Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá tenho uma rx 570 de 4gb, no read dead redemption 2 ela está batendo a temperatura de 82 graus (Gráficos todos no médio e texturas no ultra), jogando rodando super bem maior parte do tempo não cai dos 60 fps travados. O meu pc é comprado na Terabyte não fiz nenhuma modificação nem nada, vem com todas as fans padrão, detalhe que configurei no afterbuner para as fans rodarem de acordo com a temperatura e não adiantou muita coisa, fan rodando a 80% e temperatura nos 80 graus. Sabem se essa temperatura é normal para a placa nesse jogo?

Postado

@sleinaDkcaJ Qual é seu modelo de RX 570? 

A curva do AfterBurner tem que estar em 50% a 50°, 100% a 70°. Seu gabinete tem que ter pelo menos quatro ventoinhas de qualidade, duas para intake e duas para outtake (se mais, o mesmo número para cada função). A posição e orientação das ventoinhas é crucial para uma boa ventilação, sendo ideal duas no painel frontal, nas posições mais baixas, admitindo ar frio, uma no topo mais ao fundo e outra no painel traseiro, ambas expelindo o ar quente. Veja as fotos abaixo para elucidar melhor:

image.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

Seu gabinete deve, idealmente, ter a frente toda perfurada para permitir a passagem de ar o mais livre possível. Se seu gabinete tiver a frente fechada é recomendável modificá-lo ou substituí-lo. Em alguns casos, onde o gabinete tem a frente em vidro, é fácil remover o vidro e substituí-lo por uma tela microperfurada (para filtrar o ar). Em outros casos não é tão fácil. Gabinetes com painel frontal em mesh (microperfurado) custam a partir de 200 reais.

Se tiver WC instalado aí tudo que eu falei já muda consideravelmente.

Postado
11 horas atrás, WOZ Dods disse:

@sleinaDkcaJ Qual é seu modelo de RX 570? 

A curva do AfterBurner tem que estar em 50% a 50°, 100% a 70°. Seu gabinete tem que ter pelo menos quatro ventoinhas de qualidade, duas para intake e duas para outtake (se mais, o mesmo número para cada função). A posição e orientação das ventoinhas é crucial para uma boa ventilação, sendo ideal duas no painel frontal, nas posições mais baixas, admitindo ar frio, uma no topo mais ao fundo e outra no painel traseiro, ambas expelindo o ar quente. Veja as fotos abaixo para elucidar melhor:

image.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

Seu gabinete deve, idealmente, ter a frente toda perfurada para permitir a passagem de ar o mais livre possível. Se seu gabinete tiver a frente fechada é recomendável modificá-lo ou substituí-lo. Em alguns casos, onde o gabinete tem a frente em vidro, é fácil remover o vidro e substituí-lo por uma tela microperfurada (para filtrar o ar). Em outros casos não é tão fácil. Gabinetes com painel frontal em mesh (microperfurado) custam a partir de 200 reais.

Se tiver WC instalado aí tudo que eu falei já muda consideravelmente.

É uma rx 570 da pcyes, não entendo muito, é saudável rodar ela a mais de 80 graus? Só no red dead 2 que fica essa temperatura, em jogos pesados também como o warzone não passa dos 70 graus. E apenas ao dar ESC no Red dead a temperatura já cai para os 70, não sei se é alguma configuração no jogo pois meu vsync já está habilitado, e também deixo o free sync do monitor ligado. Mas o que queria saber mesmo é se tem problema deixar ela rodando nos 80 e posso jogar tranquilo?

Postado
11 horas atrás, sleinaDkcaJ disse:

E apenas ao dar ESC no Red dead a temperatura já cai para os 70, não sei se é alguma configuração no jogo pois meu vsync já está habilitado, e também deixo o free sync do monitor ligado.

O Vsync e o FreeSync se anulam. Use ou um ou outro. Se tiver pelo menos 50% de frame rate constante em relação à taxa de atualização do monitor, então use o FreeSync. Se tiver menos, use o Vsync, jamais os dois.

11 horas atrás, sleinaDkcaJ disse:

Mas o que queria saber mesmo é se tem problema deixar ela rodando nos 80 e posso jogar tranquilo?

Vai reduzir a vida útil de seu equipamento, isso é certo. Quanto? Não sei. No geral eu recomendaria que apenas refizesse sua solução de arrefecimento, isso deveria bem ser suficiente. Se tivesse pelo menos duas ventoinhas, uma a parte mais baixa do painel frontal jogando ar para dentro e outra no painel traseiro jogando ar para fora, já teria um fluxo de ar razoável.

Postado

Red Dead Redemption 2 é simplesmente o jogo mais pesado de todos os tempos. É totalmente normal ele fritar a sua GPU mesmo. Se ela não chegou a desligar do nada, então tá dentro dos limites dela. Geralmente o corte é em 84º₢.

Voltando ao RDR2, embora ele possa atingir uma boa fluidez + boa qualidade de imagem com configurações que a gente encontra na internet, se você simplesmente puxar tudo para a direita, no máximo do máximo, sem tentar otimizar nada (mesmo que isso não altere em quase nada a qualidade visual), ele não faz 20 fps na RTX3080 em 1080p. Quem é Cyberpunk 2077...

Postado
26 minutos atrás, Lilisandro disse:

Se ela não chegou a desligar do nada, então tá dentro dos limites dela. Geralmente o corte é em 84º₢.

A 80° a GPU já começa a fazer thermal throttling, então ficar acima dessa temperatura é improdutivo. Todo componente eletrônico vai durar menos se não rodar em altas temperaturas, isso é uma questão de física básica. Usar qualquer componente perto de sua temperatura limite reduzirá sua vida útil substancialmente. Ou acha que hoje temos servidores de dados no oceano à toa? Esses servidores duram muito mais sob baixas temperaturas, ao ponto de compensar investimentos monstruosos em refrigeração.

Postado

Nesse caso eu recomendaria um cooler frontal de ventilação e mais um traseiro como exaustor mas precisa ter um CFM alto e o maior que puder instalar no seu gabinete. Uma solução rápida e barata é retirar a tampa lateral do seu gabinete e colocar um ventilador na direção (não em cima).

Aumentar curva de fan para 100% só vai fazer barulho e não irá diminuir muito a temperatura, sugiro deixar os fans no padrão como estipulado pelo fabricante.

Postado
17 minutos atrás, RBMA disse:

Aumentar curva de fan para 100% só vai fazer barulho e não irá diminuir muito a temperatura, sugiro deixar os fans no padrão como estipulado pelo fabricante.

Aumentar para 100% a 70° é critério básico para otimizar a qualidade de arrefecimento amiguinho. Os padrões de fábrica são para o público geral, cada usuário pode modificá-los de acordo com prioridades e qualidade de arrefecimento do gabinete que tem. Quem tem mal arrefecimento no gabinete DEVE usar uma curva mais agressiva para poupar sua GPU, já que temperaturas altas a farão durar menos.

Postado
4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Aumentar para 100% a 70° é critério básico para otimizar a qualidade de arrefecimento amiguinho. Os padrões de fábrica são para o público geral, cada usuário pode modificá-los de acordo com prioridades e qualidade de arrefecimento do gabinete que tem. Quem tem mal arrefecimento no gabinete DEVE usar uma curva mais agressiva para poupar sua GPU, já que temperaturas altas a farão durar menos.

Olha coleguinha a um cooler a 100% não irá reduzir tanto a temperatura da GPU e fará um barulho insuportável. O certo ali seria ele colocar coolers no gabinete frontal e traseiro com bom CFM (se possível um na parte superior como exaustor e mais um frontal como ventilação). Um jeito mais rápido e prático é apenas deixar o computador sem tampa do gabinete pelo menos até passar o verão.

Os únicos coolers que recomendo deixar a 100% são do gabinete pois eles além são mais baratos, silenciosos e fáceis de achar.

Postado
30 minutos atrás, RBMA disse:

Olha coleguinha a um cooler a 100% não irá reduzir tanto a temperatura da GPU e fará um barulho insuportável

Não falei para por a 100%, falei para usar uma curva de 50% a 50° e 100% a 70°. Os coolers não ficarão a 100% a menos que o gabinete seja muito mal ventilado. Experimente, todos da comunidade fazem isso, talvez se surpreenda.

31 minutos atrás, RBMA disse:

O certo ali seria ele colocar coolers no gabinete frontal e traseiro com bom CFM (se possível um na parte superior como exaustor e mais um frontal como ventilação).

Concordo, inclusive citei isso no começo e até mostrei imagens de como otimizar o fluxo de ar.

32 minutos atrás, RBMA disse:

Um jeito mais rápido e prático é apenas deixar o computador sem tampa do gabinete pelo menos até passar o verão.

Isso já discordo. Gabinetes abertos são risco constante. Um objeto ou líquido que seja projetado contra o gabinete acidentalmente pode danificar componentes. Esse é o tipo de "quebra-galho" que eu indico somente quando não há outra opção.

34 minutos atrás, RBMA disse:

Os únicos coolers que recomendo deixar a 100% são do gabinete pois eles além são mais baratos, silenciosos e fáceis de achar.

Os coolers da GPU tem vida útil bem maior do que os de gabinete. Os de gabinete fazem ruído também quando deixados no talo a menos que sejam modelos de baixa rotação. No geral, a recomendação de otimização de curva de atuação das ventoinhas é nada mais que isso, uma otimização. Se nunca utilizou dessa maneira, então experimente e veja. Todas as GPUs que entrego configuradas nos PCs de cliente são configuradas assim e nenhuma passa muito de 50°, então a velocidade de rotação das ventoinhas não excede muito 50%. O ruído é basicamente zero para um gabinete bem ventilado e bem montado como os que eu estou acostumado a montar.

Postado
Em 27/01/2021 às 20:05, WOZ Dods disse:

Não falei para por a 100%, falei para usar uma curva de 50% a 50° e 100% a 70°. Os coolers não ficarão a 100% a menos que o gabinete seja muito mal ventilado. Experimente, todos da comunidade fazem isso, talvez se surpreenda.

Concordo, inclusive citei isso no começo e até mostrei imagens de como otimizar o fluxo de ar.

Isso já discordo. Gabinetes abertos são risco constante. Um objeto ou líquido que seja projetado contra o gabinete acidentalmente pode danificar componentes. Esse é o tipo de "quebra-galho" que eu indico somente quando não há outra opção.

Os coolers da GPU tem vida útil bem maior do que os de gabinete. Os de gabinete fazem ruído também quando deixados no talo a menos que sejam modelos de baixa rotação. No geral, a recomendação de otimização de curva de atuação das ventoinhas é nada mais que isso, uma otimização. Se nunca utilizou dessa maneira, então experimente e veja. Todas as GPUs que entrego configuradas nos PCs de cliente são configuradas assim e nenhuma passa muito de 50°, então a velocidade de rotação das ventoinhas não excede muito 50%. O ruído é basicamente zero para um gabinete bem ventilado e bem montado como os que eu estou acostumado a montar.

@WOZ Dods Sei que o tópico já morreu e tal, mas, o que aconteceria entre 51° a 69°? Ou os 50% servem até os 69°? Desculpe a ignorância. Tenho uma RX 570 MSI OC, e em jogos pesados como RDR2, ela fica em torno de 75/80°. To pensando em setar essa config no MSI Afterburner pra manter as temperaturas baixas... Valeu

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, Marlão1 disse:

Sei que o tópico já morreu e tal, mas, o que aconteceria entre 51° a 69°? Ou os 50% servem até os 69°? Desculpe a ignorância. Tenho uma RX 570 MSI OC, e em jogos pesados como RDR2, ela fica em torno de 75/80°. To pensando em setar essa config no MSI Afterburner pra manter as temperaturas baixas... Valeu

Se a curva for configurada como sugerido as ventoinhas vão acelerar gradativamente entre os 50° e 70°. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...