Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Coaxial (BNC) para Ethernet (RJ45) conversor de midia ou adaptador?


rqb

Posts recomendados

Olá pessoal, tenho o seguinte cenário:

 

Cabo da NET chega a um ponto central na sala e a partir desse ponto saem 3 cabos coaxiais que levam a 3 cômodos. O objetivo é levar Internet para estes 3 locais considerando que Wifi não é opção.

 

Uma alternativa seria passar cabos ethernet do ponto central na sala para os quartos, mas isso é inviavel porque o imóvel é antigo e os conduites são finos, não posso arrancar o cabeamento coax para passar o ethernet. 😭

 

Outra alternativa que pensei é utilizar o cabeamento coax que está em excelente estado para trafegar os dados. Para isto compraria algo para converter a midia de Coax <=> Ethernet.

 

Algo do tipo: 1pc RF Female To RJ-45 Male Coaxial Barrel Coupler Coax Adapter F-Type Connector - que vou chamar de ITEM 1

Ou isso: Adaptador De Conector Bnc Para Rj45 Ethernet - que vou chamar de ITEM 2

 

Mas aí começam as dúvidas:

 

1o) Não tenho certeza qual item é o correto a se usar (item 1 ou item 2) considerando as características técnicas dos cabos. (Me refiro aqui a impedancia, por exemplo)

2o) O cabo ethernet, embora tenha 8 vias, não utiliza todas, correto? Mesmo assim me parece um pouco "mágico" um conector como o ITEM 1 converter toda gama de sinais em algo serial.... e depois... fazer o inverso do outro lado....

 

Por fim... alguem saberia indicar o hardware correto para a aplicação que estou pretendendo montar?

 

Abcs e Feliz Natal!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rqb lá nos primórdios da informática se usava cabo coaxial para rede de computador, ele não passa de 10 mega halduplex , mas é inviável, essas placas não existem mais e ficaria muito lento.

você poderia passar cabos de fibra optica, ele é bem fino e os conversores já baratearam bastante.

Esses adaptadores que você deve ter encontrado são para converter video e não sinal de rede.

depois fui presta atenção do outro link, eu não acredito nele, você pode testar , mas não creio que cabo coaxial consiga tanta velocidade, ná verdade nem creio que ele funcione direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wagner2029 muito obrigado!

 

Estava suspeitando que esses conversores eram "mágicos demais"....

Para mim acho que teria que ser algo do tipo isso aqui, da COMTREND...

Esse hardware aí claramente recebe o sinal ethernet e converte pra coax... chega do outro lado ele faz o inverso.... mas nem achei pra comprar..

 

De qqer maneira.. muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 minutos atrás, wagner2029 disse:

@rqb lá nos primórdios da informática se usava cabo coaxial para rede de computador, ele não passa de 10 mega halduplex , mas é inviável, essas placas não existem mais e ficaria muito lento.

Não é bem assim. A Net usa coaxial pra instalações de TV e internet. Minha empresa tem planos de 250Mb e 500Mb.

Ele só precisa do equipamento certo pra fazer essa gambiarra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Math.Pi disse:

Não é bem assim. A Net usa coaxial pra instalações de TV e internet. Minha empresa tem planos de 250Mb e 500Mb.

Ele só precisa do equipamento certo pra fazer essa gambiarra.

 

No caso... o equipamento certo.... seria um conversor de midia, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, wagner2029 disse:

@Math.Pi mas o coaxial que as empresas de telefonia usam tem um padrão pra isso, esse que geralmente se usam em casa , aquele mais fino, nem padrão tem, eu estou me referindo a esses cabos de antena sem vergonha, que geralmente se usam em casa.

Pelo relato do autor, ele está reaproveitando o cabeamento antigo da Net. Talvez por usar outra operadora que não utiliza essa tecnologia.

4 minutos atrás, rqb disse:

 

No caso... o equipamento certo.... seria um conversor de midia, certo?

Algo assim: https://yaoota.com/en-ng/product/ethernet-over-coaxial-converter-eoc-5-pairs-price-from-konga-nigeria

Mas nos sites que acho não funcionam rsrs.

Achei desses também: https://www.insight.com/en_US/shop/product/EOC1110K/StarTech.com/EOC1110K/StarTech.comGigabitEthernet/

Mas o custo acaba compensando mais quebrar as paredes do que comprar 3 kits desse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aconselharia a chamar um eletricista, pode ser que ele consiga usar os cabos velhos como guia a já passar cabos cat6e, mesmo que não der certo chama um bom pedreiro que tenha a máquina de cortar parede, não é maquita embora tb sirva, corta as paredes, põe conduíte novo e nunca mais se incomoda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rqb precisaria de algo assim: https://www.amazon.com/Actiontec-MoCA-Network-Adapter-Ethernet/dp/B088KV2YYL/ref=pd_sbs_2?pd_rd_w=086PJ&pf_rd_p=ed1e2146-ecfe-435e-b3b5-d79fa072fd58&pf_rd_r=TAV01RWZJJMPECD45C3K&pd_rd_r=b9f136e3-6a87-4b5c-b494-6e98645dc1c5&pd_rd_wg=zYBU8&pd_rd_i=B088KV2YYL&psc=1

 

Mas penso que usar powerline é mais simples. Ou mesmo trocar os cabos por ethernet.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!