Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Considerando um uso bem básico, apenas uso simples de internet, redes sociais, joguinhos simples e visualização de vídeos, me passaram um orçamento de 2 mil reais pela configuração abaixo (apenas o gabinete, pois não vou comprar monitor, mouse, teclado, caixa de som nem câmera):

Intel Pentium gold G5400

placa-mãe gigabyte H310

8Gb de memória ADATA DDR4 2666 MHz

HD Kingston SSD de 120

1 reprodutor de DVD

Fonte Hoopson de 400w

Gabinete ATX Shertech básico

Essa configuração é adequada para uso básico? O processador G5400 é de décima geração? Tem custo benefício compatível com o uso que informei ou o i3 seria mais adequado? Algum componente listado é ruim? Ou exagerado para uso básico? O preço está compatível com a configuração, considerando que só irei comprar o gabinete com seus componentes internos ?

Postado

Não vale a pena. Procure montar um kit com Ryzen 3 3200g + A320. Deve ficar R$100,00 ou R$200,00 acima do teu orçamento, e o desempenho vai ser bem superior. E compre uma fonte de qualidade. Busque por uma Redragon RGPS ou Cougar VTC, que tem qualidade aceitável e estão em preços razoáveis. 

Postado
6 minutos atrás, clapinto1968 disse:

Algum componente listado é ruim?

A fonte pode ser considerada ruim, mesmo para uso básico. Pode dar algum problema se você tiver azar. Já em relação ao Pentium, ele seria de 9a geração, (LGA 1151), não 10a (LGA 1200). Não recomendo pentium pra ningúem, mas ele funcionaria sim pra um PC básico.

1 minuto atrás, L. Ribeiro disse:

Procure montar um kit com Ryzen 3 3200g + A320.

Isso é uma alternativa interessante, além do processador ser melhor, ele tem um vídeo integrado bom, que pode ser a vir útil em jogos leves. Mas ele é mais caro do que o pentium, atualmente Rs 770 vs Rs 450. Eu achei 2000 reais um pouco caro para o PC que você montou, por 2000 daria pra comprar um com uma fonte de entrada boa e o ryzen 3200g.

Postado

Muito obrigado pelas informações. Eu recebi também um orçamento similar ao que vocês informaram com Ryzen 3 3200 + ASUS A320 + 8 Gb de RAM + SSD 240 + Fonte ATX + Gabinete por R$ 2.190,00. Não sei qual seria a fonte, mas me parece dentro do custo beneficio que vocês sugeriram. Vou ver qual é a fonte e o gabinete. Se forem bons, vou pegar esse! Vou também pesquisar mais um pouco por essa configuração que vocês indicaram. Muito obrigado!

Postado

Um vendedor me informou que como essa configuração é basica (Ryzen 3 3200 + ASUS A320) e não tem placa de video, não há necessidade de uma fonte real 80 plus que iria encarecer o orçamento, mas seria suficiente a fonte que eles colocam de 500W com PC ativo. Podem me orientar se faz sentido esse argumento? E o SSD eles trabalham com a marca Patriot. É uma marca confiável igual Samsung e Seagate? 

Postado
2 horas atrás, clapinto1968 disse:

encarecer o orçamento, mas seria suficiente a fonte que eles colocam de 500W com PC ativo. Podem me orientar se faz sentido esse argumento? E o SSD eles trabalham com a marca Patriot. É uma marca confiável igual Samsung e Seagate? 

É sempre bom fugir das fontes genéricas, apesar da potência ser supostamente suficiente, ela é muito mais propensa a dar problemas. Pegue uma Redragon RGPS 500w de 310 reais que é um investimento melhor. Uma fonte genérica aguentaria sua configuração, mas pelo que parece esses vendedores nem mesmo disseram o nome e modelo da fonte. Tenho uma fonte genérica em um PC aqui em casa e ela deu problema de fazer um barulho horrível quando quer, por exemplo (mesmo sem ter placa de vídeo). Enfim, não recomendo.

Sem falar que se porventura um dia você decida /colocar/ vender/doar pra alguém que coloque/ uma placa de vídeo no pc, a fonte vai ser inútil.

Sem falar que 2200 reais por um PC com ryzen 3200g e fonte genérica é um valor caro, um tempo atrás fiz o orçamento de um PC ryzen 3200g com 8gb de ram e uma fonte boa e ficou menos do que esse valor. Sugiro que você compre as peças separadamente e chame algum parente/amigo inteirado no assunto para lhe ajudar a montar.

Esse SSD da patriot provavelmente é tão bom quanto esses SSDs de entrada da Sandisk, Western Digital, Kingston. Já a samsung (e seagate também) faz SSDs em uma outra faixa de preço/qualidade, já não de entrada.

Postado
3 horas atrás, clapinto1968 disse:

Um vendedor me informou que como essa configuração é basica (Ryzen 3 3200 + ASUS A320) e não tem placa de video, não há necessidade de uma fonte real 80 plus que iria encarecer o orçamento, mas seria suficiente a fonte que eles colocam de 500W com PC ativo. Podem me orientar se faz sentido esse argumento? E o SSD eles trabalham com a marca Patriot. É uma marca confiável igual Samsung e Seagate? 

Existe uma diferença entre funcionar e funcionar com segurança. Enfiar uma fonte genérica de 500W nesse setup vai fazer o computador funcionar? Provavelmente sim.

Mas tem outros aspectos a serem considerados, como boa eficiência, qualidade da energia fornecida, proteção contra surtos na rede, etc. Isso uma fonte genérica não faz. As nossas recomendações aqui no fórum geralmente são de fontes cuja qualidade foi atestada em avaliações e testes competentes e idôneos, promovidos, por exemplo, pelo TecLab.

Por isso recomendamos a Redragon RGPS 500W ou a Cougar VTC 500W como PSUs de entrada, já que as mesmas tem avaliações aceitáveis nos critérios que mencionei anteriormente (eficiência, qualidade da energia e proteção dos componentes), e, pelo preço praticado atualmente, têm bom custo-benefício. 

Postado

Muito obrigado pelos esclarecimentos! Vou ver se consigo um orçamento bom com essas fontes citadas (Redragon RGPS 500W ou a Cougar VTC 500W). Quanto ao SSD, realmente não tinha noção da diferença de preço entre um Samsung e essas outras Patriot, Kingstone, Sandisk, WD, Adata, etc. Na época dos HD antigos eu sempre optava por Seagate ou Samsung. To vendo que agora mudou... Samsung é outro patamar... rs  Pelo que entendi qualquer um desses SSD nessa faixa de preço do Patriot são confiáveis, não é isso?

Postado

@clapinto1968 Sim, para o usuário comum não há necessidade de SSDs melhores. A não ser que você trabalhe com edição de vídeo ou precise de alta confiabilidade nas velocidades de transmissão. Isso em relação a SSDs SATA, que são os de mesma porta que os HDDs. Se sua placa-mãe tiver suporte, você pode procurar por um SSD M.2 NVME, que possui geralmente velocidades bem maiores pelo mesmo preço em relação aos SATA de entrada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!