Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PCI express 4.0 funciona em 3.0 x16??


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Ajuda ae 😅
Pessoal estou com uma dúvida, tenho uma placa-mãe que aceita 3.0 x16, porém quero comprar uma placa de vídeo que tem 4.0, é compatível? (é 4.0 não 4.0 x16)
Essa é a placa-mãe:
https://www.asus.com/br/Motherboards/TUF-GAMING-A520M-PLUS/overview/
Essa é a placa de vídeo:
https://www.kabum.com.br/produto/115770/placa-de-video-asus-dual-amd-radeon-rx-5600-xt-evo-6gb-gddr6-dual-rx5600xt-t6g-evo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flakes Careca Todos os padrões PCI Express são retrocompatíveis, ou seja, funcionam com padrões mais antigos, o que faz com que, pelo menos em teoria, qualquer placa de vídeo PCI Express funcione com qualquer placa-mãe que tenha um slot PCI Express, não importando a geração. A velocidade, porém, vai ser sempre limitada pelo dispositivo que suporta a versão mais antiga. Assim, se você instalar uma placa de vídeo com suporte a PCI Express 4.0 em uma placa-mãe que suporta no máximo PCI Express 2.0, o sistema funcionará na velocidade PCI Express 2.0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Tavaares00 disse:

@Flakes Careca Todos os padrões PCI Express são retrocompatíveis, ou seja, funcionam com padrões mais antigos, o que faz com que, pelo menos em teoria, qualquer placa de vídeo PCI Express funcione com qualquer placa-mãe que tenha um slot PCI Express, não importando a geração. A velocidade, porém, vai ser sempre limitada pelo dispositivo que suporta a versão mais antiga. Assim, se você instalar uma placa de vídeo com suporte a PCI Express 4.0 em uma placa-mãe que suporta no máximo PCI Express 2.0, o sistema funcionará na velocidade PCI Express 2.0.

Obrigado pela explicação! Porém ainda me restou uma dúvida, o x16 interfere em algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Flakes Careca disse:

Obrigado pela explicação! Porém ainda me restou uma dúvida, o x16 interfere em algo?

@Flakes Careca "A vantagem é que o slot PCI-Express serve pra qualquer coisa, ao invés de só placa de vídeo. Você pode pegar uma placa PCI-Ex1 e espetar no slot PCI-Ex16. ... Outra vantagem é que um slot x16 pode fornecer mais energia pra placa, e muitos chipsets AGP que precisam de plugue de força extra a dispensam nas versões PCI-Ex16."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Flakes Careca Todo slot de placa-mãe feito para placa de vídeo é 16x. A diferença na velocidade não será percebida com as gerações de GPUs atuais quando usando uma 4.0 em uma placa-mãe 3.0 simplesmente porque, como em todas as mudanças de geração prévias, não há GPUs que usem toda a bandwidth da geração prévia para sequer precisar da atual. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!