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Tela Azul Intervalo de 1 Mês


Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

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Estou com problema de tela azul com o meu computador desde que ele foi comprado praticamente, há 1 ano e meio atrás.

O que ocorre é: a tela azul aparece e após isso não consigo mais iniciar o computador, é possível ficar na tela de digitar senha do windows indefinidamente, mas assim que entro na área de trabalho dá a tela azul novamente.

A mensagem de erro que aparece nessa tela azul é sempre diferente.

Para solucionar eu preciso formatar, mas após um mês ou menos a tela azul aparece novamente. Uma vez ocorreu durante a instalação do windows.

 

Coisas que já foram tentadas: memtest 86, atualizar drivers, utilizar o computador sem o HD(só com SSD). Deixei o computador na assistência técnica mas eles não solucionaram também.

 

Algumas especificações, caso precise de mais coisa é só pedir.

 

Placa de Vídeo: PCYES GeForce 1060 6GB

Processador: Intel Core i5 9400F 2.90 GHz

SSD: Kingston SA400S37240G 240GB

HD: Seagate BarraCuda ST1000DM010-2EP102 1TB

RAM: DDR 4 Crucial Ballistix Sport LT Red BLS8G4D240FSEK 8 GB 2400 MHz

DDR 4 Corsair Vengeance LPX 8GB 2400MHz CMK8GX4M1A2400C16

SO: Windows 10 Pro 64 bits

placa-mãe: ASUS PRIME H310M-E/BR

Fonte: Gamemax GM500 500W 80 Plus Bronze PFC

 

Umas das coisas mais difíceis na solução desse problema está sendo o fato de que não dá para saber se o que foi feito solucionou ou não o problema, visto que se não tiver solucionado a tela azul vai aparecer só daqui um mês.

 

Agradeço desde já pela ajuda!

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  • Membro VIP
1 minuto atrás, Julio Cesar Ferreira Faria disse:

Para solucionar eu preciso formatar

Leia:

 

---

 

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:
 
- Marca e modelo da sua fonte de alimentação (MARCA e MODELO, não somente potência);
- Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
- Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc).
 
Preciso saber também:
- Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC?
- Você faz overclock no seu PC?
 
---
 
Após nos enviar essas informações, realize os seguintes procedimentos:
 
1- Baixe o BlueScreenView, execute-o, clique em cada um dos arquivos ali (.dmp), tire print das informações exibidas tanto na parte superior quanto na parte inferior do programa e poste aqui para podermos analisar.
 
https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html
 
Você deve enviar as prints dessa maneira:
 
D9n8NNP.png


2- Abra um CMD, copie o comando abaixo por completo, cole no CMD e tecle Enter (espere 10 segundos após teclar enter)
 

Citação

wmic product get name,version >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" & wmic pagefile get /value >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" & wmic bios get smbiosbiosversion >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" & wmic os get version,caption >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt"

 
Um arquivo chamado "listappta.txt" será gerado na área de trabalho. Anexe esse arquivo na sua próxima resposta.
 
3- Baixe o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Tire uma print e envie no seu próximo post:
https://www.ccleaner.com/speccy/download
---
 
Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

 

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@GabrielLV

- Marca e modelo da sua fonte de alimentação (MARCA e MODELO, não somente potência);

Já citado.

 

- Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;

Diretamente na tomada.

 

- Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc).
Teclado HyperX Alloy Core RGB

Mouse Logitech G Pro Hero

Headset HyperX Cloudstinger

 

Esses são os únicos periféricos conectados ao computador.


- Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC?

Já utilizei, mas não recentemente. Foi algumas formatadas antes.

 

- Você faz overclock no seu PC?

Não.

 

 

Já li dei uma lida nesse post que comentou, muito parecido com o que expliquei do meu caso. Então pelo que está escrito lá o problema pode ser sobreaquecimento, HD/SSD ou RAM?

Sobreaquecimento não é, HD já ocorreu com ele desconectado, RAM foi feito memtest86.

 

A formatação era necessária para eu conseguir ter acesso ao computador, se não fica em um loop infinito de tela azul.

 

Os outros procedimentos infelizmente não consigo fazer agora porque não consigo iniciar ele por enquanto.

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  • Membro VIP
7 minutos atrás, Julio Cesar Ferreira Faria disse:

Já li dei uma lida nesse post que comentou, muito parecido com o que expliquei do meu caso. Então pelo que está escrito lá o problema pode ser sobreaquecimento, HD/SSD ou RAM?

Sobreaquecimento não é, HD já ocorreu com ele desconectado, RAM foi feito memtest86.

O que estava escrito ali era somente um exemplo do porquê se deve evitar a formatação para resolver telas azuis, pois dependendo de qual é a causa do problema, a formatação pode pirar a situação pois impedirá até mesmo o acesso ao Windows, o que impossibilita até certo ponto um diagnostico mais aprofundado.

 

10 minutos atrás, Julio Cesar Ferreira Faria disse:

Sobreaquecimento não é, HD já ocorreu com ele desconectado, RAM foi feito memtest86.

Como esta tela azul está ocorrendo com um intervalo tão grande e mesmo com o HD desconectado isso persiste, isso aponta para um provável defeito intermitente na memória RAM, veja a citação de um tutorial escrito por mim aqui no setor de telas azuis:

Citação

 

Um cliente cujo computador estava com problemas de telas azuis com códigos aleatórios foi identificado que era um problema na memória RAM, sendo que bastou utilizar outra memória que o problema foi resolvido, porém o cliente queria ter certeza de que a memória RAM era a causadora problema antes de realizar a compra da nova peça, então foi necessário fazer o teste de memória com o software Memtest86+.

 

O problema ocorria de maneira intermitente (aparecia somente de vez em quando), por tanto, o teste do Memtest86+ não estava identificando o erro, então foi necessário deixa-lo rodando até que detectasse, sendo que o MemTest86+ precisou de mais de 30 HORAS de execução para identificar o problema.

 

Infelizmente programas que fazem análise de memória RAM as vezes deixam a desejar, pois através desses casos vimos que, as vezes, são necessárias várias e várias horas de testes para que eles consigam identificar a falha no hardware, o mesmo vale para o teste S.M.A.R.T  dos HDs/SSDs (CrystalDiskInfo, GSmartControl, SeaTools, HDSentinel, etc), pois existem casos de erros aleatórios no Windows e esses programas apontaram a unidade como saudável, mas o problema foi resolvido assim que ela foi substituída...

 

A dica é, sempre que for possível, fazer a substituição da peça para evitar um enorme desperdício de tempo, ou se não for possível, deixar o software rodando por longas horas até que alguma falha seja detectada.

 

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1500709-como-usar-o-memtest86-para-analisar-a-memória-ram-e-diagnosticar-telas-azuis/

 

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@GabrielLV A memória Crucial Ballistix tenho desde que o computador foi comprado, a Corsair eu adicionei mês passado. O que vou fazer no momento é retirar a Crucial e usar o PC só com a Corsair por enquanto. Se passar uns 2 meses sem problema, o problema era a memória Crucial. 

Agora, se continuar a tela azul, é quase certeza que o problema é com o SSD?

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  • Membro VIP

Não da para ter certeza se o problema é peça A ou peça B, especialmente devido ao enorme tempo entre uma tela azul e outra (e principalmente sem termos os logs das telas azuis para analisarmos e tentarmos encontrar alguma pista do culpado). Mesmo que você adquirisse peças novas, teríamos que realizar uma metodologia onde trocaríamos 1 peça e a usaríamos por 1 mês, e se o problema persistir, trocar outra peça e usar novamente por 1 mês, ou seja, o diagnóstico nesse caso, com sorte, terminaria somente no meio do ano...

 

Em todo caso, recomendo que, caso queira, faça um teste no seu computador usando o Driver Verifier seguindo os procedimentos do tutorial abaixo:

 

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@GabrielLV Então, é complicado, já teve várias épocas esse problema... Quando ele começou eu ligava o pc no dia seguinte e ele funcionava normalmente, mas quando isso acontecia a próxima tela azul acontecia mais rápido, então é possível ele ligar. Mas agora ele não estava ficando ligado antes de eu ter tirado a memória, porém como os logs mostram não testei muito, tentei ligar ele 2 vezes só. Eu estar usando ele agora é um ótimo sinal, mas não sei se é garantido.

O problema não é ligar em si, mas sim ficar ligado após alcançar a área de trabalho

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  • Membro VIP
  • Solução

Bom, então o melhor a se fazer no momento é continuar utilizando o computador sem o outro módulo de memória RAM para testar...

 

Leia todas as informações deste tutorial como recomendação para casos de possíveis memórias RAM defeituosas (ignore a parte de instalação do Memtest pois isso não é necessário no momento):

 

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@GabrielLV OK! Uma última dúvida, existe a possibilidade do problema ser no conector da memória na placa-mãe e não na memória? Isso seria um problema se eu comprar outra e colocar no mesmo conector. Posso testar isso mudando o pente que tenho conectado de posição talvez.

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