Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou fazendo uma fonte e gostaria de usar um Trafo que tenho disponível, que possui as seguintes especificações: 220/15 V e 1 A.

Gostaria de aumentar a corrente dessa fonte, por isso elaborei o circuito abaixo.

A ideia do circuito é que quando o transistor for polarizado o mesmo possa “conduzir” corrente da fonte sem transformador.

Com base no que vi, as fontes sem transformador não são boas para altas correntes. Dessa forma esse circuito pode ser usado?  Pois no meu ponto de vista o circuito não seria mais galvanicamente isolado. Existe alguma forma de aumentar a corrente sem ter que mudar o enrolamento do Trafo?

128931252_Screenshot(59).thumb.png.d5821086dfeadb76024496b1f7f205f5.png

Postado
4 horas atrás, inline disse:

Dessa forma esse circuito pode ser usado?  Pois no meu ponto de vista o circuito não seria mais galvanicamente isolado.

Esse circuito não pode ser usado pelo motivo que você mesmo descreveu: não há isolamento da rede. 

O circuito também não funciona, já que deixa o transformador inútil e aquele divisor de tensão com resistor aquece a ponto de queimar. 

5 horas atrás, inline disse:

Existe alguma forma de aumentar a corrente sem ter que mudar o enrolamento do Trafo?

Só existe uma maneira:

Usar um regulador chaveado na saída e abaixar a tensão pra corrente subir. 

Seu trafo é limitado em 15W, não tem como tirar mais que isso. 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
9 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Quanta corrente a mais você precisa? Para que situações? Conforme o caso, será muito difícil não torrar o tip do seu circuito

Estava querendo uns 8 a 10 A. No caso do TIP eu poderia colocar mais de um cascata.

8 horas atrás, Renato.88 disse:

Só existe uma maneira:

Usar um regulador chaveado na saída e abaixar a tensão pra corrente subir. 

Vou pesquisar sobre o regulador chaveado. 

Muito Obrigado a todos!

Postado
36 minutos atrás, inline disse:

Estava querendo uns 8 a 10 A.

36 minutos atrás, inline disse:

Vou pesquisar sobre o regulador chaveado

Regulador chaveado não faz milagre. 

Para os 8 ou 10A deve comprar outro transformador. 

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...