Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi gente bom dia,essa semana comprei um gabinete novo da pichau(rostock)e estou com duvida sobre a posição das ventoinhas pra ver se está tudo certo.
no ponto 1 coloquei um cooler do meu antigo gabinete que está jogando o ar pra fora e no ponto 2 tem um water cooler hydro series de um cooler de 120 mm que também está jogando o ar pra fora.011d0676-dd44-4d4b-a128-6180ceefa8d5.thumb.jpg.13ad2910d82ebbd294ca4af7583c3d21.jpg 

Postado
9 minutos atrás, FlavioGamer200 disse:

Oi gente bom dia,essa semana comprei um gabinete novo da pichau(rostock)e estou com duvida sobre a posição das ventoinhas pra ver se está tudo certo.
no ponto 1 coloquei um cooler do meu antigo gabinete que está jogando o ar pra fora e no ponto 2 tem um water cooler hydro series de um cooler de 120 mm que também está jogando o ar pra fora.011d0676-dd44-4d4b-a128-6180ceefa8d5.thumb.jpg.13ad2910d82ebbd294ca4af7583c3d21.jpg 

Tem 3 coolers na frente ? puxando o ar para dentro?  outra o water cooler , teria que estar puxando o ar de fora para dentro para resfriar seu radiador , não sei como se chama exatamente , do jeito que está , puxando ar de dentro para fora , ele está pegando o ar quente dos componentes do PC , e jogando para seu Radiador , fazendo que invés de esfriar , esquente. 

Postado
1 minuto atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Tem 3 coolers na frente ? puxando o ar para dentro?  outra o water cooler , teria que estar puxando o ar de fora para dentro para resfriar seu radiador , não sei como se chama exatamente , do jeito que está , puxando ar de dentro para fora , ele está pegando o ar quente dos componentes do PC , e jogando para seu Radiador , fazendo que invés de esfriar , esquente. 

Ok,mas nesse gabinete eu acho que não suporta water cooler na parte superior do gabinete..o unico lugar que achei mesmo foi na parte de trás,se eu colocasse o fan virado pra puxar o ar,não esquentaria o processador ou a placa-mãe e etc?e sim,tem 3 coolers na frente puxando o ar pra dentro.

Postado
1 minuto atrás, FlavioGamer200 disse:

Ok,mas nesse gabinete eu acho que não suporta water cooler na parte superior do gabinete..o unico lugar que achei mesmo foi na parte de trás,se eu colocasse o fan virado pra puxar o ar,não esquentaria o processador ou a placa-mãe e etc?e sim,tem 3 coolers na frente puxando o ar pra dentro.

O ideal , seria sim um Fan que retire o ar quente para fora na parte de trás do gabinete , só que não usando o fan do water cooler ,  tem certeza que não consegue instalar o watercooler na frente? ou na parte superior do gabinete? de repente se você tirar um cooler da frente e encaixar o water cooler ali , você pode passar o fan para a parte superior tirando o ar quente do PC para fora. 

• Membro VIP
Postado
37 minutos atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

O watercooler na posição instalada, tem que estar jogando ar pra fora mesmo.

Pra jogar ar pra dentro, ele deveria ser instalado na frente.

Postado

@Math.Pi Você acha que eu devo mudar a posição do wc?antes meu pc estava batendo 90 graus,inverti a posição da ventoinha  eu testei em jogos o processador não passou  de 50 graus .

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, FlavioGamer200 disse:

Ou você mantem assim ou coloca o watercooler na frente, ventilando e instala outra ventoinha atrás tirando o ar. Senão você perde o fluxo.

Postado

@FlavioGamer200 Sempre é recomendável ter um número par de ventoinhas, metade jogando ar para dentro do gabinete, metade jogando para fora. As do painel sempre devem ser de admissão, as demais de exaustão. Recomendo pelo menos 4 ventoinhas de 120 ou 140 mm (observe quais seu gabinete suporta em cada posição). A ventoinha traseira é a mais importante, seguida das duas frontais de admissão e uma última no fundo do tampo superior. Veja as imagens abaixo para elucidação.

image.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

Se usa WC eu recomendo que coloque atrás com duas ventoinhas fazendo push and pull, jogando ar para fora, ou então no topo da mesma maneira. 

• Curtir 2
Postado

@WOZ Dods sobrou outra ventoinha do antigo gabinete,então se ele encaixar e não bater em nada eu colocaria ele do lado do número 1 certo?e o water cooler eu posso manter ele na parte de trás?

• Curtir 1
Postado

@FlavioGamer200 A furação de trás tem necessariamente que ser de exaustão, bem como as de cima. Se colocar o WC ali para admissão você vai fritar todo o restante dos seus componentes. Se quer baixar a temperatura da sua CPU com WC, que eu pessoalmente acho jogar dinheiro fora, então instale duas ventoinhas, uma de cada lado, no seu water cooler, ambas soprando para fora do gabinete.

Postado
3 horas atrás, WOZ Dods disse:

@FlavioGamer200 Sempre é recomendável ter um número par de ventoinhas, metade jogando ar para dentro do gabinete, metade jogando para fora. As do painel sempre devem ser de admissão, as demais de exaustão. Recomendo pelo menos 4 ventoinhas de 120 ou 140 mm (observe quais seu gabinete suporta em cada posição). A ventoinha traseira é a mais importante, seguida das duas frontais de admissão e uma última no fundo do tampo superior. Veja as imagens abaixo para elucidação.

image.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

Se usa WC eu recomendo que coloque atrás com duas ventoinhas fazendo push and pull, jogando ar para fora, ou então no topo da mesma maneira. 

@WOZ Dods Desculpa postar isso nesse tópico, mas só pra evitar poluir o fórum: eu também comprei um gabinete na Pichau (mas foi o Gadit X) e tenho atualmente 3 ventoinhas. Uso um 3600 e uma 1660 Ti Mini (acho que esquenta mais) com um Gammaxx 400 V2. Acha que eu deveria comprar mais 1 ventoinha pra fazer um esquema semelhante a sua imagem ou não há necessidade? 

Postado
1 hora atrás, hrmantovani disse:

e uma 1660 Ti Mini

certamente.

1 hora atrás, hrmantovani disse:

Acha que eu deveria comprar mais 1 ventoinha pra fazer um esquema semelhante a sua imagem ou não há necessidade? 

Apesar de eu ter birra dos gabinetes da pichau, devo admitir que o Gadit X é promissor. Minha recomendação é sempre a mesma: duas ventoinhas de qualidade aspirando, duas em exaustão. Não tem como errar nesse sentido a menos que o painel frontal seja fechado. 
Entenda:

• Fluxo positivo (mais ventoinhas puxando ar para dentro do que para fora) significa a formação de zonas quentes, onde o ar quente é reciclado.
  • Fluxo negativo (mais ventoinhas no modo de exaustão do que intake) significa acúmulo de poeira porque as ventoinhas estão tirando ar de frestas não filtradas.
  • Fluxo neutro (mesmo número de ventoinhas em cada função) significa que você não terá muita perda de desempenho de arrefecimento, mas terá um gabinete sempre limpo se ele for devidamente filtrado. 

Tenho hoje no meu gabinete, a título de exemplo, 4 ventoinhas puxando ar para dentro e quatro para fora. Nenhuma CPU que testei nesse gabinete passou de 54° até a presente data (faço testes regulares dependendo da situação). Isso em testes sólidos análogos ao uso diário (jamais uso programas pesados para simular o uso cotidiano de meus clientes, acho simplesmente surreal fazer isso). 

Se conseguir algo em torno de 60° considere-se no lucro. No geral é o melhor cenário. Se não tiver ao menos isso, invista mais em arrefecimento do gabinete primeiro, depois da CPU e por fim da GPU.

Postado
10 horas atrás, WOZ Dods disse:

certamente.

Apesar de eu ter birra dos gabinetes da pichau, devo admitir que o Gadit X é promissor. Minha recomendação é sempre a mesma: duas ventoinhas de qualidade aspirando, duas em exaustão. Não tem como errar nesse sentido a menos que o painel frontal seja fechado. 
Entenda:

• Fluxo positivo (mais ventoinhas puxando ar para dentro do que para fora) significa a formação de zonas quentes, onde o ar quente é reciclado.
  • Fluxo negativo (mais ventoinhas no modo de exaustão do que intake) significa acúmulo de poeira porque as ventoinhas estão tirando ar de frestas não filtradas.
  • Fluxo neutro (mesmo número de ventoinhas em cada função) significa que você não terá muita perda de desempenho de arrefecimento, mas terá um gabinete sempre limpo se ele for devidamente filtrado. 

Tenho hoje no meu gabinete, a título de exemplo, 4 ventoinhas puxando ar para dentro e quatro para fora. Nenhuma CPU que testei nesse gabinete passou de 54° até a presente data (faço testes regulares dependendo da situação). Isso em testes sólidos análogos ao uso diário (jamais uso programas pesados para simular o uso cotidiano de meus clientes, acho simplesmente surreal fazer isso). 

Se conseguir algo em torno de 60° considere-se no lucro. No geral é o melhor cenário. Se não tiver ao menos isso, invista mais em arrefecimento do gabinete primeiro, depois da CPU e por fim da GPU.

Muito obrigado por esse texto! É meu primeiro PC e isso me solucionou todo e qualquer tipo de dúvida sobre fluxo de ar no gabinete. Inclusive eu quase comprei um gabinete com frente fechada, só mudei pro Gadit X por recomendação aqui do fórum. 

Vou instalar meu PC e dar uma olhada na temperatura, o quarto é bem arejado e deve dar uma ajuda também. Valeu! 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...