Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Stuttering em todos jogos, min. FPS muito baixo sempre


Ir à solução Resolvido por Luciano Henriques,

Posts recomendados

Já estou faz dias tentando resolver isso e nada, já fiz de tudo que achei como solução e nada resolveu, esse stuttering acontece 1x a cada 10 minutos, porém uma coisa que fica bem visivel e acontece constantemente é o mínimo de fps e os 0,1% que estão sempre com a média muito baixa (porém não me prejudica na gameplay), no começo achei que era normal, mas vi muitos benchmarks em que isso não ocorre, provavelmente isso é o gatilho pra que dê aquela micro travadinha chata, como resolver isso?

 

MOBO: B450M Steel Legend

CPU: Ryzen 5 5600x

GPU: RTX 2060

RAM: 2 HyperX 2133mhz 8gb=16gb (overclockadas para 2400mhz)

FONTE: Thermaltake 600w

 

Vale ressaltar que todas peças são novas com exceção da RAM, eu tentei usar o "DRAM-Calculator-for-Ryzen-1.7.3" para realizar o melhor overclock possível para ela, porém ele não possui opção para ram abaixo de 2400mhz, então eu mudei manualmente para configurações iguais as de uma ram de 2400mhz hyperx achada no mercado, depois de tantos testes a única coisa que me vem em mente é que a ram esta gerando instabilidade no cpu e assim causando essas quedas de frame time absurdas (Vídeo do ocorrido), eu já testei diversos clocks da memória e nada resolve, só não mexi na tensão com medo de danificar.

 

image.thumb.png.0fed28d3d17ea67a0eb837d8119b1449.png

(programa usado: FPS Monitor via steam pois o MSI Afterburner não está habilitando algumas opções aqui)

Estou prestes a comprar duas RAM de 8gb 3000mhz pra ver se resolve, sinceramente é meu último passo antes de largar tudo e desistir...

 

Alguma ideia mais? Breve eu posto a imensa lista dos testes já feitos.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luciano Henriques

1 minuto atrás, Luciano Henriques disse:

segui o manual da placa-mãe pra instalar no slot a2/b2

Sim sim, geralmente nas placas mae essa é a forma que recomendam, seria interessante apenas para o teste ver se ainda continua esse problema, em alguns jogos mal otimizados e normal isso acontecer mas nesses que você joga de fato nao deveria ser estão brusco.

 

Outra coisa, ja tentou formatar o windows?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Lazarotto 

Procedimentos já feitos:

 

01 - Formatar

02 - Testar diferentes discos (3 hds diferentes e 1 ssd)

03 - Trocar versões de driver Nvidia

04 - Desabilitar C State Control

05 - Modos de energia diferentes

06 - Reset Bios

07 - XMP on/off

08 - Zerar Cache

09 - Testei offline/online

10 - Testei após formatar deixar só o driver nvidia instalado

11 - Desconectei cabos do gabinete

12 - Retirei e coloquei a gpu para testar o encaixe

13 - Diminui os gráficos

14 - Monitores diferentes, frequencias diferentes, conexões diferentes (DP/HDMI)

15 - Rodei windows só com driver Nvidia e os requisitos pro jogo

16 - Undeclock em cpu/gpu

17 - Overclock em ram (sem mexer na tensão)

18 - Desplugar usbs desnecessários

19 - Fechar e desligar todas funções desnecessárias do windows

20 - Joguei com e sem os drivers atualizados de placa-mãe/cpu/mouse

21 - Gráficos recomendados ou abaixo

22 - Full screen e modo janela

23 - Limitar FPS (a placa vai até 600 fps no cs tranquilo, mesmo segurando em 200 o problema persiste), o mesmo ocorre no LOL ao reter em 144 FPS

24 - Rodei stress test da GPU no Kombuster e lá estava simplesmente perfeito

 

O próximo passo que vou fazer é buscar minha placa de vídeo antiga (GTX 750 TI) e testar em conjunto com essas peças que citei, se o problema persistir vou pelo menos excluir a hipótese de ser defeito na gpu. Também testarei a questão dos slots e single channel, vai que cola.

 

Um detalhe é que o modo de instalação da ram para cpu "Vermeer" que é a 5600x não é citado no manual da placa-mãe, porém segui recomendações alheias pra manter no a2-b2:
image.thumb.png.68d38c1b71c7f3dde8f1982f737acc26.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Problema "resolvido", ao ativar o vsync o frame time ficou estável e parou com o gargalo nos jogos, o que eu havia tentado antes era somente limitar o fps pelo jogo (achando que seria o mesmo), logo, pra alguns games onde o frame time fica variando demais o jeito é por o vsync on.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!