Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Positivo Unique impossível de usar/extremamente lento


Posts recomendados

Boa Tarde, desde já obrigada por qualquer ajuda !

 

Eu tenho um Notebook antigo da Positivo Unique

 

Já virou uma saga esse notebook. Eu já fiz um tópico aqui anteriormente e foi detectado problema com o hd como podem vê nesse tópico: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1508805-positivo-unique-n4200-erro-kernel-data-tela-azul/?tab=comments#comment-8040812

 

Bom eu precisei trocar o HD. Troquei por HD por um da western 500gb. Achei que o notebook fosse ser possivel usar pelo menos o básico. Ele é antigo, já nem espero muito dele.

 

Mas eu comprei o HD, troquei, formatei instalei o Windows 7. Instalei o Malwarebystes, Chrome e apenas alguns drives essenciais. E baixei esses drives direto do site do fornecedor.

 

Mas o notebook não vai, ele está extremamente lerdo, trava toda hora, congela, eu não consigo usar o Chrome e mais nada. Tento abrir pastas e até abre, mas demora uns 10 minutos para abrir cada pasta. Para abrir esse tópico eu estou usando MODO DE SEGURANÇA por exemplo. Nele vai ...

 

Se eu tirar esse HD e colocar o antigo cheio de problemas ele vai estar mais rápido que esse.

 

Tentei executar o Windows Update, mas ele trava e não termina. Congelou e a tela ficou toda preta por alguns segundos.

 

Eu fiz alguns testes com alguns programas e vou deixar aqui anexado para quem puder me ajudar possa começar a analisar.

 

Estava olhando aqui no Gerenciamento de dispositivo e falta esse "Dispositivo do sistema basico", eu não sei o que é e nem se tem a ver com o que está acontecendo. Vou deixar nos anexado também.

 

OBS: Os testes que vou anexar foram feito no modo de segurança. Só o Crystal que foi feito normamente.

 

Quem puder me ajudar eu agradeço muito. 

crystal.png

teste 1.jpg

teste 2.png

teste 3.jpg

teste.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Sheila Stutz disse:

falta esse "Dispositivo do sistema basico"

Falta drivers. Nesse caso, eu daria um passo atrás. Reinstala o Windows, baixa os drivers direto do fabricante e instala PRIMEIRO o do chipset. Depois o de vídeo e os outros em sequência. MUITO IMPORTANTE: instala 1 por vez e reinicia. Não sai instalando tudo. W7 é manhoso, ainda mais agora que não tem suporte mais. 

Depois, se continuar ruim, analisa as memórias. Podem estar com problemas, mesmo dando vídeo. 

 

P. S. : A origem do seu W7 também pode ser o problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Obrigada por responder Ricardo. 

 

Tentei pesquisar sobre o Live Linux Ubuntu e não obtive muitas informações. Eu sou leiga, eu usaria ele para que exatamente ?

 

Quando você diz reparar o Windows é para reinstalar o Windows correto ?

 

Desculpe as dúvidas ..

 

Eu não terminei de instalar todos os drives com medo de ficar pior. E basicamente instalei o drive do wifi ... eu posso instalar o restante dos drives que tem no site do fabricante. Seria uma tenatativa válida ?

 

 

 

@Mega Blaster Certo, entendi ! 

 

Eu vou fazer isso. exatamente como falou.

 

Pessoal será que eu posso instalar o Windows 10 ? Eu iria instalar ele mais li em alguns artigos que parece que esse notebook não roda do Windows 10. Por exemplo no site da positivo não tem drives para o windows 10. Será que isso já diz que é melhor não instalar ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sheila Stutz  então tem drivers faltando mesmo e isso deve ser a causa do problema. Reparar não é reinstalar. O Windows tem uma função para Reparar a instalação. O Live Linux roda direto do pendrive, sem instalar e permite verificar se o hardware funciona corretamente. O Lubuntu é um Linux leve para rodar em maquinas mais antigas.

O Windows 10 acho que não vai ficar bom nesse computador. Podia tentar o Windows 8.1 ou mesmo o Lubuntu, caso queira testar Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 minutos atrás, Sheila Stutz disse:

Pessoal será que eu posso instalar o Windows 10 ? Eu iria instalar ele mais li em alguns artigos que parece que esse notebook não roda do Windows 10. Por exemplo no site da positivo não tem drives para o windows 10. Será que isso já diz que é melhor não instalar ?

O fabricante pode não ter drivers recentes mas isso não indica que ele não irá funcionar, principalmente porque o próprio Windows irá detectar e instalar os drivers corretos para seu computador.

 

32 minutos atrás, Sheila Stutz disse:

Mas eu comprei o HD, troquei, formatei instalei o Windows 7. Instalei o Malwarebystes, Chrome e apenas alguns drives essenciais. E baixei esses drives direto do site do fornecedor.

 

Tentei executar o Windows Update, mas ele trava e não termina. Congelou e a tela ficou toda preta por alguns segundos.

Aparentemente a causa do problema é o Windows Update que está tentando instalar as atualizações e deixando seu computador lento (isso é perfeitamente normal, visto que o sistema está trabalhando para gravar as atualizações no disco rígido e, por tanto, todas as demais tarefas ficarão lentas).

 

Antes de tentar os procedimentos sugeridos pelos demais colegas, tente o seguinte:

 

Ligue seu computador e deixe-o parado por 20 minutos

Após isso, vá no Windows Update > Verifique se há atualizações e clique para instala-las > Deixe o computador rodando até ele instalar todas as que estiverem disponíveis (não use o PC nesse meio tempo).

Após instalar as atualizações, reinicie o PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Caramba rapaz em 4 dias e 3 tópicos você me salvou em todos !!!!!!!!!!

 

Eu estou escrevendo no modo normal, sem estar no modo de segurança. Ontem isso era impossível !

Eu não considero o notebook 100% ainda porque eu algumas situações da uma congelada rápida e volta. Mas pode ser por que não configurei muitas coisas. E também o notebook é antigo né. Não posso querer um pc de gamer kkkkkk

 

Tinha 144 atualizações para fazer ! Tem 3 atualizações que não quer fazer de jeito nenhum, mas eu vou continuar tentando fazer. Por que se o Windows Update ficar tentando fazer elas, vai diminuir o desempenho do notebook.

 

Me passe aquela caixa postal. Vou mandar uma caneca escrito o " O mago do PC", o " Dr. do Notebook", "o advogado do seu computador" kkkkkkk é serio me manda kkkkkk

 

@Ricardov @Mega Blaster Não deu tempo de fazer tudo o que vocês me falaram, mas me ajudaram muito. Muitíssimo obrigada também. Me ajudou a aprender mais e o tópico vai ficar ae, vai acabar ajudando outras pessoas também.

 

 

Tentei colocar o Windows Update mais algumas vezes para baixar, mas continua dando falha em algumas opções. Eu vou pesquisar na internet se tem como baixar individualmente. Mas só vou baixar se vocês derem ok.

falhas.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Ele só tem 2 GB de memória. Eu a principio não queria investir no notebook porque ele é antigo. Seria mais viável juntar a grana para um notebook novo. Mas já comprei o HD, agora estou pensando em adicionar mais 2GB ou 4 GB de memória Ram ... só não sei se tem espaço para colocar. Vou abrir para saber ... mas a vontade agora é essa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@GabrielLV @Ricardov @Mega Blaster  Pessoal, será que vocês poderiam me dar um help. Ou outros pessoal que lerem o tópico.

 

O notebook está ok, estou satisfeita e consigo fazer tudo na medida do possível. Só que o Windows Update conseguiu instalar as ultimas atualizações que faltava e agora ele não para de me avisar que a Microsoft vai parar de dar suporte ao Windows e que preciso atualizar para Windows 10. E fica sempre me avisando ... agora já estou ficando preocupada. Cheguei a falar que ia tentar o Windows 8, mas depois fiquei com medo. Ele está funcionando bem.

 

Eu não me importo de tentar instalar e caso dê errado volte para o Windows 7. Mas já que vcs são tão solicitos hehehe eu queria perguntar, a positivo não dá suporte aos drives do Windows 10. Ainda assim posso tentar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sheila Stutz  com 2 GB de memória não recomendo, vai ficar uma carroça. Com 4 GB de memória vai ficar razoável. Pode tentar, claro. E tem que ver se vai conseguir a licença, a promoção da Micrososft oficialmente foi encerrada, mas existem relatos de que ainda funciona. Use a versão Home.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster @Ricardov  A eu colocaria mais 2G. Eu só não estava querendo investir em um notebook antigo. Mas como eu já paguei o HD mesmo, agora já foi ... botar a carroça para andar então kkkkk eu vou colocar o 2GB aqui e retorno para vocês.

Ricardo vou procurar saber sobre a licença tb ... eu retorno assim que colocar.

Eu só não faço ideia de onde baixo os drives necessários, porque o site do fornecedor não tem. Mas fora isso eu amanhã vou pesquisar os preços aqui perto.

Obrigada gente :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Ricardov disse:

E tem que ver se vai conseguir a licença, a promoção da Micrososft oficialmente foi encerrada, mas existem relatos de que ainda funciona. Use a versão Home.

Sim, ele ainda funciona: https://www.cnet.com/how-to/how-to-download-windows-10-for-free-now-that-windows-7-is-dead/

O que acabou de fato em 2016 foi a disponibilidade do software GWX.exe, que era nada menos que o software responsável por emitir aquele aviso (irritante por sinal) que aparecia no Windows 7/8.x informando que o Windows 10 estava disponível e que podia ser baixado.

 

image.png

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/fazer-upgrade-para-o-windows-10-perguntas-frequentes-cce52341-7943-594e-72ce-e1cf00382445

 

image.png

 

9 horas atrás, Sheila Stutz disse:

 

@GabrielLV @Ricardov @Mega Blaster  Pessoal, será que vocês poderiam me dar um help. Ou outros pessoal que lerem o tópico.

 

O notebook está ok, estou satisfeita e consigo fazer tudo na medida do possível. Só que o Windows Update conseguiu instalar as ultimas atualizações que faltava e agora ele não para de me avisar que a Microsoft vai parar de dar suporte ao Windows e que preciso atualizar para Windows 10. E fica sempre me avisando ... agora já estou ficando preocupada. Cheguei a falar que ia tentar o Windows 8, mas depois fiquei com medo. Ele está funcionando bem.

 

Eu não me importo de tentar instalar e caso dê errado volte para o Windows 7. Mas já que vcs são tão solicitos hehehe eu queria perguntar, a positivo não dá suporte aos drives do Windows 10. Ainda assim posso tentar ?

 

Você pode tentar o Windows 8.1 pois, baseado em testes que eu e amigos que trabalham com informática chegamos a fazer, ele possui um desempenho superior ao Windows 10 em computadores antigos. Cabe a você testa-los e ver qual lhe atende melhor.

 

E sobre os avisos do Windows 7 dizendo que o suporte encerrou, você pode testar o seguinte procedimento para ver se consegue remove-los (não testei para saber se funciona, então não garanto que irá funcionar).

 

Primeiramente vá em Iniciar > Digite "criar um ponto de restauração" (sem aspas) e tecle enter > Clique em "criar" > escolha um nome qualquer > dê um OK.

 

Após isso, faça esses procedimentos:

Citação

1) Acesse o registro com as teclas Windows + R e, depois, Regedit.
2) Navegue pela rota HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\EOSNotify.
3) Dê um duplo clique sobre o valor DiscontinueEOS do EOSNotify. Se ele não existe no sistema, basta criá-lo com Novo > Valor Dword (32 bits).
4) Estabeleça o seu valor em 1.

Fonte: https://www.targethd.net/como-eliminar-os-irritantes-alertas-no-windows-7-pedindo-a-atualizacao-para-o-windows-10/

23 minutos atrás, Sheila Stutz disse:

Eu só não faço ideia de onde baixo os drives necessários, porque o site do fornecedor não tem. Mas fora isso eu

Não se preocupe com os drivers do site do fabricante em caso de aparelhos antigos (especialmente se tratando da Positivo), o próprio Windows irá instalar os drivers corretos para o funcionamento do aparelho.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!