Ir ao conteúdo

Ryzen 5 1600AF + GTX 970 - Upgrade de VGA

Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Atualmente eu tenho a seguinte configuração

CPU: Ryzen 5 1600 AF
GPU: GTX 970
Ram: 2x8GB, 3000MHz, DDR4
MoBo: Gigabyte B450M Gaming
Fonte: Corsair CX 500

Eu troquei recentemente meu i5 4440, mobo e memória por essas que estão ai, agora penso em um upgrade pra VGA.

Estou pensando em pegar uma 3060 TI, eu deixei uma boletada por R$3.800, ainda não paguei. Pensei nela pois é uma mid range atual, com RT e provavelmente vai ter uma vida longa.

Atualmente eu jogo a 1080p, 75fps, e provavelmente vou jogar nisso por um bom tempo pois não penso em trocar de monitor,  comprei o atual esse ano. 

Acham que é um upgrade que vale a pena? Eu imagino que a 3060 terei um gargalo da CPU, mas ainda assim consigo imagino que eu consigo mais que 60 fps nessa combinação, meu único medo é esse gargalo causar stuttering, tem chances de acontecer? 

Acham um bom negócio, ou melhor pegar outra placa?
 Outra coisa, minha fonte daria conta da 3060?

Postado
7 horas atrás, Zilliax disse:

Boa noite!

Atualmente eu tenho a seguinte configuração

CPU: Ryzen 5 1600 AF
GPU: GTX 970
Ram: 2x8GB, 3000MHz, DDR4
MoBo: Gigabyte B450M Gaming
Fonte: Corsair CX 500

Eu troquei recentemente meu i5 4440, mobo e memória por essas que estão ai, agora penso em um upgrade pra VGA.

Estou pensando em pegar uma 3060 TI, eu deixei uma boletada por R$3.800, ainda não paguei. Pensei nela pois é uma mid range atual, com RT e provavelmente vai ter uma vida longa.

Atualmente eu jogo a 1080p, 75fps, e provavelmente vou jogar nisso por um bom tempo pois não penso em trocar de monitor,  comprei o atual esse ano. 

Acham que é um upgrade que vale a pena? Eu imagino que a 3060 terei um gargalo da CPU, mas ainda assim consigo imagino que eu consigo mais que 60 fps nessa combinação, meu único medo é esse gargalo causar stuttering, tem chances de acontecer? 

Acham um bom negócio, ou melhor pegar outra placa?
 Outra coisa, minha fonte daria conta da 3060?

Boa tarde.

Não terá sttutering, pois estamos falando de um cpu 6/12.

Tenho um Ryzen 5 2600, que é equivalente ao seu CPU, já testei com algumas placas, não do nível da 3060Ti (testei em 1660Ti, Rtx 2060) mas enfim, em jogos mundo aberto o desempenho foi muito bom e a cpu rodou longe dos 100% e entregando fps's constantes.

O que acontecerá é que você não obterá os mesmos fps de um Ryzen 5 5600x, um i7 9700 ou um i9 da vida que extrairiam mais fps's da placa na prática, mas como você joga a 75 fps não haverá problemas.

2 horas atrás, B0bão disse:

Opa, e aí? 

Bom, você vai precisar fazer um upgrade pra uma fonte de 600W.

Segue o vídeo

Você não precisará trocar sua fonte, ela aguenta com folga sua config.

@B0bão, o fabricante de VGA superdimensiona a fonte para a 3060ti (600w na teoria) pois ele desconhece a config de quem comprará, essa config dele não chega nos 400w em full load, a CX 500 é mais do que suficiente.

Abraços

• Obrigado 1
Postado

Não sei se é um investimento que faz muito sentido, a não ser que você pretenda fazer um upgrade de CPU a curto prazo. Um Ryzen 1600 vai limitar o desempenho de uma 3060ti, acho não a ponto de causar stuttering, mas vai. 1600 ainda leva uma RX 5600 XT ou 2060. Acima disso, já vai haver um gargalo, e se a tua ideia é jogar em full HD a 75 FPS, essas duas GPUs já vão dar conta disso na maioria dos jogos. Essa 3060ti tá bem carinha, por sinal. 

• Solução
Postado
19 minutos atrás, L. Ribeiro disse:

Um Ryzen 1600 vai limitar o desempenho de uma 3060ti, acho não a ponto de causar stuttering, mas vai.

E faz alguma diferença tirar 190 ou 160 fps pra alguém que joga a 75...? Esse tipo de gargalo é insignificante. Nesse cenário, se o bolso aguenta, recomendo até uma RTX 3090, sem medo de errar...

Postado
4 horas atrás, Shaman93 disse:

E faz alguma diferença tirar 190 ou 160 fps pra alguém que joga a 75...? Esse tipo de gargalo é insignificante. Nesse cenário, se o bolso aguenta, recomendo até uma RTX 3090, sem medo de errar...

O meu alerta a ele não foi sobre o gargalo em si, mas sobre a subutilização da GPU, ainda mais se tratando de um item caro como é essa RTX 3060ti. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...