Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera boa noite, recentemente fiz a instalação do meu WC, fiz na posição na qual irei postar a imagem do PC, porém ando vendo algumas coisas sobre melhor posição e riscos, e achei esse vídeo, porém eu nao entendo inglês, e a tradução nao e muito boa, gostaria de saber se alguém pode e tem paciência de me explicar o porque ele diz nos testes porque essa posição nao e boa e quais os ricos que corro em deixar assim, e gostaria de saber qual a melhor posição para colocar, caso essa os ricos sejam grandes.

pretendo colocar +3frans na parte de cima como exaustores, já comprei e estou no aguardo da chegada.

91158930-bb2e-48cb-9be9-7e0895638a72.jpg

Postado

Não vi o vídeo, mas basicamente vai formar bolhas. Você tem que inverter o radiador, colocar os tubos pra baixo. Não sei como tá aí, mas o sentido do ar tem que ser pra dentro do gabinete. E tire esse bonequinho, atrapalha o fluxo de ar...

• Obrigado 1
Postado
1 minuto atrás, Felippe Maurício disse:

Quais as consequências dessas bolhas?

Ruído, perda de eficiência na refrigeração, possivelmente diminuição da vida útil da bomba.

1 minuto atrás, Felippe Maurício disse:

no caso ai os coolers estão jogando o ar no radiador de dentro pra fora, ai vou inverter o lado dos coolers e colocar na parte de trás do radiador soprando de fora para dentro, correto?

Correto. Se não couberem os fans do outro lado, você também pode simplesmente girar eles, fazendo com que suguem o ar através do radiador. Vai ficar os 2 fans do radiador jogando o ar pra dentro (seja sugando de dentro mesmo ou empurrando pelo outro lado) e o de trás jogando o ar pra fora.

• Obrigado 1
Postado

@Shaman93 Entendido e anotado, ultima duvida se na posição que esta eu colocar virado para baixo sem mexer no CPU isso ira causar uma pressão na bomba, ele fala sobre isso no vídeo? sobre pressão nas mangueiras? eu notei que se eu colocasse virado pra baixo dava menos pressão na mangueira só que eu realmente nao queria que ficasse a escrita ``deep cool`` virada pra baixo, mas caso seja necessário eu irei virar. queria saber sobre.

Se alguém tiver algo a acrescentar agradeço muito galera.

Postado

@Felippe Maurício

O que ele diz no vídeo é que, na região onde as mangueiras se ligam ao radiador, tem dois tanques: um que entra e outro que saí do radiador.. Dentro do radiador, tem um circuito de tubos menores (serpentina), parecido com a parte de trás de uma geladeira..

A ideia central do negócio é: NUNCA deixe a bomba, ser a parte mais alta do loop.. Porque? Pois todo WC tem um certo volume de ar no loop.. E esse ar sempre vai parar no ponto mais alto do loop.. Sendo a bomba, pode gerar barulho e, em certos casos, queima da bomba, pois não é feita pra rodar á seco..

No seu caso, o ponto mais alto seria os tanques, que falei acima.. Geralmente, isso causa barulho e faz esse ar circular até a bomba, que gera mais barulho.. A parte em 18:50 no vídeo..

Duas condições: inverter o radiador (ele indica isso no vídeo) ou instalar no teto do gabinete, se possível..

• Obrigado 2
Postado

@RS Faria Entendi, foi bem claro, eu tentei fazer a instalação na parte superior porém o dissipador do VRM na parte de cima me impediu, só me restou instalar na frente.

no caso e só inverter de cima pra baixo entendi.

porém fiquei com algumas duvidas se tiver paciência de me explicar.

se eu inverter o radiador pra parte de baixo acho que vai gerar uma pressão ali na mangueiras algum problema? o lado que tinha menor pressão quando fiz a projeção foi onde a escrita deep cool ficava virada pra baixo, porém nao curti muito. 

segunda duvida: 

Esse sistema pode ter algo a ver com essas bolhas? no caso de ajuda ou algo do tipo, peco desculpas mesmo sou bem leigo e quero entender bem melhor sobre.

Postado

Apenas complementando um detalhe que pode passar desapercebido, a bomba precisa ser ligada em full speed.
Dependendo da placa-mãe e do connector esse ajuste precisa ser feito na bios.

Sobre o posicionamento do radiador na frente, nem todas configurações permitem instalar como você fez com mangueira virada para baixo.
Tem casos que as mangueiras não alcançariam o socket e ainda tendo a gpu no caminho.

Mas de qualquer forma foi feito esse questionamento no campo de perguntas com resposta do autor do vídeo:

Spoiler

Unfortunately, front-mounted, tubes-up is often the only way a particular liquid cooler will fit it a particular case, either because there aren't appropriate mounts anywhere else and the tubes are too short for tubes-down, or because there's an issue with clearance related to the motherboard or the RAM that prevents mounting it in the top of the case.

Yeah, that's a common issue, unfortunately. The good news is that it mostly causes noise and is less likely to cause long-term damage (but the noise may become annoying over time).

• Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, EdsonSM disse:

Apenas complementando um detalhe que pode passar desapercebido, a bomba precisa ser ligada em full speed.

Sobre o posicionamento do radiador na frente, nem todas configurações permitem instalar como você fez com mangueira virada para baixo.
Tem casos que as mangueiras não alcançariam o socket e ainda tendo a gpu no caminho.

Mas de qualquer forma foi feito esse questionamento no campo de perguntas com resposta do autor do vídeo:

Mostrar conteúdo oculto

Unfortunately, front-mounted, tubes-up is often the only way a particular liquid cooler will fit it a particular case, either because there aren't appropriate mounts anywhere else and the tubes are too short for tubes-down, or because there's an issue with clearance related to the motherboard or the RAM that prevents mounting it in the top of the case.

Yeah, that's a common issue, unfortunately. The good news is that it mostly causes noise and is less likely to cause long-term damage (but the noise may become annoying over time).

Estão assim, então devo só mudar o CPU FAN pra full speed?

12638ed2-d311-4cd4-a2d1-20192000ff6e.jpg

d97bcaa7-ca0b-4654-84a5-f041b69ffc52.jpg

5c12c1d9-533b-43a0-a838-ab2370aa6912.jpg

23 minutos atrás, EdsonSM disse:

Mostrar conteúdo oculto

Agora sim entendi, o problema maior da posição então e o barulho, então no caso eu poderia ter mantido o antigo sem preocupações.

Postado

Em que conector ligar a bomba fica mais a critério pessoal.

Particularmente acho melhor ligar as fans preferencialmente no cpu fan por conta da curva de rotação padrão.

A bomba pode ser ligada em qualquer outro conector.

No caso da bomba tem dois jeitos DC com full speed ou PWM.
Mas na dúvida para não ter erro, deixe sempre em full speed.

Confira a rotação da bomba, creio que seja em torno de 2400 rpm.

Postado

Sim, está correto, pelo que entendi ligou a bomba no cpu fan em full speed.

As fans do radiador então ficaram ligadas no cha fan?
Que achou do ruído das fans?
Pelo que vi dos prints a curva de rotação me pareceu ser um tanto agressivo em comparação com a do cpu fan.
Mas se o ruído incomodar você pode customizar a curva.

Postado

Particularmente acho mais prático ligar as fans no cpu fan, deixando em PWM.
Dai você pode deixar em standard ou se achar melhor o silent.
Dessa forma você usaria a curva padrão do próprio fabricante.

Mas de qualquer forma, independente do conector, você pode customizar seu próprio fan curve.
As fans por serem de 4-pinos é recomendável PWM.
Dai em manual você pode fazer sua própria curva de rotação.
Apenas o cuidado para não diminuir demais a rotação em temperaturas mais altas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...