Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eai galera do forum. Estou com o seguinte problema, já é a terceira vez que esse problema acontece.

Desde que montei meu PC, em 2018, de la pra cá já foram 3 placas mãe "queimadas" que pararam de funcionar.

Sempre acontece o seguinte, de um dia para o outro o PC para de funcionar, nas três vezes o LED da placa

acende mas nada liga, não gira uma ventoinha sequer. Os outros componentes permanecem os mesmos, que são o seguinte:

PLACAS MÃE QUE NÃO FUNCIONAM MAIS:

• Asus Prime A320m - PRIMEIRA

• Asus Prime B450m Gaming - SEGUNDA

• Asus Ex-A320m Gaming - TERCEIRA

PEÇAS QUE ESTÃO DESDE O INICIO E CONTINUAM FUNCIONANDO:

• Fonte Corsair 600VS - TESTADA, INCLUSIVE TODAS SUAS VOLTAGENS

• Processador Ryzen 5 2600

• Memoria Ram 2x8gb ballistix 2400mhz

• Memoria Ram 1x8gb Corsair 2400mhz

• Placa de Video Geforce 1060 ZOTAC - Até Setembro de 2020

• Placa de Video Geforce RTX 2060 super - Atual

• HD 1Tb Toshiba

• SSD Kingston 120gb

• SSD M2 XPG 512gb

• Gabinete NZXT s340

• No-Break 1000VA

Sempre realizei alguns testes, como o de bancada com a placa fora do gabinete, testes

com outras memorias, com outros processadores, ja dei CLEAR CMOS, ja fiz ate o procedimento

do papel alumínio envolto na placa, e infelizmente nunca resolveu sempre continuou do mesmo jeito, o LED acende mas não funciona nada.

Nas duas primeiras vezes eu nem quis saber e já comprei logo outra placa e pronto resolveu.

Mas agora na terceira vez eu tenho certeza q isso vai acontecer de novo daqui um tempo,

então eu preciso descobrir o motivo das placas pararem do nada, para poder fazer alguma coisa

contra isso, e impedir que isso ocorra novamente. 

Quem tiver uma luz, uma direção do que posso fazer, alguma dica mesmo, agradeço demais!!

Postado
7 minutos atrás, GustaTR disse:

Eai galera do forum. Estou com o seguinte problema, já é a terceira vez que esse problema acontece.

Desde que montei meu PC, em 2018, de la pra cá já foram 3 placas mãe "queimadas" que pararam de funcionar.

Sempre acontece o seguinte, de um dia para o outro o PC para de funcionar, nas três vezes o LED da placa

acende mas nada liga, não gira uma ventoinha sequer. Os outros componentes permanecem os mesmos, que são o seguinte:

• HD 1Tb Toshiba

• SSD Kingston 120gb

• SSD M2 XPG 512gb

• Gabinete NZXT s340

• No-Break 1000VA

Sempre realizei alguns testes, como o de bancada com a placa fora do gabinete, testes

com outras memorias, com outros processadores, ja dei CLEAR CMOS, ja fiz ate o procedimento

do papel alumínio envolto na placa, e infelizmente nunca resolveu sempre continuou do mesmo jeito, o LED acende mas não funciona nada.

Nas duas primeiras vezes eu nem quis saber e já comprei logo outra placa e pronto resolveu.

Mas agora na terceira vez eu tenho certeza q isso vai acontecer de novo daqui um tempo,

então eu preciso descobrir o motivo das placas pararem do nada, para poder fazer alguma coisa

Quem tiver uma luz, uma direção do que posso fazer, alguma dica mesmo, agradeço demais!!

Encoste a parte superior da mão no gabinete com o PC ligado , mesmo que não tem vídeo , para ver se toma algum choque , outra coisa que eu queria saber é se você usa air cooler grande , tipo gammax v2 , dex dx 2011. 

Postado

Essas Asus Prime A320m, todas elas tem histórico de não ter uma boa dissipação nos VRMs, eu não recomendaria elas para um Ryzen 5. Agora, a Asus Prime B450m é uma placa de entrada, mas ela suporta bem um Ryzen 5 sem overclock.

Esse nobreak, qual a marca e modelo dele? Você realmente precisa de um nobreak? Pois a maioria deles (que custam menos de R$ 2.000,00) são estabilizadores com bateria e não fornecem energia de forma adequada para a fonte.

Fora isso, estou sem ideias do que pode ser.

• Curtir 2
Postado
7 minutos atrás, GustaTR disse:

• HD 1Tb Toshiba

• SSD Kingston 120gb

• SSD M2 XPG 512gb

• Gabinete NZXT s340

• No-Break 1000VA

Esse nobreak é o que mais me aparenta ser o problema

agora, fabkinder disse:

Ryzen 5

para o 5 até que tá de boa, se fosse uma 7 ou 9 seria muito puxado, principalmente por essa rtx 2060 super

• Curtir 2
Postado
14 minutos atrás, GustaTR disse:

ja fiz ate o procedimento

do papel alumínio envolto na placa

isso ai não é recomendado! pode ser isso danificando suas placas.

esse gabinete não parece ter uma boa ventilação (vi de longe só) o superaquecimento também pode danificar trilhas e componentes (em especial capacitores  e semicondutores)

roda um stresstest no aida64 por 10 minuto (só no cpu) e um furrmark em paralelo, printe todas as telas do aida antes de interromper o teste e publique aqui

• Curtir 1
Postado

@GustaTR tenho a impressão que o problema esteja sendo adquirir Mobo da Asus. Pelo que vi em outras postagens, a vida útil dessa montadora não é das maiores.
Estou enfrentando problemas ao ligar a minha b350m gamingbr e já vi diversos relatos identicos ao meu.

• Curtir 1
Postado

@Gustavo Muccelin Moreira Encostei e não deu choque amigo, meu cooler é o que veio com o próprio processador mesmo.

@fabkinder Meu nobreak é um BMI maxxi power 2 1200va. Precisar, precisar eu não preciso, foi mais uma tentativa de proteger de alguma forma contra quedas de energia ou curtos, mas sem sucesso como pode ver...kkkk

@ArielBeaul Será se o nemisis e o nobreak mesmo?! Só for é muita ***** viu mermão..kkkkkkk

@Eder Neumann O lance do papel alumínio só fiz uma vez na terceiro placa, creio q nao seja o problema, e só fiz isso quando ja tinha testado todo o resto. Sobre o teste no CPU to impossibilitado de fazer pois nao tenho outra placa-mãe pra testa-lo..rsrsrs

@Felipinho13 Só pode ser isso mesmo, porque vou te falar viu, ta é amaldiçoada essa marca..kkkkkk

@Eder Neumann Sobre o gabinete pode ser tb, você recomendaria algum com boa refrigeração?

@Felipinho13 @Eder Neumann @ArielBeaul @fabkinder @Gustavo Muccelin Moreira  Se tiverem também alguma indicação de placa-mãe que eu possa pegar, até uns 1000,00 da certo.

Agradeço demais as respostas de todos!!

Postado
1 hora atrás, GustaTR disse:

Sobre o gabinete pode ser tb, você recomendaria algum com boa refrigeração?

qualquer um com tela ou grade frontal e saida superior, popule todos os espaços frontais e superiores.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, GustaTR disse:

Se tiverem também alguma indicação de placa-mãe que eu possa pegar, até uns 1000,00 da certo.

Uma que está num bom preço pelo que oferece é a ASRock B450M Steel Legend:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100672

Uma mais barata e que o pessoal fala muito bem é a Gibabyte B450M DS3H:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=98076

• Obrigado 1
Postado
55 minutos atrás, fabkinder disse:

Uma que está num bom preço pelo que oferece é a ASRock B450M Steel Legend:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100672

Uma mais barata e que o pessoal fala muito bem é a Gibabyte B450M DS3H:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=98076

@fabkinder Essa Asrock eu ja estava de olho, essa outra eu ja vou dar uma olhada.

Valeu!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...