Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Coordenador
Postado

Olá, pessoal!

Meu escritório fica em um lado da casa, enquanto uma sala com TV fica em outro. Quero fazer streaming jogos do meu desktop, no escritório, até o notebook, na sala, através da rede interna, utilizando o Steam Remote Play. Para isso, preciso de uma conexão cabeada de alta velocidade e irei ligar um roteador no outro, que atuará como repetidor. Considerando todas as voltas que farei com o cabo pelo telhado, a distância será em torno de 45 metros. Vocês acham que o cabo CAT5e fornecerá boa experiência? Recomendam alguma marca em específico? Tive boa experiência no passado com cabos da Lan Expert.

Agradeço desde já. 

• Membro VIP
Postado

Rede 1Gb? Aqui utilizo uns 40 metros, detalhe que parte do cabo passa externamente. Tá uns 10 anos ali, cabo comum (sem blindagem, sem proteção UV), no problems.

Quanto a marca do cabo, sinceramente qualquer uma, desde que bem construído.

• Obrigado 1
  • Coordenador
Postado

@Phoenyx Cara, havia esquecido de conferir essa questão. Um dos meus roteadores (o principal) é um TP-Link Archer C2 e ele tem portas Gigabit. O outro seria um Multilaser RE163 que tenho parado, mas ele não tem portas Gigabit. Você acha que teria que trocá-lo? 

Poderia também simplesmente plugar o cabo direto no notebook, mas queria colocar o outro roteador para poder ligar a TV e outras coisas também.

O cabo aqui vai passar apenas internamente. 

@djfulano Darei uma olhada nesses. Os da Lan Expert você conhece? 

• Membro VIP
Postado

@KairanD Bom, se você quer jogar no seu note pelo remote play, quanto maior a conexão, melhor. 

O mínimo hoje pra rede interna é justamente 1Gb. Existe ethernet 2.5Gb e 5Gb, placas mãe topo de linha já vem com esta especificação aliás. 100Mb te atrapalha hoje no simples gerenciamento de arquivos (SSD SATA já satura a rede 1Gb facilmente).

Vídeo sobre o assunto:

• Curtir 1
Postado

21 minutos atrás, KairanD disse:

@Phoenyx Cara, havia esquecido de conferir essa questão. Um dos meus roteadores (o principal) é um TP-Link Archer C2 e ele tem portas Gigabit. O outro seria um Multilaser RE163 que tenho parado, mas ele não tem portas Gigabit. Você acha que teria que trocá-lo? 

Poderia também simplesmente plugar o cabo direto no notebook, mas queria colocar o outro roteador para poder ligar a TV e outras coisas também.

O cabo aqui vai passar apenas internamente. 

@djfulano Darei uma olhada nesses. Os da Lan Expert você conhece? 

Tenho amigos que utilizam esses da Lan Expert e não ouço reclamações. Eu acredito que não haverá problemas. 

Quanto ao citado pelo @Phoenyx, eu uso do Steam Remote Play e Steam Link na TV e não consome mais que 30 Mbps.(Em Full HD) A maior preocupação é a latência, que com o cabo de rede é resolvida, independente de ser /100 ou /1000.

Segue duas matérias falando sobre o assunto:

https://www.tomsguide.com/reference/steam-remote-play-together-how-to-use

https://www.gameaccesory.com/post/how-much-data-do-remote-play-and-steam-link-use

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, KairanD disse:

@djfulano Tentei jogar pelo Steam Play usando o wi-fi e foi um desastre. Por isso mesmo estou querendo a rede cabeada.

A grande questão ao usar Stream para jogar, e isso inclui Xcloud, Steam Link, Google Stadia entre outros, é a latência e perda de pacotes. As redes Wifi, principalmente em 2.4GHz não tem as características necessárias. Para se usar por Wifi, tem que ser no mínimo uma rede 5GHz preferencialmente AC ou AX com canal em 40MHz. Se não esquece, fica inviável.

Já com um cabo de rede, apesar de estar limitado a 100 Mbps, a latência fica em torno de 1ms e se tudo estiver ok também há há perda de pacotes.

Abaixo o link das recomendações da própria Valve:

https://support.steampowered.com/kb_article.php?ref=4950-EBNM-7843&l=portuguese

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@djfulano Isto irá depender do nível de detalhamento, fidelidade esperada, hardware.

No vídeo acima mostra bem esta questão. Na minha rede, onde os vídeos estão em HDs, você já sente um buffer no momento que starta o vídeo. Em games, em SSDs, dependendo da qualidade será sentido tmb. To falando em qualidade do vídeo e não da latencia, pois sendo no cabo será a mesma.

• Curtir 2
Postado
8 minutos atrás, Phoenyx disse:

@djfulano Isto irá depender do nível de detalhamento, fidelidade esperada, hardware.

No vídeo acima mostra bem esta questão. Na minha rede, onde os vídeos estão em HDs, você já sente um buffer no momento que starta o vídeo. Em games, em SSDs, dependendo da qualidade será sentido tmb. To falando em qualidade do vídeo e não da latencia, pois sendo no cabo será a mesma.

@Phoenyx Concordo, mas quando falamos em transferência de arquivos e VoD (Video on Demand) tipo, Netflix, YouTube, etc...

Quando falamos de Stream em tempo real, não há Buffer e o codec de vídeo usado no SteamLink geram trafego de no máximo 30Mbps, como dito pela própria desenvolvedora. Se procurar em qualquer plataforma de Stream de jogos, como as que eu citei, a recomendação é de 20 ou no máximo 40 Mbps de capacidade.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@djfulano É stream de qualquer jeito, tá havendo codificação do lado de cá pra gerar menor tráfego a custa do detalhamento no lado de lá. Basta ver streams da twitch, quando o cara não tem net boa, tudo granulado. Obviamente que em uma rede interna há uma diferença gritante, mas o ideal seria rodar com a mesma qualidade do micro hospedeiro, ou seja, sem compactação.

• Curtir 2
Postado

1 hora atrás, KairanD disse:

Para isso, preciso de uma conexão cabeada de alta velocidade e irei ligar um roteador no outro, que atuará como repetidor

Cascateamento né?

48 minutos atrás, KairanD disse:

@Phoenyx Vou testar com o roteador e, se ficar ruim, posso plugar o cabo diretamente no notebook na hora de jogar.

Já testei sem gigabit e fica muito ruim mesmo com resoluções medianas. O stream de vídeo é pesado com o steam.

Você vai precisar de uma boa CPU no notebook também.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
25 minutos atrás, djfulano disse:

Para se usar por Wifi, tem que ser no mínimo uma rede 5GHz preferencialmente AC ou AX com canal em 40MHz. Se não esquece, fica inviável.

Meu roteador Archer C2 até tem rede 5 GHz, mas meu notebook é de 2014 e não tem suporte: https://www.asus.com/br/Laptops/S46CB/specifications/

29 minutos atrás, Phoenyx disse:

...hardware.

Meu processador não é a coisa mais potente do mundo... Ele também poderia impactar negativamente no Steam Remote Play?

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

Cascateamento né?

Seria esse o termo correto? Meu conhecimento em redes é muito limitado. 

• Curtir 1
Postado
agora, KairanD disse:

Seria esse o termo correto? Meu conhecimento em redes é muito limitado. 

Ligar um roteador via cabo ao outro é cascateamento. Repetidor é quando você repete o sinal via wifi e a latência sobe para as nuvens. Por isso da minha preocupação. Se for cascateamento bem feito a perda é zero. Outra opção também é o powerline se quiser investir, pois ele permite a você conectar o notebook em qualquer tomada e dali tirar seu cabo de rede com perda muito baixa. Só não sei sobre modelos gigabit.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

pois ele permite a você conectar o notebook em qualquer tomada e dali tirar seu cabo de rede com perda muito baixa

Só para elucidar, a perda é de 1 ou 2 ms quando dá para medir, por vezes zero de perda dependendo da rede elétrica.

8 minutos atrás, KairanD disse:

Meu roteador Archer C2 até tem rede 5 GHz, mas meu notebook é de 2014 e não tem suporte: https://www.asus.com/br/Laptops/S46CB/specifications/

Mesmo com 5GHz a latência sobe muito, fica ruim de jogar.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Ligar um roteador via cabo ao outro é cascateamento. Repetidor é quando você repete o sinal via wifi e a latência sobe para as nuvens. Por isso da minha preocupação. Se for cascateamento bem feito a perda é zero. 

Isso! Foi isso que quis dizer. Obrigado por esclarecer. É cascateamento então. 

9 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Outra opção também é o powerline se quiser investir, pois ele permite a você conectar o notebook em qualquer tomada e dali tirar seu cabo de rede com perda muito baixa. Só não sei sobre modelos gigabit.

Vou dar uma olhada, obrigado. Mas a rede elétrica aqui é meio problemática.

14 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Você vai precisar de uma boa CPU no notebook também.

Meu notebook tem um i7 3537U, 8GB de RAM e uma GT 740M 128 bit. O desktop tem um i5 4670K, 16GB de RAM e a GTX 1070Ti.

6 minutos atrás, Phoenyx disse:

Um pouco, mas não determinante. voce terá impacto no GPU, é tipo shadow play isso aí.

Minha GPU fica sobrando na maioria dos jogos (eu só jogo a 75 Hz). O processador não. Se for isso fico feliz. 

O fato de usar Ubuntu interfere em algo?

Postado

Vou dar uma olhada, obrigado. Mas a rede elétrica aqui é meio problemática.

O importante da rede para uso de powerline é que você esteja na mesma fase em ambas as tomadas sem qualquer filtro entre elas.

Meu notebook tem um i7 3537U, 8GB de RAM e uma GT 740M 128 bit. O desktop tem um i5 4670K, 16GB de RAM e a GTX 1070Ti.

Melhor do que o PC onde eu rodei via rede em minha casa. Era gráfico integrado AMD Athlon. Coloquei para minha sobrinha jogar no PC da sala. Dark Souls rodou muito mal via Wifi, ficou jogável via cabo, mas o input lag era perceptível. Minha CPU, por sinal, ficou estressada para compactar o vídeo (coisa que eu nunca tinha parado para pensar, obrigado @Phoenyx). Por fim virou apenas uma curiosidade e me diverti no processo. Hoje em dia não sei se essa função da steam melhorou.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@WOZ Dods Aí irá depender de todo o hardware. Inclusive nem sei se o Steam Play suporta framerate superior a 60fps.

voce tem percas codificando pelo GPU, tanto é que o pessoal que streama de verdade qualquer game e em altas resoluções/fps terá CPU topo de linha e/ou dois PCs sendo um com placa de captura.

• Curtir 2
Postado

@KairanD Se o Hardware que vai usar é esse PC e Notebook do seu perfil, vai rolar de boa. Digo por experiência própria.

Cabo de rede /100 mesmo que com outro roteador, o Steam Remote Play funciona perfeitamente.

Já usei o Remote Play em Hardware bem mais limitado e com uma rede bem mais complexa e inferior. 

Uso hoje com uma cabo de rede cat5 entre o Roteador principal (Onde o PC está ligado) e um Switch L2 de 100 Mbps que fica na sala pra poder ligar a TV,  um SET BOX e um Raspberry. Como mencionei lá na primeira resposta, para esse proposito, sua config vai funcionar de boa.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
17 horas atrás, djfulano disse:

Se o Hardware que vai usar é esse PC e Notebook do seu perfil, vai rolar de boa. Digo por experiência própria.

Isso mesmo, irei usar esse hardware. 

@djfulano @WOZ Dods @Phoenyx Muito obrigado pela ajuda! Irei pesquisar como configurar o segundo roteador aqui e farei um teste com um cabo de rede qualquer, aqui mesmo no escritório, para ver como fica. Logo que fizer isso dou um retorno a vocês!

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!