Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual placa de vídeo escolher?


Posts recomendados

Boa tarde, pessoal.

 

Comprei dois PC na Santa Efigênia para as crianças jogarem Roblox. Fui sem pesquisar as configurações mínimas e deixei que o vendedor me orientasse.

 

O PC tem a seguinte configuração:

 

placa-mãe: Intel H61

Memoria: DDR3 4 GB 1330 MHz

Processador: Intel Core i5 3470

DirectX: Versão 12

Sistema Operacional: Windows 10

 

Eles travam muito quando vão rodar Roblox e erroneamente imaginei que uma configuração bem básica serviria e nem me preocupei.

 

Segundo a pesquisa que fiz, eis a configuração mínima para Roblox:

 

Processador: Intel Pentium 4 1.60GHz

Placa de vídeo: Radeon R7 240 / GeForce GT 719

Sistema Operacional: Windows XP

Espaço em Disco: 20 MB

Memória: 1 GB livre

DirectX: Microsoft Direct X DirectX 9 ou versão posterior 

 

O que vcs me aconselhariam para resolver este problema? Pelo que entendi, me falta uma placa de video dedicada. Se este realmente é o gargalo, qual placa seria indicada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O processador, apesar de antigo, nem é tão ruim. A limitação de desempenho vem da falta de RAM e da ausência de uma GPU dedicada, já que o jogo está rodando apenas com os gráficos integrados do CPU. Diga quanto pretende gastar na placa de video, pra que possamos dar sugestões. 
 

Alias, quanto você pagou nesse computador? Ainda é possível devolvê-lo e desfazer a compra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Junior86 disse:

Comprei dois PC na Santa Efigênia para as crianças jogarem Roblox. Fui sem pesquisar as configurações mínimas e deixei que o vendedor me orientasse.

Se ele te orientou , falando que rodava roblox e não roda , ele fez uma afirmação falsa , o que resulta em descumprimento da lei segundo o código de defesa do consumidor , e então você poderia ter o dinheiro de volta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@L. Ribeiro , @Gustavo Muccelin Moreira Não é possível devolvê-lo.  Faz meses que comprei e a criançada falava que travava e eu não acreditava. Preferiam jogar em outro computador (placa dedicada, memória 16 GB etc).

 

Acho que até uns R$ 700,00 numa placa de video pra cada PC não seria ruim gastar. O PC seria exclusivo para esse jogo Roblox.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Junior86 disse:

@L. Ribeiro , @Gustavo Muccelin Moreira Não é possível devolvê-lo.  Faz meses que comprei e a criançada falava que travava e eu não acreditava. Preferiam jogar em outro computador (placa dedicada, memória 16 GB etc).

 

Acho que até uns R$ 700,00 numa placa de video pra cada PC não seria ruim gastar. O PC seria exclusivo para esse jogo Roblox.

700 reais , tem que ver qual a marca e modelo da fonte desses PCs para gente recomendar uma. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junior86 Com R$700,00 você não vai encontrar muitas opções no mercado de produtos novos. Acho que tem uma GTX 750ti no Kabum a R$600,00. É uma placa de video modesta, mas que ainda entrega um desempenho ok em resoluções 720p com gráficos médio-baixo, e deve servir bem pra esse Roblox, que não parece ser pesado. Com os R$100,00 restantes, você consegue comprar um outro módulo de memória RAM DDR3 de 4 GB.

 

Atente para o que o @Gustavo Muccelin Moreira comentou: fonte. A julgar pelo restante da configuração, chuto que é uma fonte genérica, então é recomendável trocá-la por outra de qualidade superior, pra que você não venha a ter prejuízos no futuro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Junior86 disse:

@Gustavo Muccelin Moreira, tirei uma foto.

 

@L. Ribeiro, fique a vontade para falar sobre a fonte se for preciso trocar.

16121192072283998165757862202533.jpg

É o que eu pensei,  fonte bomba , de baixa qualidade , eu recomendo trocar por uma boa como uma Redragon 500w , Cougar Vte ou Vtc 500w ou Pichau Nidius 500w , todas são boas , entre essas que citei a melhor seria a Pichau Nidius ,internamente tem ótimos componentes , aí após a troca da fonte  , pensar em uma placa de vídeo,  muito provavelmente usada , já que as fontes vão comer mais de 600 reais....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Junior86 disse:

@Gustavo Muccelin Moreira, tirei uma foto.

 

@L. Ribeiro, fique a vontade para falar sobre a fonte se for preciso trocar.

16121192072283998165757862202533.jpg

 

É uma fonte de baixa qualidade. Considere pegar uma Mancer Thunder 500W, Cougar VTC 500, ou Redragon RGPS 500W. São as fontes de entrada com melhor custo-benefício hoje. Pode pegar a que estiver mais barata entre essas. 

 

Esse CPU ainda carrega uma GTX 1650 ou uma RX 570. Só verifique qual o modelo exato dessa placa-mãe e qual a versão da BIOS está sendo usada, pra garantir que você não tenha nenhum problema de incompatibilidade da BIOS com essas GPUs mais novas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Junior86 disse:

@Gustavo Muccelin Moreira Não pensando em quanto gastar, mas apenas para não ter gargalo em nenhuma das peças, qual placa zero, sem ser usada, você indicaria se eu fosse usar a fonte Pichau Nidius?

Ta , com esse cenário com a fonte Pichau Nidius , esse processador segura até uma Rx 570 , porém ai o orçamento vai la pra cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Junior86 disse:

Em anexo.

20210131_163615.jpg

 

Mesmo o aplicativo não consegue dizer qual o fabricante e o modelo da placa-mãe. Sem essa informação, é difícil ter certeza, mas parece (veja: parece) que esta é a ultima versão da BIOS pra essa mobo, então, em tese, você não teria problemas de compatibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia, pessoal.

 

Instalei as seguintes peças:

 

Placa de Vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce GTX 1650 D6 OC Low Profile 4G, 4GB, GDDR6 - GV-N1656OC-4GL

 

 

Fonte Pichau Gaming Nidus 500W Bronze 80 Plus, PG-5001-BR

 

2 Memoria Corsair Vengeance 4GB (1x4) DDR3 1600MHz Azul, CMZ4GX3M1A1600C9B

 

Quando vou ligar o PC, ele acende a luz, inicia por 1 segundo e desliga, depois de alguns segundos, ele repete o processo e se eu deixar ele assim, as vezes ele liga e consigo até iniciar o Windows, funciona normal. Se eu desligar o PC e tentar ligá-lo  novamente, passo pelo mesmo processo.

 

Fiz vários testes, chequei e rechequei cada conector, retirei a bateria da placa-mãe por alguns minutos e depois coloquei de volta, retirei a placa de vídeo,  coloquei a memória antiga e sempre com o mesmo problema. Ao reinstalar a fonte antiga com a placa de vídeo nova e a memória nova, o computador inicia normalmente, se eu volto para a fonte Pichau o problema reaparece, o que me leva a acreditar que o problema seja a Fonte Pichau. Minha dedução esta correta?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Junior86 disse:

Bom dia, pessoal.

 

Instalei as seguintes peças:

 

Placa de Vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce GTX 1650 D6 OC Low Profile 4G, 4GB, GDDR6 - GV-N1656OC-4GL

 

 

Fonte Pichau Gaming Nidus 500W Bronze 80 Plus, PG-5001-BR

 

2 Memoria Corsair Vengeance 4GB (1x4) DDR3 1600MHz Azul, CMZ4GX3M1A1600C9B

 

Quando vou ligar o PC, ele acende a luz, inicia por 1 segundo e desliga, depois de alguns segundos, ele repete o processo e se eu deixar ele assim, as vezes ele liga e consigo até iniciar o Windows, funciona normal. Se eu desligar o PC e tentar ligá-lo  novamente, passo pelo mesmo processo.

 

Fiz vários testes, chequei e rechequei cada conector, retirei a bateria da placa-mãe por alguns minutos e depois coloquei de volta, retirei a placa de vídeo,  coloquei a memória antiga e sempre com o mesmo problema. Ao reinstalar a fonte antiga com a placa de vídeo nova e a memória nova, o computador inicia normalmente, se eu volto para a fonte Pichau o problema reaparece, o que me leva a acreditar que o problema seja a Fonte Pichau. Minha dedução esta correta?

 

 

é , nesse cenário , a fonte realmente pode ser o problema , mas tem certeza que encaixou tudo corretamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Não pera , placa antiga? você usou sua fonte antiga com as mesmas peças com a fonte nova (Pichau)? 

Desculpa, quis falar que usei a fonte antiga com as peças novas e o computador funcionou. Quando coloco a fonte Pichau, com as peças antigas ou novas, não funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Junior86 disse:

Desculpa, quis falar que usei a fonte antiga com as peças novas e o computador funcionou. Quando coloco a fonte Pichau, com as peças antigas ou novas, não funciona.

Nesse caso , acho melhor acionar a garantia , claro , mostre que a fonte antiga com as mesmas peças que a fonte nova , funciona e que a fonte nova , com as mesmas peças não funciona. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 13/02/2021 às 12:18, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Nesse caso , acho melhor acionar a garantia , claro , mostre que a fonte antiga com as mesmas peças que a fonte nova , funciona e que a fonte nova , com as mesmas peças não funciona. 

A nova fonte Pichau Nidus chegou hoje, já instalei e está ok. 

 

Para o segundo PC, mantive os upgrade do segundo, exceto que fiquei com receio de trazer outra Pichau(tive azar da primeira fonte vir defeituosa) e acabei pegando uma promoção na Kabum de uma Redragon 650W modular e está rodando tranquilamente também. 

 

Obrigado a todos pelas dicas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!