Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde. 

Estou com algum problema com o Atmega2560V-8AU e não estou sabendo identificar. Eu montei o circuito abaixo, acredito que a montagem esteja certa. Também consigo realizar a gravação do programa nele. Mas quando energizo nada acontece. Já coloquei alguns pinos em alto para testar se chega tensão e não obtive resposta. Acredito que apesar de eu conseguir gravar o programa por alguma razão ele não está rodando.

OBS: No lugar do diodo comum do pino 26 eu coloquei um LED que fica piscando quando eu gravo o bootloader.

image.png.239c36711012f1e782afae7cdbe66983.png

• Membro VIP
Postado

Aquele reset ligado no dtr tá perturbador. Verifique se o reset está no nível certo durante o run time. Verifique também se o cristal está oscilando ou alguma configuração dele mas não sem antes verificar a alimentação do mc. Mostre seu programa pisca led, qual compilador, programador e tal.

16 minutos atrás, Paulo Estêvão disse:

No lugar do diodo comum do pino 26 eu coloquei um LED que fica piscando quando eu gravo o bootloader.

Está certo isso?

Postado
25 minutos atrás, .if disse:

Aquele reset ligado no dtr tá perturbador. Verifique se o reset está no nível certo durante o run time. Verifique também se o cristal está oscilando ou alguma configuração dele mas não sem antes verificar a alimentação do mc. Mostre seu programa pisca led, qual compilador, programador e tal.

Está certo isso?

O atmega está com a alimentação certa e já chequei a tensão em seus terminais de alimentação. Não verifiquei o cristal mas se ele estivesse falho não gravaria o programa, certo? Estou usando o compilador da própria ide do arduino genuinio e o programador MegaCore. O programa pisca led é o Blink da própria IDE do arduíno. Já testei ele usando um módulo e deu certo. Mas quando passo pra esse outro não dá.

• Membro VIP
Postado

Ok de nada.

Como não vi o programa, permanece a suspeita que tem alguma cagadinha nele bem como em alguma configuração, p.ex. setup dos periféricos, opção de gravar com ou sem boot loader, release, debug e etc.

16 minutos atrás, Paulo Estêvão disse:

pisca led é o Blink da própria IDE do arduíno. Já testei ele usando um módulo e deu certo

Alternativamente podes verificar o que o módulo tem que o seu não tem e vice versa.

Obs: não conheço tal mc... foram dicas genéricas ok? Aguarde algum expert de boa vontade...

abç

Postado
2 horas atrás, Paulo Estêvão disse:

Já testei ele usando um módulo e deu certo. Mas quando passo pra esse outro não dá.

Não entendi bem essa parte que você falou.

Vamos por partes:

1- você fez um arduíno stand Alone?

2- nesse arduíno, rodou o pisca led (Blink da ide)

3- você tentou mudar a velocidade de piscar do Blink e funcionou?

Postado

@Thiago Miotto Eu testei o Blink num módulo de Arduino (atmega2560) e deu certo. O circuito na imagem foi impresso numa placa e fiz toda a montagem de acordo com ele, usando um atmega2560V-8AU e outros componentes. Nesse circuito eu consigo gravar os programas mas eles não rodam. 

Postado

A ide do arduíno reconhece alguma porta quando você pluga o adaptador no USB e os cabos na sua placa?

Esse programador, é USB pro PC e tem quantos fios para a placa? Se possível, poste foto ou imagem da internet dele.

Postado

@Paulo Estêvão ,

O 2560V-8 roda no máximo a 8 Mhz ... , não vai rodar a 16 Mhz que é o padrão do Arduino 2560 .....

Teria de regravar os seus Fuses adequadamente para funcionar a 8 Mhz, e se rodar código normal dos Arduínos vai ter problema de temporização e de comunicação serial .... pois a sua velocidade de execução é a metade e assim todos os tempos envolvidos teriam o dobro da duração correta.

Sugiro uma boa lida aqui :

https://arduino.stackexchange.com/questions/39331/bootloader-and-boards-definition-for-atmega2560v-8au-at-8-mhz-3-3v

Paulo

• Curtir 2
  • 2 semanas depois...
Postado

@aphawk Obrigado!

@Thiago Miotto Eu acabei mudando para o 2560V-16au. Meu cristal está certo mas o problema continua.

Segue foto do gravador, ele possui 6 pinos para a gravação.

Gravador.thumb.jpeg.f0e5102609c2db9abc5e677aabad8649.jpeg

@aphawk Eu acabei mudando para o 2560V-16 e estou usando um cristal de16 Mhz. Continuo a conseguir gravar o programa mas ele não roda. Ja conferi as ligações da minha placa e estão de acordo com o esquemático. Meu único receio é que eu tenha criado um setup errado para trabalhar com o 2560V-16. Por acaso você teria algum esquemático de uma montagem padrão do 2560V-16 ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!