Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Perguntas:

Um SSD M.2 não compatível, pode causar tela azul no computador? (BIOS e Windows reconhecem normalmente)

Um SSD M.2 pode estar danificado? Mesmo aparecendo como 100% correto em vários programas de teste de disco?

Contexto:

Recentemente adicionei um SSD M.2 Adata XPG Gammix S10L (S5) 2280 PCIe NVME gen3x4 (Chinês) no meu notebook Acer Aspire 5 A515-51G.

Instalei o Windows 10 nele, e após isso ele apresenta BSOD (Tela Azul) após algum tempo de uso.

Em todos os programas de informação de disco, o SSD aparece como 100%, perfeito estado. 

Na tela "Visualizador de Eventos" do Windows, os erros que aparecem nos horários de Tela Azul são: 

"Falha na criação do arquivo de despejo devido a erro durante a criação do despejo" e logo após um Erro Critico envolvendo o Kernel Power (Porém acredito que esse erro critico é causado por causa do primeiro)

Esse problema da Tela Azul só começou a aparecer após a instalação do SSD M.2.

Já fiz alguns procedimentos para tentar resolver esses problemas listados no Visualizador de Eventos, mas nenhum surgiu efeito até agora. Por isso estou pensando que é culpa do SSD apenas, esses erros, mas gostaria de saber se é por que ele é muito forte para meu notebook ou se é por que ele está com defeito. 

Alguém pode me auxiliar? Por gentileza.

Muito obrigado, desde já.

• Moderador
Postado
11 minutos atrás, ViniCL disse:

Um SSD M.2 não compatível, pode causar tela azul no computador? (BIOS e Windows reconhecem normalmente)

Se o SSD não é compatível ele nem sequer irá iniciar ou ser reconhecido...

11 minutos atrás, ViniCL disse:

Um SSD M.2 pode estar danificado? Mesmo aparecendo como 100% correto em vários programas de teste de disco?

Sim.

12 minutos atrás, ViniCL disse:

Na tela "Visualizador de Eventos" do Windows, os erros que aparecem nos horários de Tela Azul são: 

"Falha na criação do arquivo de despejo devido a erro durante a criação do despejo" e logo após um Erro Critico envolvendo o Kernel Power (Porém acredito que esse erro critico é causado por causa do primeiro)

Você alterou o arquivo de paginação?

Se não sabe dizer, então abra o gerenciador de tarefas > Desempenho > Memória > Tire uma print e poste aqui.

• Amei 1
Postado

19 minutos atrás, GabrielLV disse:

Se o SSD não é compatível ele nem sequer irá iniciar ou ser reconhecido...

Sim.

Você alterou o arquivo de paginação?

Se não sabe dizer, então abra o gerenciador de tarefas > Desempenho > Memória > Tire uma print e poste aqui.

Não me lembro de ter feito algo relacionado a paginação, segue o print do Gerenciador. O que você acha? 

WhatsApp Image 2020-12-22 at 20.17.32.jpeg

• Moderador
Postado

Ele está ativado, porém com um tamanho muito pequeno (1,8GB).

Pressione Windows + Pause Break > Clique em Alterar Configurações para abrir as Propriedades do Sistema> Avançado > Em Inicialização e Recuperação clique em Configurações > Marque a opção "gravar um evento no log do sistema" > Em Gravando informações de depuração selecione "Despejo de memória pequeno" > Em Diretório de despejo pequeno coloque "%SystemRoot%\Minidump" (sem aspas) e dê um OK.

Ainda nas Propriedades do Sistema, no bloco "Desempenho" clique em Configurações > Avançado > No bloco "arquivo de paginação" clique em alterar > Desmarque a opção "Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades" > Deixe a opção "Tamanho personalizado" selecionada, nas duas caixinhas coloque o valor da sua memória RAM * 1,5 (exemplo, se você tem 8GB de memória RAM, e cada GB é 1024MB, então 1024 * 8 * 1,5 = 12288, então, 12288 nas duas caixinhas) e clique em Definir > Dê um OK e reinicie o PC.

A próxima vez que uma tela azul ocorrer. faça o seguinte:

Baixe o BlueScreenView, execute-o, clique em cada um dos arquivos ali (.dmp), tire print das informações exibidas tanto na parte superior quanto na parte inferior do programa e poste aqui para podermos analisar.

https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html

Exemplo de como você deve enviar as prints:

D9n8NNP.png

• Amei 1
Postado

@GabrielLV Certo, ajustei os parâmetros, como você recomendou. Vou verificar como o computador vai reagir e atualizo aqui assim que possível.

Também, surgiu outra dúvida. Eu aumentei apenas a paginação do SSD, eu também uso um HD, preciso fazer o mesmo procedimento de paginação nele, também? 

WhatsApp Image 2020-12-22 at 21.01.19.jpeg

Postado

@GabrielLV Gabriel, nesse espaço de tempo, o computador ficou um tempo maior, sem apresentar a BSOD, cerca de 1/2 horas (sendo exigido um pouco mais). Eu tentei coletar os Logs pelo software que recomendou, mas o Windows nem está gerando o arquivo que alimenta o BlueScreenView (pelo menos não  existe o diretório "Minidump").

Por causa disso, eu tirei uma foto, da tela de erro. 

Ele não saia de 0% concluido, o erro é o "Whea Uncorrectable Error".

Dei uma pesquisa rápida, e pelo que entendi, é erro de hardware, o que você acha?

WhatsApp Image 2020-12-23 at 08.19.17.jpeg

• Moderador
Postado

Sim, Whea_Uncorrectable_error indica uma falha grave de hardware.

Como os dumps não estão sendo gerados, faça o seguinte:

1- Faça um teste de integridade no seu HD utilizando o Data Lifeguard Diagnostic: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=en&p=3
Abra-o, selecione seu HD e faça o teste rápido (pode levar alguns minutos) e o teste extenso (esse pode demorar algumas horas). Após a conclusão dos testes, veja se foi indicado algum erro, após isso clique no ícone da folha ao lado de "to View SMART data", tire uma print e poste aqui.

2- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/redirect.php?product=CrystalDiskInfoInstaller)

Postado

@GabrielLV  Desculpe a demora. Então, ontem de manhã, eu desliguei o Fast Boot da BIOS da Acer, e o computador não deu tela azul nenhuma vez durante o dia inteiro. Porém como o BSOD indicava problema de hardware, resolvi fazer os testes do mesmo jeito.

E após fazer os testes, ele voltou a dar tela azul constantemente. Segue o relato:

Já no primeiro teste completo de HD, ele deu tela azul na metade do processo. Então religuei novamente e o teste foi concluído (Segue os prints do HD). Também fiz os mesmos testes no SSD.

Eu também fiz teste de integridade da memória RAM, pelo comando "msdched" no Executar. E ele não apontou erros.

No DiskInfo, o HD está saudável, e o SSD foi para 99% (ontem estava em 100%), segue os prints.

Outra dúvida, eu vi que na lista de eventos sempre aparece vários avisos, e um deles, a respeito do processador, me chamou mais atenção. É relacionada ao filmware, porém estou com a BIOS mais atual que tem no site da Acer para o meu modelo. 

Segue o print também.

HD1.png

HD2.png

INFO1.png

INFO2.png

AVISO.png

• Moderador
Postado

Já li alguns relatos de avisos como este no visualizador de eventos terem relação com fornecimento de energia, mas não sei ao certo se ele indica que a bateria está fraca e por tanto o consumo foi reduzido ou se tem alguma relação com o problema das telas azuis...

O problema persistiu após desativar o fastboot no setup?

Você usa o notebook diretamente na tomada com a bateria conectada? Se sim, faça o teste: Use o notebook somente com a tomada, remova a bateria

PS: O recomendado é que você SEMPRE use o notebook na tomada sem a bateria, e só use-a novamente quando não estiver usando a tomada (jamais os dois ao mesmo tempo, exceto quando for para carregar a bateria, mas após ela estar carregada, remova-a).

Em 24/12/2020 às 10:20, ViniCL disse:

Eu também fiz teste de integridade da memória RAM, pelo comando "msdched" no Executar. E ele não apontou erros.

O diagnostico de memória RAM do Windows deve ser corretamente configurado antes de ser realizado, do contrário, ele irá executar um teste rápido de poucos minutos que muitas vezes não detecta nada.

Não acho que seja necessário no momento, mas caso queira fazer o teste na memória RAM, faça os procedimentos deste tutorial:

Postado

@GabrielLV Então, nesse período percebi que ele só está dando tela azul em momentos que o notebook não é muito exigido.

Se estiver com um game aberto, por exemplo, ele funciona tranquilamente, mas se deixar ele um pouco mais ocioso, só com a web aberta, por exemplo, ele apresenta BSOD depois de um tempinho. 

Tem ideia do que pode estar causando isso?

Desligar o FastBoot eu diria que ajudou a diminuir a incidência, mas não a resolver por completo o problema.

Quanto a bateria, eu sempre uso o notebook na tomada, sem remover a bateria (até por que há momentos que preciso mover ele de lugar), vou ver como posso fazer para seguir esse conselho da bateria. 

• Moderador
Postado
4 minutos atrás, ViniCL disse:

Quanto a bateria, eu sempre uso o notebook na tomada, sem remover a bateria (até por que há momentos que preciso mover ele de lugar), vou ver como posso fazer para seguir esse conselho da bateria. 

O ideal é que você use o notebook SOMENTE na tomada e use a bateria quando não estiver usando a tomada, do contrário, após algum tempo, irá ocorrer o famoso problema do notebook não ligar mais com a bateria.

5 minutos atrás, ViniCL disse:

Se estiver com um game aberto, por exemplo, ele funciona tranquilamente, mas se deixar ele um pouco mais ocioso, só com a web aberta, por exemplo, ele apresenta BSOD depois de um tempinho. 

Tem ideia do que pode estar causando isso?

Se o problema tiver de fato alguma relação com o SSD, isso talvez seja mais um indício pois enquanto um jogo está rodando, todas as tarefas em segundo plano são suspensas para não atrapalhar a jogatina. O oposto ocorre enquanto você está usando o navegador, ou seja, mais recursos são usados e tarefas são executadas.

Baixe o Adata SSD Toolbox:

https://www.adata.com/en/ss/software-6/

Vá em Diagnostic > Execute o "quick diagnostic" e o "extended diagnostic".

Vá em utilities > Firmware update > veja se existe alguma atualização para o firmware do SSD.

Postado

@GabrielLV Entendi, vou cuidar mais da bateria. Infelizmente meu notebook não mostra mensagem de bateria fraca, já vi outras pessoas com problemas parecidos, e nada resolve. 

Sobre a Tela Azul, não é exclusivamente em Games, mas programas no geral, de desenvolvimento e edição por exemplo, a tela azul não ocorre usando eles. Ela realmente só ocorre as vezes quando o notebook está mais ocioso. Por conta disso, não está causando tanto stress, apesar de agora sempre houver uma preocupação a mais.

Como recomendou, eu já fiz vários scans com o Adata SSD Toolbox, e nenhuma vez apontou problema.

Basicamente, a BSOD só está ocorrendo quando o Note não está sendo muito exigido/ocioso . 

bsodmeme.png

Postado

@GabrielLV Certo, 3 perguntas.

Há problema em deixar rodando por mais de 8 passos?

Há algum risco de agravar o problema, começar a aparecer telas azuis mais frequentes? Se de fato houver problema na RAM. (Eu li que esse teste exige muito da maquina, e eu não sei os detalhes dos processos que ele executa)

E por fim, tem risco de corromper arquivos, e apagar dados do HD?

• Moderador
Postado
1 hora atrás, ViniCL disse:

Há problema em deixar rodando por mais de 8 passos?

Não, usar por mais passos fará com que o tempo de diagnóstico seja maior. No final do tópico eu citei um exemplo de um amigo que precisou deixar o memtest rodando por mais de 30 horas para que um defeito de difícil diagnóstico fosse finalmente detectado, mas para casos não tão extremos, o ideal é 8 passos (que costuma durar entre 5 a 7 horas).

Há algum risco de agravar o problema, começar a aparecer telas azuis mais frequentes? Se de fato houver problema na RAM. (Eu li que esse teste exige muito da maquina, e eu não sei os detalhes dos processos que ele executa)

Não, mas isso não faz sentido pois se o problema for de fato a memória RAM, você obviamente iria querer substituí-la assim que fosse possível, independente das telas azuis piorarem ou não (afinal, não estamos falando de mais ou de menos frequência, mas sim de uma peça defeituosa que precisa ser removida do computador)...

E por fim, tem risco de corromper arquivos, e apagar dados do HD?

Não, afinal o teste é na memória RAM, o disco rígido nem sequer será usado.

Postado
14 horas atrás, GabrielLV disse:

Não, mas isso não faz sentido pois se o problema for de fato a memória RAM, você obviamente iria querer substituí-la assim que fosse possível, independente das telas azuis piorarem ou não (afinal, não estamos falando de mais ou de menos frequência, mas sim de uma peça defeituosa que precisa ser removida do computador)...

É que eu não vou conseguir trocar a peça, no momento. Por isso, que me preocupo se a frequência de tela azul pode aumentar. 

Vou fazer o teste assim que possível, está dando erro na criação do pendrive bootável. Vou ter que arranjar outro provavelmente. Atualizo aqui dai. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!