Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600 com picos de 85° é normal?


Ir à solução Resolvido por PlayerUzU,

Posts recomendados

@WOZ Dods O estranho é que a GPU dele estava a 57 graus e como ele disse ele joga no ultra, acho que o problema é mais com CPU do que com o resto, sim os fans extras seriam bons mas acho melhor priorizar o Cooler de CPU por agora.

E para mim o ideal seria 3 fans, 2 na frente puxando ar frio e um atrás tirando ar quente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprando esses dois resolve meu problema definitivamente?

Eu não entendo isso de jogar ar quente pra fora nem frio pra dentro vou ter que estudar tem no YT? kkk

@WOZ Dods

Liguei ele ontem porque o processador chegou ontem, fiquei impressionado com o desempenho dele massa dms

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PlayerUzumaki GTA não exige tanto da GPU. Roda bem em GPUs medianas de 3 gerações atrás. Mas por ser mundo aberto ele taxa muito a CPU, especialmente no ultra onde o volume de veículos e pessoas é grande (imagina a AI pra isso). 

12 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

E para mim o ideal seria 3 fans, 2 na frente puxando ar frio e um atrás tirando ar quente.

Fluxo de ar positivo cria zonas quentes dentro do gabinete. Você basicamente recicla ar quente por não estar saindo rápido o bastante. Não recomendo jamais. Repare que quando um gabinete vem com apenas uma ventoinha, esta é instalada na exaustão. O fluxo negativo tem seus problemas, mas é preferível ao positivo. Ele ventila tão bem quanto o neutro ou até melhor, mas a poeira começa a ser admitida por frestas e não só pelas áreas filtradas. Por isso indico o fluxo neutro, onde tem tanto ar saindo quanto entrando. Você tem ótimas temps, seu gabinete permanece limpo e seu sistema é ventilado por inteiro, não só na zona de passagem de ar. 

8 minutos atrás, Samuka_ disse:

Eu comprando esses dois resolve meu problema definitivamente?

Eu não entendo isso de jogar ar quente pra fora nem frio pra dentro vou ter que estudar tem no YT? kkk

@WOZ Dods

Liguei ele ontem porque o processador chegou ontem, fiquei impressionado com o desempenho dele massa dms

Esses dois resolvem seu problema com o fator limitante do seu gabinete. Ficará infinitamente melhor do que é agora, mas não tão bom quanto poderia ficar. Acredito que com os dois suas temperaturas cairão para algo em torno de 58° a 62° no GTA.

Jogar ar quente para fora significa instalar as ventoinhas soprando para fora onde o ar quente vai. Ar quente sobe, então são as perfurações traseiras e superiores que devem ter ventoinhas nessa orientação. O ar frio vem de baixo, então é no painel frontal, de preferência embaixo, que você instala as ventoinhas que puxam ar para dentro, capisco? Veja as fotos, elas são auto explicativas.

 

Boa referência no assunto:  

Spoiler

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@PlayerUzumaki GTA não exige tanto da GPU. Roda bem em GPUs medianas de 3 gerações atrás. Mas por ser mundo aberto ele taxa muito a CPU, especialmente no ultra onde o volume de veículos e pessoas é grande (imagina a AI pra isso). 

Fluxo de ar positivo cria zonas quentes dentro do gabinete. Você basicamente recicla ar quente por não estar saindo rápido o bastante. Não recomendo jamais. Repare que quando um gabinete vem com apenas uma ventoinha, esta é instalada na exaustão. O fluxo negativo tem seus problemas, mas é preferível ao positivo. Ele ventila tão bem quanto o neutro ou até melhor, mas a poeira começa a ser admitida por frestas e não só pelas áreas filtradas. Por isso indico o fluxo neutro, onde tem tanto ar saindo quanto entrando. Você tem ótimas temps, seu gabinete permanece limpo e seu sistema é ventilado por inteiro, não só na zona de passagem de ar. 

Esses dois resolvem seu problema com o fator limitante do seu gabinete. Ficará infinitamente melhor do que é agora, mas não tão bom quanto poderia ficar. Acredito que com os dois suas temperaturas cairão para algo em torno de 58° a 62° no GTA.

Jogar ar quente para fora significa instalar as ventoinhas soprando para fora onde o ar quente vai. Ar quente sobe, então são as perfurações traseiras e superiores que devem ter ventoinhas nessa orientação. O ar frio vem de baixo, então é no painel frontal, de preferência embaixo, que você instala as ventoinhas que puxam ar para dentro, capisco? Veja as fotos, elas são auto explicativas.

 

Boa referência no assunto:  

  Ocultar conteúdo

 

 

Me faria a gentileza de olhar se as ventoinhas são compatíveis com meu gabinete?

Sou extremamente leigo nesse assunto

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuka_ Tá, então a solução é comprar agora as quatro ventoinhas, mas para usar só 3 a princípio. Você vai precisar fazer furos no topo dele se quiser usar as furações que tem ali. Talvez nem precise furar, mas sim só destacar as plaquinhas de metal pré-cortadas (pois parecem ser assim).

O modelo de ventoinha que lhe enviei é compatível com o painel frontal e traseiro. A princípio você vai instalar apenas duas, uma na frente em baixo admitindo ar, outra atrás jogando ar para fora. Depois que fizer as furações no topo, aí pode instalar os outros dois. Pelo que vi aqui nem vai precisar furar seu painel frontal, parece que ele sequer tem filtros então o fluxo de ar dele é ruim, mas pelo menos existe. Depois que tiver quatro ventoinhas instaladas, aí você pondera se quer furar o painel frontal se não ficar satisfeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Samuka_ Tá, então a solução é comprar agora as quatro ventoinhas, mas para usar só 3 a princípio. Você vai precisar fazer furos no topo dele se quiser usar as furações que tem ali. Talvez nem precise furar, mas sim só destacar as plaquinhas de metal pré-cortadas (pois parecem ser assim).

O modelo de ventoinha que lhe enviei é compatível com o painel frontal e traseiro. A princípio você vai instalar apenas duas, uma na frente em baixo admitindo ar, outra atrás jogando ar para fora. Depois que fizer as furações no topo, aí pode instalar os outros dois. Pelo que vi aqui nem vai precisar furar seu painel frontal, parece que ele sequer tem filtros então o fluxo de ar dele é ruim, mas pelo menos existe. Depois que tiver quatro ventoinhas instaladas, aí você pondera se quer furar o painel frontal se não ficar satisfeito.

Mano eu não sei fazer furos no gabinete '-' não faço a menor ideia

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuka_ Então ponha duas ventoinhas agora, ou três como o @PlayerUzumaki sugeriu. Melhor que nada.

@PlayerUzumaki Cara, tô pasmo. Como assim o fabricante sabota o consumidor dessa maneira? E por 300 reais!!!! Tem muita coisa 1000x melhor que custa menos que isso. Até aqueles de lateral fechada e fonte em cima são melhores dependendo do modelo... Marcas brasileiras são muito tristes, pois realmente não se importam com o consumidor e vão vender qualquer coisa sem o menor critério... =\

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorAlexandre@PlayerUzumaki@WOZ Dods

Eu nunca havia feito sequer overclock, quem dirá undervolt. Fiz pelo Ryzen Master o que consegui de resultado foi reduzir o clock de 3.6 para 3GHz e baixar a tensão para 1.1v (não testei menos ainda pra ver se o PC apresentava problemas) fiz teste de stress por 10min e não apresentou quaisquer falhas.

Em relação à temperatura, no GTA V tem média de uns 67 graus não passa muito de 70 e nos demais jogos que não puxam muito CPU fica uma média de 60 ~ 65. Desempenho? Não perdi 1 FPS sequer, consegui cravar em 75 FPS pois meu monitor é 75hz com TUDO no ultra. Inclusive acredito que seja por isso que não perdi FPS, pois ta puxando mais da GPU por conta da alta qualidade.

Eu não sei como mas abaixou pelo menos 20 graus KKK. Não vou descartar a ideia de INVESTIR em refrigeração, tô pensando aqui...

 

 

Pessoal, vou tentar abaixar mais ainda a tensão pra ver o mínimo que consigo. Mas só amanhã, vamos celebrar o ano novo. Felicidades!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Samuka_ Não precisa diminuir o clock junto com a tensão, mantenha o padrão e só diminua a tensão de pouco em pouco.

Suponho que com menos clock consigo equivalentemente abaixar a tensão. É mito?

Tô aprendendo agora. Mano então o chip do meu CPU veio muito bom né? porque varia de cada um

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuka_

4 minutos atrás, Samuka_ disse:

Suponho que com menos clock consigo equivalentemente abaixar a tensão. É mito?

Sim, mas não precisa reduzir tanto a tensão do processador, deixa o clock base e vai reduzindo até que não consiga mais (no caso de algum erro).

 

4 minutos atrás, Samuka_ disse:

Tô aprendendo agora. Mano então o chip do meu CPU veio muito bom né? porque varia de cada um

Não da para saber, para isso teria que fazer overclock, já vi uns 3600 com 4.4ghz com 1.17 volts e talvez tenha até melhores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, PlayerUzumaki disse:

@Samuka_

Sim, mas não precisa reduzir tanto a tensão do processador, deixa o clock base e vai reduzindo até que não consiga mais (no caso de algum erro).

 

Não da para saber, para isso teria que fazer overclock, já vi uns 3600 com 4.4ghz com 1.17 volts e talvez tenha até melhores.

Consegui 1,075v em stock, ta pegando 65 graus no GTAV na cidade

Meu problema foi resolvido parcialmente. Vou marcar a pessoa que citou a prática do undervolt como solução, mas saibam que todos ajudaram muito. Obrigado um próspero ano novo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi mal por comentar aqui novamente, mas surgiu uma dúvida e achei conveniente tirá-la aqui. Tem problema diminuir muito a tensão do processador? Há riscos?

Diminui pra 0.9v e continua estável em jogos. Tem problema deixar assim?

 Maior temperatura que pegou foi em GTA V caiu pra +/- 60 graus de máxima (testei à noite) e menos nos demais jogos. Ainda com pasta térmica branca e cooler padrão.

 

Em 31/12/2020 às 18:23, PlayerUzumaki disse:

@Samuka_

Sim, mas não precisa reduzir tanto a tensão do processador, deixa o clock base e vai reduzindo até que não consiga mais (no caso de algum erro).

 

Não da para saber, para isso teria que fazer overclock, já vi uns 3600 com 4.4ghz com 1.17 volts e talvez tenha até melhores.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuka_

51 minutos atrás, Samuka_ disse:

Maior temperatura que pegou foi em GTA V caiu pra +/- 60 graus de máxima (testei à noite) e menos nos demais jogos. Ainda com pasta térmica branca e cooler padrão.

Pasta térmica de silicone implastec? Tá doido? Isso não é para PC, é para aparelhos de som e outros aparelhos que aquecem menos que processadores. Geralmente não falo para as pessoas substituírem pasta térmica sem necessidade, mas implastec eu sequer considero pasta térmica, pois não foi feita para PCs.

Se tiver comprado um cooler avulso de qualidade ele virá com pasta de qualidade também e pode deixar para trocar quando for instalar, mas limpe bem essa gosma de silicone com isopropanol no papel absorvente. Evite tirar a CPU, dá para limpar com ela no lugar se você for cuidadoso.

 

Se não tiver comprado o cooler, aí avise que olho algum tipo de pasta para indicar. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PlayerUzumaki@WOZ Dods

efed9Ae.png

 

Fiz os testes e permanece totalmente estável em 0.9v com a temperatura máxima em 66 ºC e média de 65 ºC (acredito que no GTA V fica mais frio pois ele nunca está usando todos os recursos do processador em totalidade). Já a tensão oscilou entre 0.888 ~ 0.9 observei isso.

Vou tentar diminuir mais até ele desligar ou dar tela azul não mais por questão de temperatura mas sim de entusiasmo fiquei curioso pra ver até onde consegue chegar. vou diminuindo de 0.050v ou 0.025v acredito que seja seguro.

~

Testes abaixo disso: tentei em 0.85v deu tela azul em menos de 1min de teste. Subi pra 0.87 e fluiu normalmente os 10 minutos.

Com média de 66ºC e máxima de 67ºC mesma coisa do teste anterior (1ºC margem de erro).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!