Ir ao conteúdo

Cooler do processador AMD Ryzen 3400g oscilando velocidade

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

O cooler do processador AMD Ryzen 5 3400g fica oscilando a velocidade em questões de segundos. Ele não chega a parar, mas hora está em rotação alta e logo diminui. Não estou executando nenhum programa. O computador é zerado e formatei hoje com a versão mais recente do Windows 10, 20H2. Até o momento ele não apresentou problemas, só achei estranho, pois é o meu primeiro AMD. É normal isso?

A nível de informação:
- Fonte 450w Corsair
- 16GB memória ram Corsair
- SSD 240GB M.2 Corsair

Postado

@Elder Nauvirth muito obrigado pela resposta! Eu tenho muita experiência com Intel, agora AMD estou começando, por isso a minha dúvida. Achei estranho, pois como o computador não está executando nada, só carregou o sistema operacional na minha cabeça não deveria, mas tranquilo. Mais uma vez, obrigado!

• Curtir 1
Postado

@null_test Bem vindo a família dos AMD.

Não deixe de pegar os drivers no site do fabricante de suas peças, nada de usar programas para isso.

Logo vai se acostumar, já não precisa mais sair fechando as coisas quando for jogar, eu mesmo consigo deixar dois reprodutores de mídia abertos, navegador e jogar ao mesmo tempo.

• Curtir 1
Postado

@null_test O sistema operacional tem dezenas, centenas de processos que ocorrem em segundo plano a qualquer momento. Se configurado para não executar processos desnecessários, o windows pode ficar mais leve e não ter tantos. No geral, no entanto, entre atualização do sistema, gerenciamento de rede, gerenciamento de cache, antivirus nativo, dentre vários outros processos, o processador sempre estará parcialmente em uso mesmo que o sistema pareça estar parado.

Algumas coisas que podem amenizar essas disparadas no cooler são: