Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho um notebook Predator Helios 300, ele veio com um SSD nvme de 256GB e um HDD de 1TB. Eu uso esse notebook pra lazer e trabalho, então comprei outro SSD nvme pra fazer dual boot com Windows 10 e Ubuntu. O problema é que o Ubuntu não instala se a BIOS estiver configurada com o Intel RST, só consigo com o AHCI e por algum motivo não consigo usar os dois SSDs ao mesmo tempo com o AHCI, quando tento o pc não inicia, não consigo entrar nem na BIOS fica só uma tela preta. Alguém tem alguma ideia de como fazer os SSDs funcionarem com AHCI ou de como instalar o Ubuntu com RST?

• Moderador
Postado

O RST (Rapid Storage Technology) é uma funcionalidade que permite que você use um SSD secundário como cache para acelerar algumas aplicações usadas pela unidade principal (sendo que ela é bastante presente em notebooks, pois eles geralmente veem com 1TB de HD e um SSD de poucos GB), por tanto, você não conseguirá usar um dualboot com duas unidades se estiver usando o RST.

Estou dando uma vasculhada no Google e não achei nenhuma informação sobre esse notebook ser compatível com 2 SSDs NVMe, o manual do notebook diz se é ou não?

Postado
8 horas atrás, GabrielLV disse:

O RST (Rapid Storage Technology) é uma funcionalidade que permite que você use um SSD secundário como cache para acelerar algumas aplicações usadas pela unidade principal (sendo que ela é bastante presente em notebooks, pois eles geralmente veem com 1TB de HD e um SSD de poucos GB), por tanto, você não conseguirá usar um dualboot com duas unidades se estiver usando o RST.

Estou dando uma vasculhada no Google e não achei nenhuma informação sobre esse notebook ser compatível com 2 SSDs NVMe, o manual do notebook diz se é ou não?

Não cheguei a consultar o manual, mas tem um slot nvme vago e se não me engano no próprio anuncio da Acer falava do possível upgrade. Tenho certeza de que é compatível porque estou usando no momento. Instalei o Windows 10 no SSD novo pra ver se não tinha defeito e está funcionando normalmente, o outro SSD está vazio (formatado).

• Moderador
Postado

Creio eu que você terá que remover os drivers do Intel RST da sua unidade primária para conseguir usar a secundária como dualboot.

Vá no painel de controle > desinstalar um programa > veja se existe algum item relacionado a "Intel RST" e desinstale-o. Faça o mesmo indo no Gerenciador de dispositivos (para acessa-lo, pressione Windows + R > Digite "devmgmt.msc" (sem aspas) e tecle enter).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!