Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um notebook com GPU dedicada, e toda vez que a GPU é ativada o multiplicador da CPU é diminuido em 2x. O multiplicador base é de 22x e o turbo boost máximo é 27x, sempre que abro um app que ativa a GPU dedicada o boost trava nos 25x independente do uso ser severo ou leve. 

Minha pergunta é, se é possível travar o multiplicador da CPU nos 27x, tem algum problema? O único fator que pode interferir negativamente é a temperatura?

Acer 573g

I5 5200U 2,2GHz, up to 2,7GHz

16GB 1600MHz, 2x8GB

Nvidia Geforce 920m

SSD Sata III WDGreen 480GB

Postado

@-Tech_Boy-

O Boost de 2.7GHz é pra UM núcleo.. Pra mais núcleos é menor mesmo e isso é um comportamento normal..

Sendo notebook, pode haver alguma limitação de clock, pra respeitar o TDP da CPU, que por ser final "u", vai ser bem baixo.. Ou a fabricante fez algo pra manter o consumo das peças, dentro daquilo que o sistema de refrigeração deve suportar ou dentro dos limites de fornecimento de energia que fonte e VRM da placa-mãe são capazes de oferecer..

Acho que é só o Boost, mas tem outras possibilidades..

• Curtir 1
Postado
23 horas atrás, RS Faria disse:

O Boost de 2.7GHz é pra UM núcleo.. Pra mais núcleos é menor mesmo e isso é um comportamento normal..

Na verdade é para os dois núcleos, já verifiquei no HW monitor, o clock dos dois núcleos atingem os 2,7GHz simultaneamente.

23 horas atrás, RS Faria disse:

Sendo notebook, pode haver alguma limitação de clock, pra respeitar o TDP da CPU, que por ser final "u", vai ser bem baixo.. Ou a fabricante fez algo pra manter o consumo das peças, dentro daquilo que o sistema de refrigeração deve suportar ou dentro dos limites de fornecimento de energia que fonte e VRM da placa-mãe são capazes de oferecer..

Creio que não seja limitação de consumo de CPU, pois em testes de stress de CPU a mesma mantém os 2,7GHz do inicio ao fim, nos dois núcleos. Todos esses fatores me fazem acreditar que devido a haver apenas 1 heatpipe que é compartilhado por CPU e GPU dedicada a limitação seja em virtude de conservar uma temperatura de operação mais baixa. 

Quanto a VRM e fonte, segundo software o consumo fica sempre de 5 a 8W abaixo do TDP declarado do chip, isto em stress.

Aí vem a questão, posso travar o multiplicador em 27x e fazer um teste de stress de CPU e GPU e monitorar as temperaturas? Ou tem algum risco em travar o multiplicador? Caso ocorra um superaquecimento, vai haver uma redução no clock? ou devido a eu ter travado o multiplicador não haverá redução, podendo causar a morte do chip? Eis a questão hehe.

Postado
7 horas atrás, -Tech_Boy- disse:

Aí vem a questão, posso travar o multiplicador em 27x e fazer um teste de stress de CPU e GPU e monitorar as temperaturas? Ou tem algum risco em travar o multiplicador? Caso ocorra um superaquecimento, vai haver uma redução no clock? ou devido a eu ter travado o multiplicador não haverá redução, podendo causar a morte do chip?

Se ele superaquecer, o sistema vai fazer o diabo pra evitar chegar ao ponto de desligar.. Mesmo nessa condição extrema, a chance de causar danos à CPU é pequena..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...