Ir ao conteúdo

Cooler do processador AMD Ryzen 3400g oscilando velocidade

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

O cooler do processador AMD Ryzen 5 3400g fica oscilando a velocidade em questões de segundos. Ele não chega a parar, mas hora está em rotação alta e logo diminui. Não estou executando nenhum programa. O computador é zerado e formatei hoje com a versão mais recente do Windows 10, 20H2. Até o momento ele não apresentou problemas, só achei estranho, pois é o meu primeiro AMD. É normal isso?

A nível de informação:
- Fonte 450w Corsair
- 16GB memória ram Corsair
- SSD 240GB M.2 Corsair

Postado

@Elder Nauvirth muito obrigado pela resposta! Eu tenho muita experiência com Intel, agora AMD estou começando, por isso a minha dúvida. Achei estranho, pois como o computador não está executando nada, só carregou o sistema operacional na minha cabeça não deveria, mas tranquilo. Mais uma vez, obrigado!

• Curtir 1
Postado

@null_test Bem vindo a família dos AMD.

Não deixe de pegar os drivers no site do fabricante de suas peças, nada de usar programas para isso.

Logo vai se acostumar, já não precisa mais sair fechando as coisas quando for jogar, eu mesmo consigo deixar dois reprodutores de mídia abertos, navegador e jogar ao mesmo tempo.

• Curtir 1
Postado

@null_test O sistema operacional tem dezenas, centenas de processos que ocorrem em segundo plano a qualquer momento. Se configurado para não executar processos desnecessários, o windows pode ficar mais leve e não ter tantos. No geral, no entanto, entre atualização do sistema, gerenciamento de rede, gerenciamento de cache, antivirus nativo, dentre vários outros processos, o processador sempre estará parcialmente em uso mesmo que o sistema pareça estar parado.

Algumas coisas que podem amenizar essas disparadas no cooler são:

1. colocar o perfil de energia como "equilibrado" - muitos usuários acham que colocar no modo alto desempenho aumenta o desempenho do computador, quando na verdade apenas aumenta seu consumo por desabilitar todos os modos de economia de energia. Deixe sempre no modo equilibrado, qualquer computador que seja, pois é o correto e o desempenho efetivo é exatamente o mesmo.
  2. Ir até sua BIOS, ver qual é o perfil de arrefecimento do processador e testar outro perfil. Muito comumente o perfil da BIOS ser selecionado como "silent", quando o correto é "normal" ou algo assim. O modo "performance", por outro lado, vai deixar a velocidade do cooler mais alta e mais ruidosa do que o normal, então não recomendo.
  3. Melhorar a ventilação do seu gabinete. O correto é você ter pelo menos 4 ventoinhas no interior do seu gabinete, duas puxando ar para dentro (tampo frontal e inferior) e duas jogando ar quente para fora (uma no tampo superior e outra atrás do gabinete). Sem essas ventoinhas o gabinete recicla ar quente e atinge temperaturas até perigosas para seus componentes. 

No mais, faça como o @Elder Nauvirth e atualize todos os seus drivers pelo site do fabricante da placa-mãe. Isso sempre é bom para manter a estabilidade e prevenir anomalias de todos os tipos.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!