Ir ao conteúdo

Recomendação de fonte para Ryzen 5 1600 e RX 580 8GB

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Olá, preciso comprar uma fonte nova para meu setup, fiz o calculo de PSU no site e ele me da a seguinte resposta conforme o print.

A minha dúvida é sobre como entender o resultado. O "load Wattage", o PSU recomendado e a fonte que me é recomenda é uma de 500W 80 PLUS.

Meu setup:

mobo: b450m

CPU: Ryzen 5 1600

GPU: RX 580 8GB

RAM: 2 x 8GB 2666 mhz

Captura de tela 2021-01-03 140829.png

• Membro VIP
Postado

A recomendação da fonte é baseada em uma propaganda que o site provavelmente ganhará uma comissão. Você pode usar uma fonte de 400W pfc ativo sem comprometer seu sistema. Mas por vários motivos é recomendado colocar uma fonte +500W. (eficiência, quantidade de cabos, principalmente para ligar uma RX 580, além de folga para outras peças e upgrades).

Ahh e que também é muito raro achar fonte de 400W com alguma qualidade.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, Francis Simon disse:

@Caio Ferreira Quero ficar na faixa dos R$500 se possível.

@Math.Pi A calculadora diz que preciso de 392W pra rodar meu setup, então a ideia é pegar uma fonte que levando em conta o grau de eficiencia dela, ela consiga entregar esses 392W, certo ou estou viajando?

Está viajando rsrs.

Eficiência é quanto ela vai gastar da sua energia elétrica pra trabalhar.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, Francis Simon disse:

@Caio Ferreira Quero ficar na faixa dos R$500 se possível.

Entre as melhores, Tem a Cooler Master MWE 550W Gold e a Super Flower Leadex 550W Gold.

Entre as mais baratas, DeepCool DA500 BronzeRedragon RGPS 500W Bronze, Cougar VTE 500 Bronze.

4 minutos atrás, Francis Simon disse:

@Math.Pi Então eu estou completamente perdido. kkkkkkk

Fontes genéricas ou de construção barata/ruim costumam ter eficiência muito baixa. A eficiência funciona assim: Suponha que seu pc consuma 100W e a eficiência da fonte é de 60%. O que a fonte vai usar da sua energia será aproximadamente 140W (com 40% jogado fora em forma de calor). Agora imagina uma fonte PFC Ativo (todas as 80 plus são PFC ativo) e 85% de eficiência. Com 100W de consumo, você vai demandar da energia da sua casa 115W (uma economia de 25W comparado a uma fonte genérica). No fim do mês, seriam mais de 15% de desconto na eletricidade. 

Isso é só eficiência. Mas quando se trata de fonte, outros fatores são também muito importantes, como ruído, qualidade do sinal, garantia (que está diretamente ligada à qualidade dos componentes e sua durabilidade). 

• Curtir 1
Postado
24 minutos atrás, Math.Pi disse:

valeu pelas dicas, gostei da Cooler Master.

Citação

Fontes genéricas ou de construção barata/ruim costumam ter eficiência muito baixa. A eficiência funciona assim: Suponha que seu pc consuma 100W e a eficiência da fonte é de 60%. O que a fonte vai usar da sua energia será aproximadamente 140W (com 40% jogado fora em forma de calor). Agora imagina uma fonte PFC Ativo (todas as 80 plus são PFC ativo) e 85% de eficiência. Com 100W de consumo, você vai demandar da energia da sua casa 115W (uma economia de 25W comparado a uma fonte genérica). No fim do mês, seriam mais de 15% de desconto na eletricidade. 

Isso é só eficiência. Mas quando se trata de fonte, outros fatores são também muito importantes, como ruído, qualidade do sinal, garantia (que está diretamente ligada à qualidade dos componentes e sua durabilidade). 

beleza, entendi a parada da eficiência. Se eu pegar essa de 550W com um gasto de 400W (arredondei o calculo) estarei usando 72% da fonte. Isso reduz ruído e me deixa margem para upgrade, certo?

• Solução
Postado

@Francis Simon sim, fica com margem pra upgrade. mas fique tranquilo. a tendência é que componentes modernos consumam menos e entreguem mais performance, vide o trab que a AMD faz com os Ryzen e a Nvidia em boa parte de suas placas de vídeo...

se quer algo "custo-benefício", indico a Corsair CV 550W: https://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-corsair-cv-series-cv550-80-plus-bronze-550w-cp-9020210-br

se poder pagar um pouco a mais, indico a Super Flower pela sua excelente construção, garantia e ser full modular: https://www.terabyteshop.com.br/produto/15873/fonte-super-flower-550w-80-plus-gold-pfc-ativo-sf-550f14hg

mas a CM não é uma fonte ruim, pela diferença de preço, a meu ver, a SF acaba sendo mais negócio... mas e a grana tá apertada e todo centavo conta, estará bem servido com qualquer uma das escolhas. lembre-se de não usar em tranqueira tipo estabilizador e gg.

Postado
17 horas atrás, Caio Ferreira disse:

@Francis Simon sim, fica com margem pra upgrade. mas fique tranquilo. a tendência é que componentes modernos consumam menos e entreguem mais performance, vide o trab que a AMD faz com os Ryzen e a Nvidia em boa parte de suas placas de vídeo...

se quer algo "custo-benefício", indico a Corsair CV 550W: https://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-corsair-cv-series-cv550-80-plus-bronze-550w-cp-9020210-br

se poder pagar um pouco a mais, indico a Super Flower pela sua excelente construção, garantia e ser full modular: https://www.terabyteshop.com.br/produto/15873/fonte-super-flower-550w-80-plus-gold-pfc-ativo-sf-550f14hg

mas a CM não é uma fonte ruim, pela diferença de preço, a meu ver, a SF acaba sendo mais negócio... mas e a grana tá apertada e todo centavo conta, estará bem servido com qualquer uma das escolhas. lembre-se de não usar em tranqueira tipo estabilizador e gg.

Muito obrigado pelas dicas. Peguei essa Super Flow recomendada, mesmo forçando o orçamento.

Dou como encerrado meu post.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!