Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tenho o seguinte cenário:

Cabo da NET chega a um ponto central na sala e a partir desse ponto saem 3 cabos coaxiais que levam a 3 cômodos. O objetivo é levar Internet para estes 3 locais considerando que Wifi não é opção.

Uma alternativa seria passar cabos ethernet do ponto central na sala para os quartos, mas isso é inviavel porque o imóvel é antigo e os conduites são finos, não posso arrancar o cabeamento coax para passar o ethernet. 😭

Outra alternativa que pensei é utilizar o cabeamento coax que está em excelente estado para trafegar os dados. Para isto compraria algo para converter a midia de Coax <=> Ethernet.

Algo do tipo: 1pc RF Female To RJ-45 Male Coaxial Barrel Coupler Coax Adapter F-Type Connector - que vou chamar de ITEM 1

Ou isso: Adaptador De Conector Bnc Para Rj45 Ethernet - que vou chamar de ITEM 2

Mas aí começam as dúvidas:

1o) Não tenho certeza qual item é o correto a se usar (item 1 ou item 2) considerando as características técnicas dos cabos. (Me refiro aqui a impedancia, por exemplo)

2o) O cabo ethernet, embora tenha 8 vias, não utiliza todas, correto? Mesmo assim me parece um pouco "mágico" um conector como o ITEM 1 converter toda gama de sinais em algo serial.... e depois... fazer o inverso do outro lado....

Por fim... alguem saberia indicar o hardware correto para a aplicação que estou pretendendo montar?

Abcs e Feliz Natal!

Postado

@rqb lá nos primórdios da informática se usava cabo coaxial para rede de computador, ele não passa de 10 mega halduplex , mas é inviável, essas placas não existem mais e ficaria muito lento.

você poderia passar cabos de fibra optica, ele é bem fino e os conversores já baratearam bastante.

Esses adaptadores que você deve ter encontrado são para converter video e não sinal de rede.

depois fui presta atenção do outro link, eu não acredito nele, você pode testar , mas não creio que cabo coaxial consiga tanta velocidade, ná verdade nem creio que ele funcione direito.

Postado

@wagner2029 muito obrigado!

Estava suspeitando que esses conversores eram "mágicos demais"....

Para mim acho que teria que ser algo do tipo isso aqui, da COMTREND...

Esse hardware aí claramente recebe o sinal ethernet e converte pra coax... chega do outro lado ele faz o inverso.... mas nem achei pra comprar..

De qqer maneira.. muito obrigado

• Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, wagner2029 disse:

@rqb lá nos primórdios da informática se usava cabo coaxial para rede de computador, ele não passa de 10 mega halduplex , mas é inviável, essas placas não existem mais e ficaria muito lento.

Não é bem assim. A Net usa coaxial pra instalações de TV e internet. Minha empresa tem planos de 250Mb e 500Mb.

Ele só precisa do equipamento certo pra fazer essa gambiarra.

Postado
1 minuto atrás, Math.Pi disse:

Não é bem assim. A Net usa coaxial pra instalações de TV e internet. Minha empresa tem planos de 250Mb e 500Mb.

Ele só precisa do equipamento certo pra fazer essa gambiarra.

No caso... o equipamento certo.... seria um conversor de midia, certo?

Postado

@Math.Pi mas o coaxial que as empresas de telefonia usam tem um padrão pra isso, esse que geralmente se usam em casa , aquele mais fino, nem padrão tem, eu estou me referindo a esses cabos de antena sem vergonha, que geralmente se usam em casa.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, wagner2029 disse:

@Math.Pi mas o coaxial que as empresas de telefonia usam tem um padrão pra isso, esse que geralmente se usam em casa , aquele mais fino, nem padrão tem, eu estou me referindo a esses cabos de antena sem vergonha, que geralmente se usam em casa.

Pelo relato do autor, ele está reaproveitando o cabeamento antigo da Net. Talvez por usar outra operadora que não utiliza essa tecnologia.

4 minutos atrás, rqb disse:

No caso... o equipamento certo.... seria um conversor de midia, certo?

Algo assim: https://yaoota.com/en-ng/product/ethernet-over-coaxial-converter-eoc-5-pairs-price-from-konga-nigeria

Mas nos sites que acho não funcionam rsrs.

Achei desses também: https://www.insight.com/en_US/shop/product/EOC1110K/StarTech.com/EOC1110K/StarTech.comGigabitEthernet/

Mas o custo acaba compensando mais quebrar as paredes do que comprar 3 kits desse.

Postado

Eu aconselharia a chamar um eletricista, pode ser que ele consiga usar os cabos velhos como guia a já passar cabos cat6e, mesmo que não der certo chama um bom pedreiro que tenha a máquina de cortar parede, não é maquita embora tb sirva, corta as paredes, põe conduíte novo e nunca mais se incomoda.

Postado

@rqb precisaria de algo assim: https://www.amazon.com/Actiontec-MoCA-Network-Adapter-Ethernet/dp/B088KV2YYL/ref=pd_sbs_2?pd_rd_w=086PJ&pf_rd_p=ed1e2146-ecfe-435e-b3b5-d79fa072fd58&pf_rd_r=TAV01RWZJJMPECD45C3K&pd_rd_r=b9f136e3-6a87-4b5c-b494-6e98645dc1c5&pd_rd_wg=zYBU8&pd_rd_i=B088KV2YYL&psc=1

Mas penso que usar powerline é mais simples. Ou mesmo trocar os cabos por ethernet.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!