Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como desenvolver uma custom rom para um dispositivo não suportado oficialmente?


Posts recomendados

Boa noite, galera! Tenho um Nokia 7(TA-1041) que uso como aparelho principal e atualmente executa o Android 9. Este aparelho foi lançado exclusivamente na China. As atualizações pararam no patch de segurança de julho de 2019. Por este motivo, queria usar ele com um sistema um pouco mais novo, pelo menos o Android 10. O bootloader se encontra desbloqueado, justamente para fazer testes de novas ROMs. Já instalei várias ROMs GSI, apesar de algumas já corrigirem problemas como NFC e desbloqueio por digital, estas ROMs contém bugs que tornam inutilizáveis no aparelho no dia a dia. O Nokia 6.1, é o dispositivo com hardware mais próximo do meu, inclusive vi no fórum XDA que este e outros aparelhos da marca(6.1 Plus, 7 Plus e 7.1) compartilham o mesmo kernel, o que já facilita um possível desenvolvimento. Este Nokia 6.1, foi o primeiro dispositivo da marca a ter uma LineageOS 17.1 disponibilizada oficialmente. Já tentei iniciar usando os arquivos do 6.1 só que o meu aparelho fica em bootloop, ou seja, os arquivos do 6.1 não funcionam em meu aparelho(acredito que isso já era esperado). A seguir coloco alguns links que podem ser úteis para vocês me ajudarem em algo:

Github(LineageOS): android_device_nokia_sdm660-common

Github(LineageOS): android_kernel_nokia_sdm660

Github(LineageOS) Nokia 6.1: android_device_nokia_PL2

Github(TWRP) Nokia 7: android_device_nokia_C1N-TWRP

SourceForge(TWRP para download) Nokia 7: c1n/files/TWRP/TEN/

 

Este TWRP dele funciona normalmente. Somente os dados do dispositivo que ficam criptografados ao acessar pelo TWRP. Por exemplo, caso eu queira flashar o Magisk, preciso colocá-lo no cartão de memória ou usar um pendrive via OTG.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!