Ir ao conteúdo

Qual categoria de cabo de rede utilizar para ter um melhor desempenho?

Ir à solução Resolvido por Gustavo.Loggin,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, galera!

Seguinte, eu pretendo migrar os dispositivos aqui de casa para o cabo de rede visando uma melhora de desempenho e menos instabilidade. 

Pretendo adquirir também um plano de internet de 400mb, que vai chegar aqui em casa por meio de fibra sendo a mesma conectada em uma ONT (atualmente uma Intelbras 142N W e futuramente uma mais robusta), e no meu quarto ficaria um swtich gigabit 10/100/1000 que será ligado a ONT via cabo de rede. A minha duvida é a seguinte, visando melhor performance, qual cabo eu utilizo CAT 5e ou CAT6? 
Sendo que a distancia que a ONT ficará do switch é mais ou menos 15 metros e que do switch ficaria bem próximo dos aparelhos que são até o momento um computador, um ps4 e a minha tv.

Obs¹: Por estarem próximos eu colocarei em cada um com cabo de no máximo 2 metros.
Obs²: Todos possuem entrada de rede gigabit.
Edit¹: Se possível gostaria que indicassem marcas com cabos de boa qualidade.

Muito Obrigado!!

Postado

Meu plano é fibra de 200mb, comprei um Cat5e já que me falaram que ele trabalha também com banda de 1 Gb/s mas para a minha surpresa só consegui 100Mb kkkkkkkkk mesmo sendo um pouco mais caro indico tu comprar o CAT6 que não vai ter dor de cabeça 👍

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, Deiwd Santos disse:

Meu plano é fibra de 200mb, comprei um Cat5e já que me falaram que ele trabalha também com banda de 1 Gb/s mas para a minha surpresa só consegui 100Mb

Então te venderam um cabo de baixíssima qualidade. Cat5e trabalha tranquilamente em Gigabit.

• Curtir 2
  • Solução
Postado

Cabo CAT6 pra mim é desperdício de dinheiro em rede doméstica (com poucos equipamentos). O cabo Cat5e atende perfeitamente se tudo for bem planejado e executado (lances de cabo bem feitos e bem crimpados). Os melhores cabos independente da categoria são os da marca Furukawa.

• Curtir 3
Postado

Depende do ponto de vista. Se a casa for minha e eu nao tiver perspectiva de vender ela tão cedo,, é viavel colocar um cat6 logo para interligar todos os cômodos. Afinal a tendencia é a velocidade da internet somente subir cada dia mais.

agora casa de aluguel, ai entra em cena o bom e velho miguelão e qualquer pedaceira de cabo rs rs.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Postado

Consegui com meu tio que tem uma empresa provedora de internet 40 metros de cabo CAT6, o problema agora seriam os RJ45 de CAT6.

Todo lugar que vi eles eram muito caros e meu tio disse que tinha poucos com ele e que por isso não poderia me dar.

Umas ressalva o switch que comprei foi o Intelbras SG800 Q+.

Mas muito obrigado, galera! Ajudaram demais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!