Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

qual processador que bate de frente com o ryzen threadripper 3990x


Ir à solução Resolvido por GusGraf,

Posts recomendados

4 minutos atrás, G7 log disse:

algum processador é capaz de bater de frente com esse monstro? e tem algum mais forte que ele? me bateu essa curiosidade, ele roda games? e hoje em dia alguma placa de vídeo não iria dar gargalo em conjunto à ele?

Depende do uso. Para jogos, o 5600x tem mais desempenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@G7 log Tudo bem jovem?

 

Em processamento bruto para processadores de desktop, nenhum. Para jogos e tarefas especificas os amigos já disseram que há outras opções.

 

https://www.techspot.com/review/1980-amd-threadripper-3990x/

https://www.tomshardware.com/reviews/amd-threadripper-3990x-review/3

https://www.guru3d.com/articles_pages/amd_ryzen_threadripper_3990x_review,7.html

 

Até!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, G7 log disse:

@GusGraf vou dar uma lida nesses links quando chegar em casa, mas por agora teria algum xeon que chegue perto do processamento desse threadripper? ou outro processador intel?

Se precisar de AVX512, você meio que fica sem saída e precisa pegar um Xeon Platinum...

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
agora, G7 log disse:

@GusGraf entendi, muito obrigado pela atençã oai, vou dar uma pesquisada sobre, me empolgo muito nesses assuntos!!

No link que enviei tem comparativo dele com Xeons e Epic e nenhum foi capaz de chegar perto.

https://www.tomshardware.com/reviews/amd-threadripper-3990x-review/3

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, G7 log disse:

@Imakuni o que seria esse avx512?

É um set de instruções especializadas que o hardware pode executar, e se o programa consegue se beneficiar de uma delas, há a possibilidade de  aumentar drasticamente o desempenho. Se você abrir o CPU-Z, vai ver um monte de siglas que seu processador suporta; no caso, AVX512 é uma recente e só alguns da Intel suportam.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GusGraf não consigo ler esses sites em inglês no momento, meu inglês não é dos melhores, e onde trabalho é bem barulhento, então opto por ler quando chego em casa, até para não interpretar nada errado na hora

@Imakuni eu dei uma pesquisada e não tinha entendido, no caso essa é uma tecnologia nova certo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, G7 log disse:

eu dei uma pesquisada e não tinha entendido, no caso essa é uma tecnologia nova certo?

Mais ou menos. A ideia de implementar instruções específicas em hardware para acelerar o processamento já existe a muito tempo. Aliás, é a base da computação. Agora, essa implementação específica, é relativamente nova sim, de cabeça acho que tem menos 5 anos que está disponível no mercado.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni achei que fosse mais recente, pelo fato de que você disse que somente alguns processadores suportam, mas como eu perguntei ali no inicio, se esse threadripper fosse usado para jogos, alguma placa de vídeo daria conta de "acompanhar" ele? ou o fato de ele não ser feito pensado em jogos, faria com que ele não acompanhasse as placas de hoje em dia?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, G7 log disse:

 mas como eu perguntei ali no inicio, se esse threadripper fosse usado para jogos, alguma placa de vídeo daria conta de "acompanhar" ele? ou o fato de ele não ser feito pensado em jogos, faria com que ele não acompanhasse as placas de hoje em dia?

Como dissemos, ele não vai ter tanto desempenho quanto um Ryzen 5xxx. Para jogos, você precisa apenas de uma certa quantidade de núcleos; passado esse valor (e os threadripper tem mais que o triplo disso), o que vai definir é a potência dos núcleos, e nesse aspecto, o 3990x perde por ser mais antigo.

 

5 minutos atrás, G7 log disse:

para games eu tenho em mente que são os ryzen, não sabia desses "epic" (sou novo no mundo amd), então o threadripper seria para que tipo de trabalho? poderia me dar algum exemplo?

Seria por exemplo para trabalhar com renderização de vídeos / objetos 3d, compressão / descompressão de arquivos, modificação de encoder, tudo isso a nível pesado.

 

2 minutos atrás, TheKillerIsMe disse:

@Imakuni se não me engano AVX-512 seria algo como "AVX3", instruções em 512 bits, o desempenho da Intel com AVX e AVX2 sempre os ajudaram bastante em jogos

Não é bem assim. E de qualquer forma, eu tenho quase certeza que AVX2 (ou 256) não faz diferença nenhuma para jogos, é algo mais para processamento de cálculos complexos.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@G7 log pela lógica, eles devem ter um desempenho melhor pra trabalhar com 3D (Cad, Render) antes do R9 ser lançado o TR tinha mais ou menos a mesma função, não sei bem onde e se eles foram realocados na tabela

@Imakuni sei que tem alguma relação com as SSE, lembro que vi um video falando das AVX, mas creio que eram as primeiras, foi na época do lançamento dos Zen 2, era um explicativo de como a AMD conseguiu rivalizar com a Intel em games da sua forma

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!