Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, esperei lançar a nova versão da amd para começar a pensar em fazer um upgrade no meu PC,  dessa forma venho com essa dúvida:
Eu tenho um pc com i7-4790, gtx 1070 ti e 16gb ram ddr3. A ideia é trocar processador, placa-mãe e memória, e próximo ano mudar a placa de vídeo. Estou em dúvida nessas duas configurações:

AMD

• placa-mãe - Asus Prime B450M - R$650
  • Processador - Ryzen 9 3900X - R$3550
  • Memória - 16gb x 2 = 32gb HyperX Fury 2666MHz - R$1239

Intel

• placa-mãe - Aorus B460M Pro - R$999
  • Processador - Core i9-10900 - R$3299
  • Memória - 16gb x 2 = 32gb HyperX Fury 2666MHz - R$1239

O resto da configuração eu usaria o que já tenho, que é uma fonte Corsair CX750 e um WaterCooler Cooler Master ML240. O que vcs acham, tem algo diferente que posso fazer? A ideia é jogar todos os jogos com tudo no máximo quando eu pegar a placa de vídeo próximo ano(penso em pegar uma RTX 3070 ou 3080). 

Postado
38 minutos atrás, L. Ribeiro disse:

@neoreload Tem um desequilíbrio muito grande no setup AMD. Esse Ryzen 3900X e essa 3080 vão “explodir” a Asus Prime B450m. Tem que ver uma placa-mãe de maior qualidade.

Opa, então olhando aqui eu vi a Asus X570, mas ela já vai para R$1500,00. Vale a pena pagar a diferença de mais de R$800,00 e não pegar a B450M ?

Postado

Estive pensando, vale a pena pegar a Placa de vídeo agora e deixar para próximo ano trocar o resto do PC? O problema que eu vejo é que minha placa-mãe já é antiga, é uma MSI Z97-G43 Gaming. E pelo que eu vi a rtx 3070 e 3080 já usam o PCI-E 4.0, e ai nesse caso iria perder muito desempenho não é? Ou o meu processador iria ter um gargalo muito grande com ela?

Postado
13 horas atrás, neoreload disse:

Opa, então olhando aqui eu vi a Asus X570, mas ela já vai para R$1500,00. Vale a pena pagar a diferença de mais de R$800,00 e não pegar a B450M ?

Uma X570 seria ideal pra levar esse Ryzen 9 3900X, mas uma B550 mais parruda tipo a Asus TUF Gaming já aguentaria, considerando que esse processador tem um TDP bem alto.

Agora, tu tens necessidade mesmo de um Ryzen 9 3900X ou de um i9 10900? Porque são processadores excelentes, mas que, em jogos, entregam menos que um 5600X por exemplo (bem mais barato), muito embora a performance multi core deles seja muito superior, já que ambos possuem muito mais núcleos. Tu disseste que quer jogar com tudo no máximo, mas não ficou claro em qual resolução. Em 2K/4K, talvez tu nem precises investir num processador high end, considerando que nessas resoluções a exigência sobre o processador é menor e a maior parte recai sobre a GPU, que no teu caso aparentemente seria uma 3070/3080.

2 horas atrás, neoreload disse:

Estive pensando, vale a pena pegar a Placa de vídeo agora e deixar para próximo ano trocar o resto do PC? O problema que eu vejo é que minha placa-mãe já é antiga, é uma MSI Z97-G43 Gaming. E pelo que eu vi a rtx 3070 e 3080 já usam o PCI-E 4.0, e ai nesse caso iria perder muito desempenho não é? Ou o meu processador iria ter um gargalo muito grande com ela?

Mesmo num slot PCI-Express 3.0, elas vão funcionar. Mas esse i7 4790 vai limitar e muito o desempenho do sistema, muito mais que o slot 3.0. Vai ficar uma discrepância enorme entre GPU e CPU, então não vale a pena.

Postado
8 horas atrás, L. Ribeiro disse:

Uma X570 seria ideal pra levar esse Ryzen 9 3900X, mas uma B550 mais parruda tipo a Asus TUF Gaming já aguentaria, considerando que esse processador tem um TDP bem alto.

Agora, tu tens necessidade mesmo de um Ryzen 9 3900X ou de um i9 10900? Porque são processadores excelentes, mas que, em jogos, entregam menos que um 5600X por exemplo (bem mais barato), muito embora a performance multi core deles seja muito superior, já que ambos possuem muito mais núcleos. Tu disseste que quer jogar com tudo no máximo, mas não ficou claro em qual resolução. Em 2K/4K, talvez tu nem precises investir num processador high end, considerando que nessas resoluções a exigência sobre o processador é menor e a maior parte recai sobre a GPU, que no teu caso aparentemente seria uma 3070/3080.

Mesmo num slot PCI-Express 3.0, elas vão funcionar. Mas esse i7 4790 vai limitar e muito o desempenho do sistema, muito mais que o slot 3.0. Vai ficar uma discrepância enorme entre GPU e CPU, então não vale a pena.

Opa, a ideia é ser 4K, mas inicialmente é 1080P. Acredito que pegando a configuração AMD vou tentar pegar a X570 para ficar sem me preocupar por bastante tempo.

E sobre a configuração com Intel? a maioria não vejo falando muito sobre usar ele, mas observei que o i9-10900 comparando com o 3900X e até mesmo com o 5600X, o intel para jogos se sai melhor. 

Postado

@neoreload Se o teu objetivo forem só jogos em 1080p/4K com alto FPS, então talvez você realmente não precise de um processador tipo Ryzen 9 3900X ou i9 10900K, porque, como te falei, eles tomam um pau do Ryzen 5 5600X em jogos, porque este último tem performance single core superior.

Se tu quisesses jogar só em 4K, eu te recomendaria até mesmo um CPU intermediário, tipo o Ryzen 5 3600, e para aumentar o investimento na GPU e pegar uma RTX 3000 ou RX 6000. Considerando que tu queres jogar também abaixo de 4K (1080p/1440p), vejo que tuas duas melhores opções de CPU seriam:

Ryzen 5 3600 + B450 - seria uma opção mais barata, mas ainda adequada, porque ele entrega bom desempenho em 1080p/1440p, e no 2K/4K ele leva tranquilo, porque a maior exigência é sobre a placa de video. 

Ryzen 5 5600X + B550 - opção mais cara (mas mais barata que um kit R9 3900X + X570), mas esse CPU é absurdamente bom, e entregaria altas taxas de quadro em 1080p/1440p, e levaria com tranquilidade também um 2K/4K.

Em se tratando de GPU, pra pegar alto FPS em 1080p/1440p, extraindo bom desempenho desse Ryzen 5600X, uma 2070 Super seria o mínimo. Pra jogar em 4K, a partir da RTX 3070/RX 6800 já seria recomendável.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!