Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
3 horas atrás, .if disse:

a ideia do resumo foi boa mas talvez melhor se em outro tópico mesmo. Tópico com várias páginas desestimula a leitura por novos membros, concorda? Era só criar link pro atual: caso alguém (com tempo) quisesse + detalhes.

você acha melhor criar outro tópico

9 horas atrás, alexandre.mbm disse:

eu opinaria (kkk...) pela não criação de novo tópico. Uma postagem de síntese, bem estruturada, usando hipertexto, cumpriria muito bem o papel.

ele acha melhor não criar outro tópico

qual é pessoal decide ai kkkkkkk

Voltando ao assunto fiz alguns testes sobre o osciloscópio de PC, abri um gerador de ondas no celular e conectei diretamente na entrada do microfone no PC que está instalado o software do osciloscópio usando os cabinhos P2 que eu montei ligando direto sem circuito para abaixar a tensão, e tenho boas e más notícias:

Boas notícias: tanto onda quadrada quanto senoidal ele mede a frequência certinho de uns 70Hz pra cima.

Más notícias: abaixo de 70Hz tem um erro bem grande uns 30Hz para mais ou menos, e percebi que não tendo nada conectado nas pontas de prova o osciloscópio marca próximo a 60Hz ou seja deve ser interferência da rede elétrica, mas não sei como resolver isso (alguém ai tem uma ideia?) se conseguir resolver isso provávelmente vou ter mais precisão...

Ainda estou quebrando a cabeça também em como ligar o módulo i2c no arduino para mostrar no LCD a frequência também... Por enquanto deixo os prints da tela do osciloscópio.

Tem um print é sem nada conectado (e mesmo assim marca 42Hz)

Outro com senoidal 58Hz

E outros dois são ondas quadradas de 58 e 270Hz (notem que tanto as ondas quadradas quanto a senoidal estão uma porcaria, acho que é a interferência)

WhatsApp Image 2021-01-16 at 16.44.49 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-01-16 at 16.44.49 (2).jpeg

WhatsApp Image 2021-01-16 at 16.44.49 (3).jpeg

WhatsApp Image 2021-01-16 at 16.44.49.jpeg

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, ComandateGustavo disse:

qual é pessoal decide ai kkkkkkk

Você decide! A gente só opina.

Eu acho que ainda está em tempo de se criar "novos tópicos"; mas não para substituir o presente com uma salada parecida.

Ao meu ver, você tem nos apresentado assuntos variados (questões) que não precisariam estar "agarrados" (pegajosas) neste único tópico.

Os novos tópicos, cada um com seu foco, poderiam apontar mensagem-inspiração (postagem) neste tópico.

Postado

@Thiago Miotto Pronto consegui baixar a biblioteca i2C e escrevi um textinho só pra ver se funciona mexi no trimpot do LCD e deu pra ver o texto certinho, agora vem a parte mais difícil, juntar os dois sketch, o que faz o LCD funcionar e o que conta os pulsos de onda quadrada.

WhatsApp Image 2021-01-17 at 15.50.55.jpeg

Postado

@Thiago Miotto @.if

Outra vez boas e más notícias pessoal dessa vez é sobre o frequêncímetro de arduíno.

Boa notícia: Deu trabalho, mas conseguí alterar o código pra usar este lcd com i2c, e aparentemente funciona, com nada conectado ele mostra 0Hz, e se eu colocar a mão na ponta do fio que está ligado ao pino 2 ele mostra 60Hz pra mais, ou seja está funcionando.

Má notícia: Tentei conectar ele pelo conector P2 do celular e pelo conector de som do computador, para testar a frequência com ondas quadradas, e não sai do 0v... Será que o PC e o celular tem um sinal de saída muito fraco e o arduino não consegue entender? Defeito no cabo não deve ser porque é só colocar o dedo na ponta do conector P2 e o arduíno começa a marcar acima de 60Hz...

O que acham?

WhatsApp Image 2021-01-17 at 18.49.12 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-01-17 at 18.49.12.jpeg

WhatsApp Image 2021-01-17 at 18.49.13.jpeg

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

o PC e o celular tem um sinal de saída muito fraco e o arduino não consegue entender

sim. Cadê esquema elétrico?

Postado
40 minutos atrás, .if disse:

sim. Cadê esquema elétrico?

esquema elétrico de como eu conectei a saída do Pc ao arduíno?

O sensor de frequência recebe o sinal no pino 2 então um dos canais que sai do Pc eu conectei neste pino direto e o terra do sinal eu conectei junto ao GND do arduíno...

Essa é a forma correta de conexão ou fiz algo errado?

• Membro VIP
Postado
12 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Será que o PC e o celular tem um sinal de saída muito fraco e o arduino não consegue entender?

Isso deu a entender que você ligou o sinal de saída de som do pc/cel. na entrada do arduino. Sem desenho, sem + xutes. De novo...cadê esquema?

Tomara que não vire mais uma página...

• Haha 1
Postado
2 horas atrás, .if disse:

Isso deu a entender que você ligou o sinal de saída de som do pc/cel. na entrada do arduino. Sem desenho, sem + xutes. De novo...cadê esquema?

Pronto fiz um esqueminha no Paint aqui, está exatamente dessa forma, o plug P2 ligado a saída de audio do Pc ou do celular e um dos canais está ligado ao pino 2 do arduíno, então o que pode estar acontecendo para o arduíno não ler a frequência?

Tomara que não vire mais uma página...

Qual o problema em virar uma página?

esquema.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Amplitude baixa e impedância incompatível. Arduino tem dificuldade em ler. Dá pra por um transistor mas acho que não vale a pena. Faz o lance do botão pressionado rapidinho ou põe logo o sinal que queres ler!

29 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

o problema em virar uma página

"Amplitude" descritiva alta e paciência incompatível. 😄.  Membro novo com mesmo problema e/ou com capacidade técnica de te ajudar pode se intimidar a ler tudo.😁

Virou? 🙃

Postado
36 minutos atrás, .if disse:

Amplitude baixa e impedância incompatível. Arduino tem dificuldade em ler. Dá pra por um transistor

como é o esqueminha do transistor? É bom para apreender e testar a precisão do circuito.

36 minutos atrás, .if disse:

Faz o lance do botão pressionado rapidinho ou põe logo o sinal que queres ler!

vou fazer o lance do botão, e eu colocaria no sinal do módulo de ignição só que o carro não está aqui, ele está no eletricista trocando painel e deve voltar em breve 😅

38 minutos atrás, .if disse:

Membro novo com mesmo problema e/ou com capacidade técnica de te ajudar pode se intimidar a ler tudo.

entendi, mas mesmo assim estamos progredindo, acho que não vai ter muitas páginas vindo não, logo logo termina.

Postado
15 minutos atrás, .if disse:

Hum então é basicamente um amplificador classe A, não tenho esperiência com este tipo de circuito mas não parece ser difícil, e lendo a descrição a tensão no voltímetro é metade da tensão de entrada do circuito, nesse caso 12V, mas então acho que posso utilizar uma bateria 9V isso deve dar uns 4v e acho que aí o arduino já consegue interpretar os pulsos né?

Os capacitores são de poliester?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Espero que eu não cause virada ...😁...

27 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Os capacitores são de poliester?

qualquer tipo.

A saída na teoria vai dar +4.5 -4.5v. Arduino pode não gostar de -V. Coloque um R xute 10k...4k7 em série e um diodo em antiparalelo com a entrada arduína: anodo no gnd, catoto na entrada. Ah e um R xute 2k2 pro gnd pra dar nível 0... acho que nem precisa...

Puts... nadei contra meus princípios minimalistas... precisa nada disso. Só isso teoricamente lhe basta

circuito-not.png

se o sinal de seu pc/cel for maior que 0.7V...

puts... parte II

Nem aquilo precisa. Basta você usar uma entrada analógica ou preferencialmente pra este caso, uma entrada de comparador. Envolve conhecimentos ligeiramente avantajados do seu arduino... não lhos passo 😁

Postado
15 minutos atrás, .if disse:

Puts... nadei contra meus princípios minimalistas... precisa nada disso. Só isso teoricamente lhe basta

eita então não precisa do amplificador só esse circuitinho com um transistor e 2 resistores?

16 minutos atrás, .if disse:

circuito-not.png

se o sinal de seu pc/cel for maior que 0.7V...

eu acho que deve dar 0,7V sim...

O T1 pode ser um BC548?

E o R1 e R2 quais valores?

18 minutos atrás, .if disse:

uma entrada de comparador. Envolve conhecimentos ligeiramente avantajados do seu arduino... não lhos passo 😁

você não me fala  e eu também não entendi essa ideia de comparador então empatamos 🙃

• Membro VIP
Postado

22 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

você não me fala  e eu também não entendi essa ideia de comparador então empatamos 

Eu não falo mais sei quem fala...clique...😁

Sinistramente de fato tal recurso do comparador no mundo arduino não é muito utilizado, como diz o artigo...

https://www.filipeflop.com/blog/wachdog-e-eeprom-do-arduino/

Mas totalmente tudo a ver com seu dilema: fazer o mc entender variação de nível de tensão menor que o lógico vcc.

Em outras plataformas... (algo me diz que você não entenderia... ainda 🙂)

http://microcontrolandos.blogspot.com/2014/02/avr-comparador-analogico.html

Virou a página? 🙃

Postado

Em outras plataformas... (algo me diz que você não entenderia... ainda 🙂)

é provável que não kkkk mas um dia sim 🙂

Virou a página? 🙃

se não virou vai virar logo kkkk

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

O T1 pode ser um BC548?

E o R1 e R2 quais valores?

🤔

estava pensando ok o sinal de áudio do pc é muito baixo para o arduino ler, mas como eu colocando a mão ele já lê alguma frequência? Será que na ponta dos dedos já tenho 5v? Caramba sou um cara chocante😳

Postado

Quando a @.if falou o negócio no botão, creio que foi onqueneu propus, de ligar um botão no pino 2 e no +5v

Mas estava pensando aqui, o botão ia ter efeito bounce gerando vários apertos a cada aperto.

Faz o esquema com os 2 fios soltos e tu encosta eles mesmo. 5 v não tem risco de grande choque.

Postado
2 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Faz o esquema com os 2 fios soltos e tu encosta eles mesmo. 5 v não tem risco de grande choque.

fiz o teste só que é só eu encostar no fio mesmo com capa e tudo que ele já mostra 60Hz no display mas segurando o fio com a mão e conectando direto gnd ou aos 5v ele marca frequência 0Hz

Nesse caso pra ter certeza que está funcionando acho que o ideal é conectar ao pc ou ao celular mesmo e ver se marca corretamente a frequência que vou mandar nele.

estou aguardando o @.if me falar quais componentes vou usar pra montar esse circuito:

circuito-not.png

aí acho que vamos ter certeza da frequência correta, se tiver alguma ideia para o arduíno reconhecer a frequência do pc pode mandar bala@Thiago Miotto 

Vocês falam e eu monto aqui o importante é aprender e continuar seguindo o objetivo

Postado

@.if achei este esqueminha:

porta-not-transistor-tabela-verdade-esqu

então posso seguir por ele, a função dele é a mesma da sua outra imagem pelo que entendi ambos são uma porta not, e no nosso caso nessa chave SW1 imput vou colocar o sinal de áudio e no lugar do led 1 vou conectar ao pino 2 do arduíno é isso?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Sim é NOT mas a proposta é apenas amplificar o sinal do som que pode estar baixo. Coloque 1K na base e 10K no coletor.

E pra botão não precisa do transistor. Basta um resistor de pullup pro vcc e botão pro gnd (ou nem: pode ter como programar internos). Os repiques você contorna por enquanto com um capacitor 100nF em paralelo com o botão.

esquema-pull-up.png?resize=300,178&ssl=1

https://autocorerobotica.blog.br/resistores-pull-up-e-pull-down-como-funcionam/

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, .if disse:

Sim é NOT mas a proposta é apenas amplificar o sinal do som que pode estar baixo. Coloque 1K na base e 10K no coletor.

beleza fiz aqui e deu certo!

Bom, mais ou menos, mostrou próximo as frequências que mandei pra ele só que é beem impreciso na maioria das frequências, mas entre 50Hz e 90Hz até que marca bem, acima disso ou abaixo disso tem erro grande pra mais ou para menos, isso será que pode ter haver com a variação de resistência dos resistores? Eles são os comuns de 5%...

deixei umas fotos em anexo, dá pra ver a frequência que estou mandando e a que ele está marcando.

WhatsApp Image 2021-01-19 at 23.02.33 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-01-19 at 23.02.33.jpeg

WhatsApp Image 2021-01-19 at 23.02.34.jpeg

• Membro VIP
Postado

Meça o sinal do coletor - entrada do arduino -  com o osc do pc. Talvez só de olhar pra cara dele dá pra ver quem tá mentindo

Postado
4 horas atrás, .if disse:

Meça o sinal do coletor - entrada do arduino -  com o osc do pc. Talvez só de olhar pra cara dele dá pra ver quem tá mentindo

Usando o osciloscópio de PC, no coletor na base e direto do pino 2 do arduino deu 100Hz deixei o print medindo a frequência direto no pino 2 do arduino.

Ou seja pelo jeito o circuito está certinho deve ser problema com o arduíno ou o código então?

Observação 1: usando o divisor de tensão 100 por 1 o osciloscópio não tem sinal nenhum acho que esse circuito deve ser usado com tensões mais altas uns 30V pra cima pra ter algum sinal, pra fazer as medições usei um resistor de 10k em série com a ponta de prova

Observação 2: assim que eu encosto a ponta de prova no pino 2 o lcd do arduino mostra 0Hz se eu desencostar ele volta a marcar normalmente, acho que isso acontece por ter alguma conexão interna na placa de som e quando encosta um no outro anula o sinal algo assim... 

Sem título.jpg

• Confuso 1
  • Membro VIP
Postado

Sua ponta pode estar zoando a entrada arduina. Mostre o circuito TODO e certinho como está testando. Não entendi a medição de amplitude deste osc doidão, não vi sua ponteira, não vi o divisor, não vi o tipo de sinal que aplica na base, não sei qual app gera... haja bola de cristal...

33 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

o osciloscópio de PC, no coletor na base

kêkêisso mano? 😑

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!