Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei uma rx 480 usada faz alguns meses, porém quando eu comprei eu não tinha como testar o desempenho máximo dela, por isso eu não percebi que ela alcançava altas temperaturas. 

Já fiz diversas pesquisas sobre como diminuir a temperatura dela, mas nenhum "tutorial" resolveu o problema, entre as minhas tentativas eu ja testei:

Minha fonte: https://www.kabum.com.br/produto/48575/fonte-evga-500w-80-plus-white-100-w1-0500-kr?gclid=Cj0KCQiAzsz-BRCCARIsANotFgP6KxVMBvCUUbXOirhkEx2mCaQfCK4-PX9TxYgN9sIKxjCeABu4Cs8aAsyZEALw_wcB

Modelo da placa de video: https://www.google.com/search?q=rx+480+xfx&sxsrf=ALeKk03lPn9N-AiU-vUaA6wXNdWwRaT4ng:1607712197050&source=lnms&também=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjzsp_TysbtAhUWKLkGHfnlAgcQ_AUoAnoECAgQBA&biw=2560&bih=1335#imgrc=M-c3SgtzogKs3M

Gabinete com 6 coolers: https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-pichau-gadit-x-lateral-vidro-temp-pgg-x01

Troca da pasta térmica: ✓

Troca do thermal pad: ✓

Curva de fan + undervolt: ✓

1549230710_curvadefanetenso.thumb.png.23d5d9c24a7fab4456cf79fb3783195e.png

Mesmo com isso tudo a placa quando em uso vai de 60º em 20% de uso para 80º assim que passa 50% de uso, felizmente quando ela bate 90º a placa capa o desempenho para não deixar ela passar os 90º

1335513708_funmark90graus.thumb.png.8137197a5c909da8033967daf0351b6d.png

Postado
10 minutos atrás, jpegue disse:

Mesmo com isso tudo a placa quando em uso vai de 60º em 20% de uso para 80º assim que passa 50% de uso, felizmente quando ela bate 90º a placa capa o desempenho para não deixar ela passar os 90º

Furmark é particularmente quente e é mais um benchmark de cooler do que qualquer outra coisa. Use um cenário mais normal que provavelmente a temperatura vai estar em ordem.

Postado

@jpegue Você trocou os Thermal Pads?  Não era pra ter feito isso... os TP que são vendidos no mercado, a grande maioria são ruins e de baixa condutividade termica. Podendo até derreter e grudar nos componentes. Além disso, essa temperatura é a do chip gráfico. A temperatura do VRM não está ai, portanto não adiantaria trocar.. se ainda tens os TP originais, recomendo trocar.

Qual modelo do seu gabinete? Abra a placa e mande uma foto do dissipador, a parte que encosta no DIE da GPU.

Se o dissipador não estiver fazendo contato correto, pode até matar o chip..

Postado

@jpegue Sim.. eu já expliquei. Essa temperatura que você está vendo, é a do chip gráfico. Os TP fazem contato com o VRM. Ou seja, não tem nada a ver com o chip gráfico. Além de que, você pode ter colocado os TP de espessura errada.

Seu gabinete é bom em questão de arrefecimento, manda a foto do dissipador.

Postado

@jpegue Não precisa checar a temperatura do VRM. Por curiosidade, são os 2 "GPU VR..." o que você tem que ver é se não colocou os TP de espessura errada..

6 minutos atrás, jpegue disse:

Outra coisa e para eu abrir a placa e tirar uma foto certo?

Sim, foto do dissipador. Na parte onde encosta com o chip gráfico.

Postado

@jpegue A pasta parece que ta pedrada.. e tem um buraco no meio do dissipador. Pegue papel higienico, retire toda a pasta do dissipador e do chip. Aplique novamente, uma camada BEM fina. 

Mas tem que tirar totalmente a pasta antiga. É bom botar o antigo TP tb.

Postado

@RS Faria É assim mesmo, pelo que vi eles ( os vendedores do Ali) enviam aletoriamente, as versões com 2 e 3 heat pipes. O colega parece ter dado azar.. e pego a versão com 2 heat pipes.

xfx.png.558f0438ce5a94bbbc3e54d397ea0e71.png

@jpegue Está errado.. você tá aplicando pasta termica branca? Use a branca apenas pra testar, é bom comprar uma de mais qualidade. A pasta mal foi aplicada e já tá pedrada.. veja que no dissipador, tem um buraco no meio onde deveria ser o contato com o DIE, ou seja, o dissipador não está fazendo o contato correto.. 

Você tem que aplicar até fazer o contato correto, com uma pasta de mais qualidade.

• Curtir 1
Postado

@jpegue Sim.. vai ter que ir testando. Não pode ter nem 1 quadradinho sem encostar, nem pode parecer um "degradê".. se não tiver fazendo contato de jeito nenhum, vai ter que comprar umas borrachinhas espaçadoras.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...