Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Antiestática apartamento sem aterramento.


Viottrilhos

Posts recomendados

Boa tarde a todos, estou estudando eletrônica e manutenção em notebooks e estou querendo começar a praticar porém me deparo com a dúvida de como me proteger da energia estática e não correr o risco de queimar nada..

Já pesquisei um pouco sobre o tema principalmente aqui no fórum e aprendi um bocado com vários posts, porém acaba que algumas coisas se contradizem.

Entendi que a maneira ideal é o uso da manta antiestética e da pulseira ambos aterrados, porém no meu caso eu não tenho aterramento no apartamento e até onde eu vi conversando aqui no prédio extremamente inviável realizar esse aterramento. Vi uma opção de aterramento que seria de uma folha de cobre embaixo da manta que deve ser limpada com álcool isopropilico de tempo em tempo porém não achei muita informação sobre a eficácia.

A minha duvida é, qual seria minha opção para trabalhar com mais segurança?

Sem o aterramento vi que as opções podem ser uma manta de silicone (vi lugares falando que são boas e outros falando que não servem), Luva antiestática (vi aqui no fórum falando que se o trabalho não necessita de luvas então não devem ser usadas, mas fico na duvida de que na falta da pulseira aterrada possa ser uma opção), trabalhar descalço e com roupa de algodão.

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto Obrigado pela resposta Thiago, li sim... Muita gente falando que hoje em dia os equipamentos contam com proteção e uns falando que em anos de trabalho nunca aconteceu nada. Mas ainda fico com medo, se é besteira pra que vendem tanta coisa para antiestática e em diversos cursos eu vejo sempre indicando o uso, seria só pra ganhar dinheiro em cima de gente mão informada? não duvido hahahaha... Mas mesmo assim fico pé atrás. Se tivesse aterramento aqui no meu Ap com certeza usaria mais por desencargo de consciência, por isso gostaria de saber se há uma opção tão "eficiente" quanto a manta aterrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Viottrilhos A preocupação maior com estática é em ambientes secos. Em locais de umidade do ar maior, a umidade do ar já descarrega as cargas para o terra. A umidade ai em BH não está tão boa.. mas OK.

É como disseram mesmo, pé descalço e no chão.. e não se preocupe tanto com estática.

Eu trabalho com manutenção também, e nunca precisei dessas gambiarras de internet( não que seja uma preocupação inválida).. mas não se preocupe tanto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já ouviu falar em pulseira antiestática sem fio? pois é.. se alguém quiser te empurrar uma, não caia nessa 😁

Uma grande superfície metálica - p.ex. um armário de cozinha, janela,porta metálica - já é suficiente pra te descarregar. Encoste em algum parafuso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Piso de cerâmica aqui só na cozinha, acho que não seria muito bom de trabalhar lá hahhaha de restante só piso de madeira...

 

@.if Já ouvi falar sim.. Pode ter certeza que eu vou me manter longe dela hahahha

 

Sobre a folha de cobre, alguém tem alguma opinião? Vídeo explicando sobre a utilização: Como utilizar o kit Antiestático - YouTube 

Outra coisa, alguém tem alguma dica de como forrar a bancada para não arranhar o notebook? Eva, folha de borracha...?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanta a bancada, se você vai destinar um espaço somente para isso, compra borracha em metro e forra o tampo. Onde eu moro tem até borrachas verdes ou de outras cores (recomendo não por preto pois pequenas peças vão "sumir' no meio dela)

 

 

 

Em tempo. A maioria das instalações, o terra é ligado no neutro da rede. Compra uma chave teste, veja o fio que tem a fase, e ligue uma garrinha jacaré no outro fio (já digo pra ligar no fio, para evitar de ligar errado por engano). Creio que terá o mesmo efeito, mas espere alguém mais experiente para confirmar se não falei besteira.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Viottrilhos disse:

folha de borracha

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

borracha em metro

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

borrachas verdes ou de outras cores

 

Pra não falar mais borracha, leia-se manta antiestática ou dissipativa 😁. Acople o terra dela num dos terras que você decidir usar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!