seria melhorar o airflow, caso o seu seja ruim (você não mencionou o gabinete); e a segunda é controlar a tensão manualmente e baixar, o que vai fazer com que a temperatura diminua.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!