Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Positivo Unique N4200 Erro: Kernel Data (tela azul)


Sheila Stutz

Posts recomendados

Bom dia a todos !

 

Pessoal, vim na esperança de encontrar uma solução. Tenho esse notebook a um tempo e agora preciso dele para voltar a trabalhar 🙏

 

Ele acabou de voltar da assistência técnica. Lá eles tentaram formatar e disseram que não deu por que não tem a senha do setup. 

 

Ele é Positivo Unique N4200. Sistema operacional Windows 7 Ultimate. Memória ram de 2G, Sistema operacional de 64b processador Pentium Dual Core 2.30ghz 229 ghz.

Está com um problema na fonte ou na bateria, não sei direito. Ele não carrega mais então precisa ficar ligado direto da fonte para ser usado.

 

Bom eu mesma já formatei, já que na assistência eles conseguiram fazer. Mantive o mesmo Windows, só queria saber se sairia o erro para descobrir se é físico ou lógico.

 

Deu tudo certo, a tela azul não aparecia, não travava. Deixei ligado por horas ... Mas após instalar os drivers e o Mozilla o erro começou a aparecer. O erro só aparece nessa situação .. então ele congela e só fica com a seta funcionando. Depois vem a tela azul com o erro que vou deixar aqui uma foto. Ele reinicia e fica assim dando esse erro.

 

Queria descobrir por que preciso trabalhar nele e não disponho de dinheiro para mandar novamente para assistência. Já paguei a toa na primeira vez.

 

Queria descobrir se é o HD ou algum problema de hardware, assim eu mesma poderia comprar e trocar.

 

Vou deixar a foto com o erro anexado.

 

Bom como eu disse ele tem instalado apenas os drivers, Mozilla, Malwarebytes, AIDA64.

 

Fiz teste de stress com todas as opções marcadas e nem consegui salvar o resultado por que a tela azul com o erro apareceu logo. Mas percebe que está aquecendo ou é o cooler, não entendi muito bem o programa. Mas esse teste o aquecimento estava acima de 2000

 

Fiz Chkdsk e pelo o que pude entender não me retornou nenhum erro.

 

Tento usar o Windows Update mas ele sempre diz que não tenho como prosseguir. Então não consigo atualizar.

 

Eu estava meio que na esperança de ser um erro de sistema e não de hardware.

 

Eu já fiz alguns procedimentos que vi na internet, mas os principais são esses que citei.

 

Estou usando ele no modo de segurança, mas até nele as vezes acontece o erro.

 

A primeira foto anexada é de quando acontece o erro. A segunda foto anexada e de segundos antes de reiniciar que ele informa outra numeração de erro.

 

Agradeço qualquer ajuda. Muito obrigada pela ajuda de vocês 🙏 preciso muito estar trabalhando.

 

130453119_424854645215265_4426830270394296018_n.jpg

130691453_2701839886732677_3992814846437033004_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
53 minutos atrás, Sheila Stutz disse:

Está com um problema na fonte ou na bateria, não sei direito. Ele não carrega mais então precisa ficar ligado direto da fonte para ser usado.

Isso ocorre com muitos usuários que usam o notebook somente na tomada e conectado a bateria ao mesmo tempo. Se você está utilizando o notebook na tomada, REMOVA a bateria para evitar esse problema, e conecte-a novamente somente quando não estiver usando a tomada. Mantenha isso em mente para o caso de você adquirir outro notebook no futuro.

 

---

 

Baixe o BlueScreenView, execute-o, clique em cada um dos arquivos ali (.dmp), tire print das informações exibidas tanto na parte superior quanto na parte inferior do programa e poste aqui para podermos analisar.

 

https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html

 

Exemplo de como você deve enviar as prints:

D9n8NNP.png

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Eu cheguei a imaginar que poderia ser um dos motivos.

Mas perdão Gabriel, não entendi corretamente.

 

Eu tiro a bateria, e só coloco novamente quando for usar na tomada.

 

Ou eu tiro a bateria e deixo sem bateria ? É possível ficar sem bateria ?

 

Na verdade eu não entendi o momento que vou conectar a bateria novamente. Eu não tenho como usar o notebook sem estar com a fonte ligada na tomada. Se não o notebook não liga. Ele tem esse problema e acabei não resolvendo. Então se não tenho como deixar de ligar na tomada, não vou ter como conectar a bateria novamente hehehhe

 

Desculpe a pergunta burra, mas é que eu prefiro fazer a pergunta burra a ficar na duvida. 🤣

 

Será que seria interessante comprar uma bateria ou uma fonte nova ? Não são opções tão caras né hehhehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, Sheila Stutz disse:

Ou eu tiro a bateria e deixo sem bateria ? É possível ficar sem bateria ?

Sim, afinal é uma bateria, você deve utiliza-la somente quando não estiver usando a tomada.

 

1 minuto atrás, Sheila Stutz disse:

Na verdade eu não entendi o momento que vou conectar a bateria novamente. Eu não tenho como usar o notebook sem estar com a fonte ligada na tomada. Se não o notebook não liga. Ele tem esse problema e acabei não resolvendo. Então se não tenho como deixar de ligar na tomada, não vou ter como conectar a bateria novamente hehehhe

Como o seu notebook já está apresentando esse problema, então ignore isso que eu falei, mas SE você adquirir um notebook novo no futuro, lembre-se:

Está usando o notebook na tomada? > Remova a bateria

Precisa usar o notebook fora da tomada? > Use a bateria

Jamais use os dois ao mesmo tempo, exceto quando estiver carregando a bateria, e quando ela estiver em 100%, remova-a e use o notebook somente na tomada.

 

3 minutos atrás, Sheila Stutz disse:

Será que seria interessante comprar uma bateria ou uma fonte nova ? Não são opções tão caras né hehhehe

Eu não tenho tanto conhecimento sobre baterias de notebook então não sei dizer se isso resolveria o problema, mas é provável que sim.

 

---

 

Faça o procedimento com o software BlueScreenView que sugeri acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, Sheila Stutz disse:

@GabrielLV  A entendi Gabriel, eu vou começar pelo programa e deixo o resultado aqui. Logo depois eu vou tirar a bateria e também informo a vocês o resultado.

 

Muito obrigada desde já por sua ajuda.

A troca da bateria não é para resolver o problema da tela azul, mas sim para resolver o problema do notebook só funcionar se estiver na tomada.

 

Faça o procedimento do programa pois estamos aqui para diagnosticar as telas azuis hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Claro, com certeza heheh

Gabriel eu devo estar fazendo algo de errado. O programa não está fazendo os logs.

 

Então eu fui configurações avançadas do sistema e desmarquei como ensinam na internet e também não aparece nenhum log.

 

Eu fiz das duas formas, sem ir nas configurações avançadas e indo nas configurações avançadas e desmarcando as opções que tirei print para você acompanhar. E em ambas as tentativas não aparece nada.

 

Posso estar fazendo algo errado ?

print 2.png

print.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Deixe em "despejo de memória pequeno". 

 

Ainda nas Propriedades do Sistema, no bloco "Desempenho" clique em Configurações > Avançado > No bloco "arquivo de paginação" clique em alterar > Desmarque a opção "Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades" > Deixe a opção "Tamanho gerenciado pelo sistema" selecionada e clique em Definir, remarque novamente a opção "Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades" > Dê um OK e reinicie o PC.

 

A próxima vez que seu PC emitir uma tela azul, veja se algum arquivo de log é gerado no Bluescreenview.

 

Enquanto uma tela azul não ocorre, faça os seguintes testes:

 

1- Faça um teste de integridade no seu HD utilizando o Data Lifeguard Diagnostic: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=en&p=3
Abra-o, selecione seu HD e faça o teste rápido (pode levar alguns minutos) e o teste extenso (esse pode demorar algumas horas). Após a conclusão dos testes, veja se foi indicado algum erro, após isso clique no ícone da folha ao lado de "to View SMART data", tire uma print e poste aqui.


2- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/redirect.php?product=CrystalDiskInfoInstaller)
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Bom Gabriel, eu fiz tudo criteriosamente como pediu.

 Tirei prints para caso você possa fazer essa gentileza, consiga analisar.

 

Durante todo o processo deu tela azul 2 vezes. Mas o BlueScream não reportou nenhuma informação.

 

E o resultado dos outros testes que pediu, segue nos prints.

 

obrigada

print 3.jpg

print 4.jpg

print 5.jpg

print 6.jpg

print 7.jpg

print 8.jpg

print 9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu HD está com um número altíssimo de badblocks.

 

"Uncorrectable Sectors Count" = Existem badblocks no seu HD (setores defeituosos, causados por danos físicos).

"Reallocated Sectors Count" = Já existem badblocks no seu HD que foram marcados para não serem mais utilizados (por exemplo, é um campo minado onde as bandeiras já foram colocadas indicando onde estão as minas).
 

Causas do badblock:

- Pancadas no gabinete/aparelho

- Desligamento repentino (forçar o botão power, queda de energia ou puxar da tomada)

- Instabilidade na rede elétrica (oscilações e/ou raios)

- Uso de fonte bomba

- Uso de estabilizador

 

Existem alguns procedimentos para se contornar esse problema em casos leves, mas no seu caso está sendo apontado erros críticos, então a recomendação é que você substitua esse HD assim que for possível.

 

Você pode tentar o seguinte procedimento, mas tenha ciência de que o HD pode pifar de vez ao tentar utilizar o notebook daqui pra frente ou ao tentar executar este procedimento.

 

Vá em Iniciar > Digite "CMD" (sem aspas) > Clique com o botão direito e selecione "executar como administrador" > digite CHKDSK /R, tecle Enter, tecle S e enter novamente e reinicie o PC. Esse procedimento pode levar algumas horas para ser concluído, seja paciente e não interrompa o processo.


PS: NÃO FAÇA ESSE PROCEDIMENTO caso você esteja num dia em que a rede elétrica se encontra instável (como em dias de chuvas fortes e/ou caindo raios)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV  Compreendi.

Agradeço muito sua analise. Parabéns por seu trabalho aqui.

 

Muitíssimo obrigada mais uma vez.

 

edit:

 

Só mais uma dúvida Gabriel, você sabe em qual parte do fórum eu posso perguntar como posso tirar a senha setup ?

 

Por que tinha esse sub-forum aqui de "telas azuis" e eu nem imaginava. Fiz o tópico em outro fórum.

 

O meu tem senha, e para trocar o HD vou precisar tentar me livrar desse senha.

@GabrielLV 

Só mais uma dúvida Gabriel, você sabe em qual parte do fórum eu posso perguntar como posso tirar a senha setup/bios ?

 

Por que tinha esse sub-forum aqui de "telas azuis" e eu nem imaginava. Fiz o tópico em outro fórum.

 

O meu tem senha, e para trocar o HD vou precisar tentar me livrar desse senha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
34 minutos atrás, Sheila Stutz disse:

@GabrielLV Tudo bem, eu compreendo.

Já consegui tirar, só falta comprar o hd amanhã. Mas uma vez obrigada Gabriel, você me ajudou demais !

 

Boas festas para você e todos os que ama. 🙃

Ao invés de comprar um HD, o ideal é você adquirir um SSD que é muito mais rápido que um HD tradicional (especialmente porque HDs de notebook são mais lentos que HDs de computadores).

 

image.png

 

Veja um comparativo de velocidade de inicialização do Windows de um HD vs um SSD:

 

Caso adquira um SSD no lugar do HD, recomendo as seguintes marcas e modelos:

Crucial BX500 240GB

Western Digital Green 240GB

Lexar NQ100 240GB

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!