Ir ao conteúdo

Ryzen 5 3600 a 4.3GHz pode causar algum problema a longo prazo?

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Eu recentemente comprei um r5 3600 e alterei a configuração dele pela BIOS, fiz undervolt e deixei o clock dele a 4.3GHz, tenho um watercooler de 240mm, então não sofro com problemas de temperatura, minha única dúvida é se tem algum problema deixar o processador a 4.3GHz, se isso irá prejudicar alguma peça a longo prazo, coisas do tipo...

Postado

cara, só faça isso se você estiver mesmo precisando ... e por tempo determinado, caso contrário poderá alterar a vida útil do processador e até mesmo diminuir o desempenho

• Solução
Postado
3 horas atrás, Lavoratti disse:

Eu recentemente comprei um r5 3600 e alterei a configuração dele pela BIOS, fiz undervolt e deixei o clock dele a 4.3GHz, tenho um watercooler de 240mm, então não sofro com problemas de temperatura, minha única dúvida é se tem algum problema deixar o processador a 4.3GHz, se isso irá prejudicar alguma peça a longo prazo, coisas do tipo...

2 horas atrás, Jorge Kaique disse:

cara, só faça isso se você estiver mesmo precisando ... e por tempo determinado, caso contrário poderá alterar a vida útil do processador e até mesmo diminuir o desempenho

O que mata o processador é o calor (e voltagens extremas, mas isso não se aplica aqui). Se as temperaturas estão em ordem, não tem problema nenhum, não vai ter diferença entre o processador durar, digamos, 25 ao em vez de 30 anos sendo que você vai jogar fora daqui uns 10 mesmo.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni Sabe qual seria a temperatura limite do Ryzen 5 3600? Eu pesquisei e não encontro um valor exato... O meu processador a 4.3GHz em stress bate 60 graus, e creio que isso é ótimo, e com uso normal varia de 40~55 depende do jogo ou do que estou fazendo..

Postado
45 minutos atrás, Lavoratti disse:

Sabe qual seria a temperatura limite do Ryzen 5 3600? Eu pesquisei e não encontro um valor exato...

Tente não deixar passar muito dos 80. O limite real é maior, mas a gente costuma chiar se chega a um 85 da vida.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!