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Como escolher um aparelho de som?


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Me surgiu outra dúvida. O que faz uma caixa de som desligar ao chegar a certo volume, seria o amplificador que não suporta a potencia dos altos falantes?. Optei por comprar uma outra caixa mais barata, mas como disse @Dj Rayke seria mais interessante  comprar uma configuração em que não precisasse mexe tão cedo e parece que é exatamente isso que ocorrerá creio que precisarei mexer até render satisfatoriamente. A loja me informou que a caixa não foi projetada para ser usada em volume máximo, recomendaram usar até o volume 40 no máximo.  

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O que faz uma caixa de som desligar ao chegar a certo volume, seria o amplificador que não suporta a potencia dos altos falantes?. 

 

N's fatores... 

 

Queima dos alto-falantes...

Queima na saída de áudio do seu amplificador...

Amplificador clipado ou clip do amplificador... 

 

Queima dos alto-falantes...

 

Esse é o mais fácil de ocorrer. Geralmente aconselhamos o amplificador sempre suportar ao menos  30% (no mínimo) ou 50% a mais da carga total da soma de Watts dos seus falantes... 

 

Então, para você ter um som satisfatoriamente para evitar problemas suponhamos,  que você tenha o seguinte esquema, isso caso você esteja montando um som... 

 

Um Grave de 250 watts RMS

Um par de Triaxial de 320 watts RMS

Um par de Twiter de 200 watts RMS

 

A soma desse conjunto daria 770 watts RMS... , nesse caso o aconselhável seria um amplificador de no mínimo 1000 watts RMS... 

 

Como o amplificador nesse caso é mais potente (que é o correto) que todos os seus falantes, você trabalhar com o som no volume máximo certamente iria danificar os seus falantes, rachando os mesmos ou queimando o imã dos mesmos, em ambos os casos ou em mais casos diferentes desses exemplos, certamente seu som pararia de funcionar. 

 

 

Queima na saída de áudio do seu amplificador...

 

Nesse caso, voltando a usar o mesmo esquema de som acima, suponha que você use um amplificador de 800 watts RMS ou mesmo 750 watts RMS...

 

Em ambos os casos o seu amplificador trabalharia sempre no limite (nunca é o aconselhável), ocasionando um aquecimento maior no trabalho do amplificador, trabalhando com as saídas sempre forçadas e oscilando dependendo do 'pico' da batida do som, o que poderia ultrapassar um pouco mais a medida da soma de watts RMS, isso possivelmente acarretaria na queima das saídas do seu amplificador...

 

Alguns amplificadores mesmos automotivos tem um fusível para desarme evitando esse problema, mas nem todos tem também... 

 

Amplificador clipado ou clip do amplificador... 

 

Amplificadores mais novos ou de melhores qualidades, mesmo automotivos tem o dispositivo chamado DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) ou mesmo IDR (Interruptor Diferencial Residual), o IDR costumam ser naqueles módulos ou amplificadores de uma qualidade bem maior, (off-topic -  tipo, as vezes você tem que vender o carro pra comprar um desses 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣).

 

O IDR costuma desarmar o módulo quando percebe que a potência dos alto-falantes é maior do que o módulo ou amplificador pode suportar. Neste caso, pra reativar o módulo, tem que ser feito na chave manualmente.

 

O DPS costuma dar uma pausa no som quando percebe que o módulo está sempre no trabalho do volume máximo ou superaquecendo, em ambos os casos, ele vai parar de enviar o sinal de áudio por algum momento e quando ele esfriar possivelmente o som voltará a sair normalmente em seus alto-falantes. 

 

 

A clipagem ocorre  em qualquer dos casos, por isso, o aconselhável pra você trabalhar é sempre com o volume até no máximo 70% a 80% do seu equipamento. No caso de amplificadores profissionais, você pode fazer esse controle diretamente no amplificador... 

 

No caso do módulo como geralmente ele é instalado em um porta-malas, embutido (isso numa caixa de som) detre outras instalações, embora você também possa fazer esse controle diretamente nele, ele nem sempre estará ao alcance de suas mãos, sendo assim você fará o controle pelo seu auto-rádio... 

 

Nesse caso, basta você pegar o manual do rádio e verificar qual o volume máximo do seu rádio... 

 

Se o mesmo for até o 50, para melhor desempenho do seu som suponho trabalhar até o volume 35 a 37 no máximo... 

 

 

Quando você trabalha com dispositivos no volume sempre máximo, independente de você ter potência de sobra pra empurrar o som ou não, ocorre outro problema,que é o DHT.

 

DHT é a distorção harmônica total, quer dizer que no volume máximo independente dos fatores já mencionados acima, o seu som vai apresentar uma distorção de sinal, e essa distorção certamente vai danificar os seus alto-falantes fazendo com que sua caixa deixe de funcionar, acarretando na maioria das vezes no reparo do alto-falantes, pois seus invólocros (revestimento) poderão rachar, rasgar... enfim, queimar o reparo do alto-falante... 

 

Então como pode ver, tem inúmeros casos que podem fazer uma caixa de som parar de funcionar ou o som desligar...  Não há um meio certo para se saber o que foi caso não tenha um Técnico de áudio por perto no momento  que isso ocorrer... 

 

De qualquer forma, vou sugerir a você o mesmo que sugiro para as pessoas aqui quando pedem para que eu vá verificar ou instalar um som mecânico para Festas ou Casas de Dança ou mesmo quando eu vá verificar um som automotivo, nessa sugestão aviso para que você  adquiria por segurança a margem dos 70%, isso evitará sempre muitas dores de cabeça..

 

Se for montar um som, some a potência dos seus alto-falantes todos e  jogue 30% a mais na escolha do seu módulo para esses falantes, isso faria com que seu módulo sempre trabalhasse a 70% para empurrar todos os seus alto-falantes (lembrando que se você resolva comprar mais alto-falantes posteriormente, provavelmente terá que trocar o amplificador ou o módulo também)... 

 

Tanto no controle do módulo (se não for um digital) tanto como no controle de volume do seu rádio sempre trabalhe na margem dos 70% também, isso faria com que seu som dificilmente trabalhe no limite não tendo problemas com clipe, com superaquecimento (no caso do módulo e rádios) ou mesmo distorção  (no caso do seu som), o que te trará uma margem de segurança para ter seu equipamento de som por mais tempo.

 

 

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Obrigado @Dj Raykesempre elucidando. Pois é o meu som está com ruído na hora que ligar, parece algo relacionado a energia, é perceptível apenas em volume baixo 01 05. depois que aumento o volume não percebo, a loja disse que era normal do funcionamento da caixa . Ao ligar a caixa escuto um barulho depois esse barulho aumenta e escuto um zumbido agudo.

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  • Administrador

@krashevic

 

A sua caixa possivelmente é a automotiva né... Tem um fato que possa ter esquecido de mencionar nessa caixa e as vezes faz uma diferença... Se chama  'Terra'.

 

Quando motamos um som automotivo, dependendo do modelo do Rádio que está sendo utilizado tem que não fizer o aterramento adequado o Rádio fica com chiados e zunidos em sua saída de som...  Incluído falhas enquanto o veículo está em movimento... 

 

Esses chiados podem ser provenientes desse quesito ou então (outro caso que ocorre muito), cabos...  As vezes os cabos de áudio ou instalação não estejam adequados. 

 

 

Eu não acredito que seja totalmente normal esses chiados (fora o chiado /ou ruídos dos Coolers de refrigeração utilizado nos Equipamentos).

 

Não tem sequer 1 mês que montei uma caixa para um amigo aqui com as seguintes características:

 

1 auto rádio Pionner  MVH-S218BT

1 grave 12 cara preta da Pionner

1 par triaxial 6x9 pionner 600 watts

1 par twitter Selenium 200 wrms

1 Pyramid 1200 W RMS

1 Crossover Selenium (pra divisão das frequências)

1 Fonte Usina 70 Amperes para a caixa... 

 

A caixa quando ligada a energia não tem um chiado... Não apresenta um ruído quando ligamos e desligamos...  Usei um terra do auto-rádio parafusando o mesmo na madeira da caixa... 

 

Pode ser a energia? Se for, você pode testar a caixa em outro canto... Ou então testar as tomadas com um multímetro para verificar como esta a rede... Mas ligado certinho, não poderia apresentar chiados não... Isso não minha opinião, pois as que montei aqui não apresentaram isso... 

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@Dj Rayke Ela é sim automotiva no caso é uma "bob régua" Usei ela em outra tomada inclusive uma com aterramento, esse zumbido aumentou de ontem para hoje. Me aproximei dos altos falantes e escutei um som parecido com a batida de coração. Eu pedi para eles me enviarem a caixa em 110v e disseram que enviaram, eu usei ela por duas vezes durantes horas e não percebi anormalidades. Eu sinto medo de fazer besteira por isso não abri pra ver se está nos 110v porém se não estivesse não iria funcionar creio. Como noto esse zumbido agudo, vou gravar e mandar para a loja, para que eles recolham a caixa e analisem, a outra opção seria levar em um técnico perto para ver, mas aí iria me cobrar.... 

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  • Administrador

Então acredito que o problema possa realmente ser a energia...  Essas caixas costumam consumir  bastante assim como o som quando instalado em um veículo...

 

 Agora como a caixa é lacrada, o melhor realmente é eles avaliarem a usabilidade da mesma, eu acredito que possivelmente a potência da usina possa estar fraca pra alimentar a caixa na rede 110v.

 

A mesma usina apresenta força de alimentação diferente se ligada em 110 v ou se ligada em 220 v.

 

Explicando mais grosseiramente seria assim:

 

Em 110v um modelo específico de usina consegue energia de saída para  900 w aproximadamente, 

Em 220v o mesmo modelo de usina consegue saída para 1075 / 1150 w aproximadamente. 

 

Lembrado que essa soma de Watts não deve ser a única soma de consumo, ainda tem o consumo de alimentação do Módulo, Rádio enfim...  Esperem eles avaliarem e depois qualquer dúvida poste aí... 

 

 

 

 

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  • 3 semanas depois...

Boa tarde, eu optei pela devolução da caixa, depois da má conduta do atendente, não recomendo a loja a ninguém "OesteSom" talvez para comprar itens separados automotivos preste mas caixa montada foi uma decepção e não comprarei nada mais na loja. 

 

Usei a caixa por 3 três vezes coloquei o volume no máximo até os 46 não ultrapassando disso depois da utilização ela começou a apresentar problemas mais evidentes como ruído agudo, música cortando. Antes de embalar para devolver liguei a caixa e o player mp3 nem ascendeu, tirei o player e conectei novamente então ligou e tocou, cortando a música do mesmo modo que já estava acontecendo. 

 

@Dj RaykeMe corrija se estiver errado, o que deve ter acontecido foi que o modulo TS400X4 não deve ter suportado a força da música e pode ter danificado o modulo. A configuração do som devolvido segue abaixo, Há, deve ser por isso que eles disseram que não recomendam ultrapassar o volume de 40 haha

 

3 Alto Falante Woofer 10 Polegadas 200rms cada

 

- 1 Módulo amplificador Taramps TS 400x4

 

- 1 Corneta e Driver 100w

 

- 1 Radio Usb Bluetooth FM/AM

 

- 1 Tweeter 100w

 

- 1 Caixa MDF

 

-  1 Fonte 12v 

 

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Em um grupo me informaram que esse "Super Tweeter" é uma carcaça com um piezoelétrico de 10 reais, mas agora já devolvi a caixa e peguei o dinheiro de volta.

 

Essa caixa me deu problemas mas eu gostei do som que ela me proporcionou, curti o som que foi até metade da rua incomodando pessoas hehe, então decidi que a partir dessa configuração iria comprar os componentes mas agora de forma correta, não com essa configuração que danifica tudo me impedindo de desfrutar do som. 

 

Eu substitui os 3 Woofers de 200 por 3 Woofers de 300 rms, substitui esse "Super Tweeter" falso de "100 watts" pelo Super Tweeter JBL Selenium ST400 trio 150 RMS  e também coloquei esses drivers JBL e a Corneta. Agora queria saber qual é o modulo e fonte que você indica para aguentar esse conjunto sem problemas? Obrigado. 

 

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 @Dj Rayke

São 3 Woofers Sturdy 10 Polegadas 300W RMS 8 Ohms Bobina Simples Strong

Especificação Técnica:
• Diâmetro Nominal: 10 Polegadas
• Potência RMS: 300W RMS
• Potência Musical (PMPO): 1200W
• Impedância Nominal: 8 Ohms
• Resposta de Frequência: 100 a 4500 Hz
• Sensibilidade: 93,24 dB
• Bobina Simples
• Diâmetro da Bobina: 2 Polegadas
• Diâmetro Aproximado do Ímã: 14cm
• Altura Aproximada do Ímã: 4cm
• Dimensões Aproximadas (DxP): 26x13cm  

 

 

Super Tweeter Selenium ST400 150W RMS Trio Cromado 

Especificação Técnica:
• Impedância: 8 Ohms
• Potência RMS: 150W
• Impedância Mínima @ 9.400 Hz: 7,8 ?
• Sensibilidade: 111 dB
• Resposta de Frequência: 4.000 a 20.000 Hz
• Dispersão Sonora (H x V): 40 x 40 graus
• Material do Diafragma: Fenólico
• Diâmetro da Bobina: 42 mm
• Material do Imã: Ferrite de Bário
• Diâmetro x altura do Ímã: 102 x 14 mm
• Material da Base e Difusor: Alumínio
• Acabamento da Base e Difusor: Pintado, Usinado e Envernizado
• Material do Fio da Bobina: CCAW®
• Material da Fôrma: Poliamida (Kapton)
• Comprimento do Fio da Bobina: 2,2 m
• Altura do Enrolamento da Bobina: 2,0 mm
• Coeficiente de Temperatura do Fio (a25): 0,00356 1/°C
• Volume Ocupado pelo Falante: 0,6 l
• Acabamento Cromado 

 

Driver JBL Selenium D250 Trio 200W Fenólico 

Especificação Técnica do Driver:
• Impedância: 8 Ohms
• Potência RMS: 200 W
• Diafragma fenólico
• Sensibilidade em corneta: 106 dB SPL
• Resposta de frequência @ -10 dB: 400 a 4.000 Hz
• Diâmetro da garganta: 25 mm
• Diâmetro da bobina: 51 mm
• Re (resistência da bobina): 6,0 W
• Densidade de fluxo no gap: 1,10 T
• Frequência de corte mínima recomendada (12 dB / oit): 1.000 Hz
• Material do ímã: Ferrite de bário
• Diâmetro x altura do ímã: 135 x 20 mm
• Material da base e tampa: Alumínio
• Acabamento da base e tampa: Pintura epóxi, cor preta texturizada
• Acabamento das arruelas: Cromatização azul
• Material do fio da bobina: Cobre
• Material da fôrma da bobina: Poliimida (Kapton)
• Comprimento do fio da bobina: 8,7 m
• Altura do enrolamento da bobina: 6,0 mm
• Coeficiente de temperatura do fio (a25): 0,00404 1/°C
• Volume ocupado pelo falante: 0,7 l 

 

 

 Corneta Longa Preta Plástico 

Especificação Técnica da Corneta:
• Fabricado em plástico altamente resistente
• Reproduz com eficiência o som médio
• Modelo na cor preta
• Dimensões Corneta Longa: 27cm x 15cm x 3,5cm
 

 

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Como você está trabalhando sem Graves ou Sub Graves, aconselho a trabalhar com alto-falantes em pares na sua caixa... 

 

Nesse caso não utilizaria 3 woofers, pode sair mais em conta um Woofer de maior polegada porém mais potente, você deve levar isso em consideração. 

 

Vamos primeiro definir que tipo de caixa de som que você quer, certo???

 

Você quer montar uma caixa trio - A caixa Trio é voltada mais para voz ok???

 

ou 

 

Uma caixa harmônica, a caixa harmônica tem a distribuição equivalente entre graves / médios / agudos, resumindo ela apresentará muito mais grave do que a caixa Trio, certo???

 

 

Que tipo de som você quer???

 

 

Já te falo que pelos falantes  listados acima (praticamente médios e agudos), você optou por uma caixa TRIO, porém sentirá falta dos graves... Tem que pensar certinho, para não comprar equipamentos, montar uma boa caixa (que sairá mais caro do que adquirir uma pronta) e se arrepender do som depois. 

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@Dj Rayke Gostei da caixa harmônica pois como explicou é mais equilibrada 

 

Eu queria a caixa trio porque eu fiquei satisfeito com ela. A minha ideia era montar uma caixa trio baseada nessa que deu defeito mas mais potente e com os componentes corretos para não dar defeito como a comprada anteriormente deu. 

 

Posso dizer que quero a caixa harmônica - e que o som dela vá longe como foi o som da caixa trio que apresentou defeitos. 

 

Se há possiblidade de ter uma caixa equilibrada como a caixa harmônica é essa que quero. 

 

Eu paguei R$ 959 nessa caixa trio imaginei que se eu montasse a mesma caixa trio mas bem dimensionada tecnicamente ao modo de não dar deito gastaria no máximo até  R$ 2.000,00 em componentes, tirando fora dessa conta a caixa mdf, fiação, montagem, que pretendo pagar a parte. 

 

Gostaria de uma caixa equilibrada como a harmônica pois com ela poderia desfrutar melhor das músicas que ouço, como Rock, Post Punk, Metal, Post Punk em particular o baixo é muito presente, então a harmônica me cairia melhor para esses estilos acredito 

 

Mas o máximo que posso desembolsar com componentes são R$ 2.000,00.

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Eu te aconselharia o seguinte...

 

 

1 Subwoofer cara preta Pionner, por padrão são 350 / 450 / 600 watts RMS

2 pares triaxiais pionner 6x9 TS 6960 - Os quatro alto-falantes darão 400 watts RMS

1 par Super Twitter Profissional Selenium Jbl St400 Trio - Os duas dão 300 watts RMS

1 auto-rádio pionner ou de sua prferência...

1 Uma banda 2000 rms ou 1 Power One 1600 Watts rms

1 crossover Pyramid conexões RCA douradas ok, os de conexões prateadas não são bons...

1 usina 120 amperes... 

 

 

Acredito que ultrapasse o valor que você pretende desembolsar, pois a banda com a usina será o mais caro de sua caixa... 

 

Para economizar, ao contrário de 4 triaxiais, você pode por somente 2 (1 par) pois as Titters ST400 são bem fortes... 

 

Você pode substituir os triaxiais Pionner por Zetas, porém serão mais caros e talvez seja necessário módulos mais potentes. 

 

Minha opinião como profissional de som é a seguinte:

 

Observe essa caixa:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1357919026-som-residencial-lazer-comercio-bar-rancho-bt-preta-bivol-_JM#reco_item_pos=0&reco_backend=machinalis-v2p-pdp-boost-v2-tracksv2&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-v2p&reco_id=36533c09-b80b-4574-be81-7382277c76e4

 

Ela está dentro do seu orçamento e lhe dará um bom som, porém não é a mesma qualidade dos equipamentos listados acima, certo??? E a potência dela também é menor do que com os modelos de falantes que eu indiquei acima, o que isso quer dizer??? É simples.

 

Qualidade custa caro, não tem jeito, diferentemente de informática, você pode ter um bom som há anos a fio independente se os alto-falantes são novos ou antigos, a qualidade deles que vão fazer eles durarem ou não. 

 

No meu exemplo do que eu usei em som automotivo, já que em som profissional, aí já utilizo outros tipos de Equipamentos e claro sugestões também...

 

No meu caso, eu uso um único alto-falante de grave no meu carro da  DB Series Professional Platinium, importado, trabalhando a 2 Ohms com Bobina dupla, só esse alto-falante na época, apenas 1 só estava na faixa de 1.7 k (esse valor foi somente em um único falante de grave), o pessoal aqui quando eu adquiri esse falante, sequer conheciam e ficaram eu esperando montar o som no carro pra ver ele funcionar, pensa na situação, quase cobrei ingresso, rsrsrsrsrsrsrsr....

 

Isso fora os falantes que usei pra médios / agudos, mais módulo, mais crossover, mais caixa de grave, mais fiação blindada, e aí você vai fazendo as contas. 

 

Ainda menciono, que eu não montei do dia pra noite, as coisas são caras e nem sempre você encontra o que precisa achar e tem que pedir pela NET, então fui adquirindo aos poucos e depois montei,  foram 14 meses para adquirir o que eu queria para montar o som com a qualidade que eu desejava, já pra montar como eu sei, aí foi mais rápido... 

 

Mas como foi muito  bem montado e com qualidade, eu mesmo não tenho que trocar ou substituir nada nesse som, nunca fiz um reparo nesse grave e eu só ouço som bem auto (até porque com um som de qualidade é raro alguém que vá ouvi-lo em baixo volume) já tem 3 anos que não mexo em nada nesse som a não ser trocar de faixa no pendrive USB que uso,  sequer trocar os coolers de refrigeração do módulo que uso precisei, substituir cabos, trocar rádio, nada, nada, nada...

 

Nunca tive que trocar reparos dos alto-falantes, a caixa de grave, ela já deve estar colando no porta-malas, nunca nem olhei pra ver como está, refazer aterramentos, nada, resumindo, montei o som e nunca mais precisei fazer absolutamente nada com ele a não ser ligar e escutar...

 

Brincadeiras a parte, mas só ilustrando pra você que eu demorei a montar meu som de qualidade mais valeu demais a pena...

 

O que eu quero dizer com isso é que a qualidade sairá caro pra você,caso não de pra montar do jeito que você pretende, você pode aguardar um pouco mais e depois quando estiver em melhores condições partir para o projeto novamente, mas desembolsando um pouco mais mas você terá um produto que não lhe trará  dor de cabeça tão cedo.

 

Acredite, as vezes vale a pena gastar um pouco mais porque som é um pouco diferente da Tecnologia, a qualidade dos seus falantes não ficarão ultrapassadas com o tempo, desde quem bem montado a sua caixa. 

 

 

 

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Entendo @Dj Rayke e nunca custa nada dizer obrigado. Na configuração que me passou 

1 Subwoofer cara preta Pionner, por padrão são 350 / 450 / 600 watts RMS

2 pares triaxiais pionner 6x9 TS 6960 - Os quatro alto-falantes darão 400 watts RMS

1 par Super Twitter Profissional Selenium Jbl St400 Trio - Os duas dão 300 watts RMS

1 auto-rádio pionner ou de sua prferência...

1 Uma banda 2000 rms ou 1 Power One 1600 Watts rms

1 crossover Pyramid conexões RCA douradas ok, os de conexões prateadas não são bons...

1 usina 120 amperes...  

 

A usina não pode ser uma de 70 amperes ou mais baixa? 

Mesmo sendo de 120 pode ser da marca Jfa ?   

 

E como pesquiso o modulo amplificador 

Quantos Ohms seria necessário ?  

Quantos canais seria preciso? 

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Vamos ao off-topic para você entender...🤣🤣🤣🤣🤣🤣

 

*********************************************************************

Quando comecei a tocar em Eventos, usava determinado som e iluminação, naquela época não existia LEDS então iluminação usada em festas eram lampadas halogenas, a gás, canhão...

 

Hoje a iluminação é toda em LED.... Com isso o consumo ajudou demais, por exemplo um Strobo Profissional que uso hoje é de 3000 W de potência porém de LED, isso quer dizer que o consumo do mesmo embora tenha toda essa potência está em 120 w de energia contínua... O Strobo dessa potência antigamente por ser lâmpada halogena,  consumia sozinho 750 w de energia corrente. 

 

O que houve foram melhorias na iluminação.  No quesito iluminação  melhorou porém não é bem  consequentemente a melhoria no som.... 

 

Com o tempo, os alto-falantes melhoraram em qualidade, reduziram os tamanhos e aumentaram a potência... 

 

Antes eu precisava  de 4 caixas de grave com alto-falantes de 22 polegadas para dar um bom subgrave em um evento, hoje eu utilizo dois sub-graves de 18 polegadas, que dá um subgrave com mais pressão, porém, as caixas são menores, os alto-falantes também e utilizo menos quantidade de caixas...

 

Então qual o problema???

 

O problema é que diferente da iluminação em LED que diminui o consumo, o alto-falante devido as suas novas potências que são bem melhores que as de antigamente, aumentaram o consumo de energia. Som nada mais é que energia pura, é isso que empurra os alto-falantes, se você colocar a mão em um potência em pleno funcionamento nas saídas de áudio dela possivelmente você levará um tremendo choque, porque é energia que passa ali. 

 

Por isso que quando vamos montar um equipamento bom, exigimos também um bom cabo para o cliente, pois é energia, se monta um som com o cabo de sinal ruim, ele vai dar defeito e consequentemente queimar o seu som. 

 

************************************************************************

 

Voltando agora a sua questão......

 

Diferentemente do som profissional, que cada aparelho tem sua tomada e seu consumo próprio e podem ser ligadas em tomadas diferentes, em um som automotivo ou em uma caixa de som automotivo todos estarão utilizando o consumo elétrico de um único local no grosso modo, se eu vou fazer um Evento em um local que é Tri-fase, quer dizer que eu posso distribuir a minha carga de consumo de energia nesse local, posso por exemplo ligar o Som em uma fase de energia, a iluminação em outra fase de energia, e a microfonia se meu som for para uma banda musical na outra fase de energia... Distribuindo a carga e consequentemente o consumo será menor por fase do que se eu ligar todos os meus equipamentos de áudio em uma única fase. 

 

Isso pra ocorrer em som profissional (ligar tudo em uma única fase) o gasto é muito alto e pode derrubar a energia do local, no caso do som automotivo acaba não compensando para clientes finais e que não trabalham em competições, porque aí eles necessitam de muito mais equipamentos pra essa distribuição. No seu caso como é uma caixa de som residencial, a didática é a mesma porém com menos equipamentos ou mais simples.  

 

A iluminação ela consome aquela quantidade de energia constantemente. Quer dizer que se o consumo é de 120 w no meu Strobo, mesmo que o LED dele não pisque, o fato dele estar ligado vai consumir 120 w de energia contínua independente se eu estiver acionando ele naquele momento ou não. 

 

O som a alimentação não é sempre contínua mas é gradativa, ela é gradativa/contínua no grosso modo, o que isso quer dizer? Quer dizer que meu som suponha suporta 2000 watts RMS de potência e o volume do meu som é de 50 v, ok... Essa é uma matemática simples só para você entender mais ou menos... 

 

Então, meu som no volume 10 terá consumo de 400 watts RMS, no volume 20 estará em 800, no volume 30 estará em 1200 watts RMS, no volume 40 seu consumo em watts RMS estará em 1600, e consequentemente em 2000 watts RMS você estará no volume 50.

 

A partir então do volume de som que você houve, é que o seu consumo/energia vai se refletir em seu equipamento de som. Certo???.... Então, explicando isso você vai entender mais calmo o que ocorreu na sua outra caixa de som.... 

 

Agora ao empurro de consumo... para você ter ideia, lembre-se que você informou que sua energia aí é 110, na minha região aqui é 220 ...

 

Usina de 60 amperes - empurra aproximadamente 800 w em 110, 870 w em 220 v. 

Usina de 70 amperes - empurra aproximadamente 850 w em 110, 900 w em 220 v. 

Usina de 80 amperes - empurra aproximadamente 900 w em 110, 920 w em 220 v. 

Usina de 120 amperes - empurra aproximadamente 1400 w em 110, 1500 w em 220 v. 

 

Essas medidas são apenas exemplos, pois o resultado final da usina, mesmo de marcas diferentes, podem variar e claro apresentarem medidas diferentes dessa dependendo da marca e modelo. 

 

Enfim, seu som ligado no baixo, você vai ouvir satisfatoriamente o equipamento que eu te sugeri em uma usina de 60 amperes, porque ele vai consumir menos, quando você vai aumentar o volume, sua caixa vai consumir mais energia/watts e a usina de 60 amperes a partir de determinado volume não vai suportar o consumo de sua caixa, é onde apresentará chiados, ruídos e que consequentemente vai danificar seus alto-falantes. 

 

Acredito que foi isso que ocorreu na sua caixa de som anterior, a usina utilizada não empurrava em energia a quantidade de watts dos alto-falantes utilizados na caixa, por isso que o pessoal pediu pra você utilizar ela até o volume 35/37 e não até o volume 50... Entendeu agora???

 

Então vamos agora responder suas perguntas:

 

Citação

A usina não pode ser uma de 70 amperes ou mais baixa? 

 

Aqui no Clube do Hardware, todos nós nos auxiliamos de forma a sempre procurarmos juntos soluções para não dar dor de cabeça, isso são Usuários, Moderadores, Coordenadores, Administradores, enfim... Acredito que todos tem a mesma finalidade ao auxiliar alguém que tem dúvida. 

 

Portanto o que procuramos aqui sempre é sugerir algo que o detentor da dúvida tenha a solução de suas questões e não um novo problema  para elas.  Sendo assim, respondo a sua pergunta da seguinte forma: - Não! Não pode ser mais baixa, a não ser que ela empurre a quantidade de watts máxima do seu equipamento. 

 

Sei que pode sair do seu orçamento, mas não vamos lhe auxiliar a você montar uma caixa e ter uma nova decepção com o funcionamento da mesma... 

 

Lembre-se que estamos apenas te sugerindo, é seu equipamento, você tem o direito claro de montar de acordo com o seu jeito e adquirir os falantes que optar, não precisa seguir a orientação dada, aqui foi só um exemplo de algo que não lhe dará dor de cabeça, ok. 

 

Quer dizer que você pode mudar tudo isso ai acima sugerido se adequando ao seu orçamento e vamos continuar tentando te auxiliar da mesma maneira, por  exemplo, você pode reduzir digamos os falantes ou a potência dos mesmos, vai se refletir no resultado final que você espera do som, mas tendo qualidade acredito que ainda assim você estará satisfeito.

 

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Mesmo sendo de 120 pode ser da marca Jfa ?   

 

A Jfa assim como a Spark dentre outras marcas podem ter variação de alimentação final mesmo tendo amperagens iguais, quer dizer que a JFA 120 amperes pode empurrar 800 w e a Spark 120 amperes pode empurrar 850 w por exemplo, isso não quer dizer que a marca é ruim, apenas que o sistema de alimentação das usinas mesmo com a mesma corrente são diferentes, então você deve se atentar apenas a essas medidas no caso da Usina.

 

Citação

E como pesquiso o modulo amplificador 

Quantos Ohms seria necessário ?  

Quantos canais seria preciso? 

 

O módulo e a usina são as últimas coisas que você vai comprar, porque??? Porque você só vai saber o quanto de potência que você precisa depois que tiver seus alto-falantes, rádio e crossolver adquiridos... 

 

E aí sim, você vai procurar nas lojas de som automotivo por aí, o módulo necessário pra empurrar sua caixa juntamente com a usina. Porque aí todos terão a potência do seu conjunto e irão aconselhar o que você precisa pra ligar isso.  Se o pessoal daí não souberem indicar, procure em outro canto, porque profissionalismo nesses casos faltam em muitos lugares... 

 

No quesito de Ohms e Canais eles também só vão saber quando você apresentar os falantes adquiridos, aí o montador vai sugerir a você o que precisa, é função do técnico de áudio saber isso e claro montar corretamente pra você.

 

A minha opinião a você é, chegue na loja de som e não vá no papo do vendedor não, procure um montador de som (geralmente o montador de som também não é o Técnico de áudio, viu, são pessoas diferentes, procure o montador de som mesmo), encontrando o montador pergunte quanto ele cobra pra montar uma caixa de som pra você, se ele te falar que cobra Y, você vai e oferece Y + X pra ele te auxiliar na aquisição dos equipamentos que ainda faltam e montar uma caixa que não vai lhe dá dor de cabeça, mas fale com o montador mesmo, o que vai montar a caixa pra você... Ele não vai lhe deixar errar, se tiver conhecimento, certeza.

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Em 21/12/2020 às 13:23, Dj Rayke disse:

 

 

Eu já aconselharia uma caixa mínima  nesse modelo:

 

1 - Alto Falante Woofer de 15 pol (Geralmente 550 W rms, procure Woofer e não Suboofer, o Woofer lhe garantirá um grave mais para fora da caixa).

1 - Par de alto-falantes triaxiais 600  / 650 pmpo (Geralmente 300 Watts RMS o par, ou mais, marcas Zeta ou Pionner, Pionner estão mais em conta).

1 - Par de Tweeter JBL/ Selenium (Professional Series, 100 a 200 Watts RMS o par)
1 - Modulo amplificador

1 - Suporte exaustor / ventilação para o amplificador (dependendo de que módulo iria usar)
1 - Crossolver Pyramid, Stetsom, Selium (ai vai da sua escolha)
1 - Radio Usb Bluetooth FM/AM
1 - Caixa MDF
1 - Fonte 12v ou Usina...

 

 

 

 

Vou seguir o seu conselho, vou esperar um tempo para desembolsar o dinheiro necessário e montar uma caixa bob que não me dará dor de cabeça. Vou me basear nessa configuração sugerida. 

 

Pretendo investir em uma Usina de pelo menos 120 amperes ou mais de acordo com o restante da configuração, o mesmo com a banda 2000 rms. 

 

Agradeço muito todo o seu empenho e tempo para esclarecimento e auxilio, estou confiante que optei pela melhor escolha de esperar, para montar um conjunto de qualidade. Isso ficará registrado e espero que ajude outras pessoas assim como me ajudou. Obrigado @Dj Rayke.  

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