Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite meus caros, recentemente peguei uma placa de video GTX 950 com um colega meu, ele disse que tava usando tranquilo quando a placa de vídeo parou de funcionar. O problema é o seguinte, a placa liga, gira o fan, mas não da vídeo, coloquei ela no meu pc e aconteceu exatamente o mesmo problema, meus 2 computadores estão funcionando 100% pois utilizo no meu dia-a-dia, por enquanto abri ela pra tirar a poeira e trocar a pasta térmica mais ainda não resolveu. 

Se puderem me ajudar com esse problema, eu agradeceria muito. 

Postado

@alvaroddtas  Parece problema de solda BGA, ou nas memórias ou na GPU, é muito comum isso nas placas novas, pois retiraram o chumbo do estanho usado para soldar esses componentes, ai o estanho passou a oxidar mais rápido.

OBS: como placa funciona, chega ligar, ela parece não estar em curto nas fases.

Se não for algum defeito na alimentação (sem ser curto), só sobra solda BGA.

OBS Final: tenta conectar o conector de vídeo em outra entrada de vídeo, isso as vezes resolve.

Postado

@Henrique PP testei  os 3 primeiro contatos que vai no no slot pci pra ver se tinha curto mas não tinha, e também testei pra ver se tinha curto onde vai o conector de 6 pinos da fonte, mas ele também não está em curto.

• Obrigado 1
Postado

@alvaroddtas kkkkkkk, nem tudo se resolve com calor, pessoal acha que o calor do forno/grelha é suficiente para fornecer energia necessária para remover o Oxigênio do estanho. É uma ligação muito forte, sem catalisador não remove, além do mais o forno pode derreter o estanho fazendo ele entrar em contato com com estanho do lado, gerando o curto (na prática em baixo do chip por falta de controle de calor o estanho derreteu e se esparramou). Ou seja agora sim é certeza de precisar de solda BGA e recomendo que faça com estanho com chumbo.

Seguir a linha de 12V só com esquema elétrico, para isso precisa do modelo exato da placa e procurar esquema elétrico. Claro pode colocar o multímetro em modo de continuidade e seguir o curto até tentar achar a fonte, mas acredito que esteja no chip, por derretimento do estanho.

Existe outros métodos de testar se é solda BGA sem precisar fazer, como apertar levemente o chip com o dedo em certas áreas enquanto liga o PC para ver se o mesmo dá vídeo, ou apertar com o dedo novamente o chip de memória para identificar qual delas está com problema. Se nada mudar fazendo isso é chance de não ser solda BGA, deveria ter testado antes com esse método, se tivesse esperado tinha falado para não fazer essa do forno.

Pessoal usa grelha porque é possível colocar um termômetro para não esquentar demais e ao mesmo tempo proteger outras partes da placa com papel alumínio para só esquentar o que se quer. Agora a meu ver só levando em técnicos com máquina especializada em solda BGA, para retirar o Chip e refazer a bolinhas de estanho.

O problema de esquentar demais é que também tem estanho no cristal do chip de GPU, que liga o o cristal ao Chip, e o Clipe também é ligado por estanho na PCB, normalmente se não passar de 230ºC não tem como derreter o estanho que liga o cristal do chip a plaquinha do chip, se seu forno chegou a 300ºC ai é chance de ter derretido a BGA do cristal.

Vou mostrar 3 vídeo que mostram o que falei.

Processador, Chipset, GPU e outros, todos esses chips com cristal no centro tem solda BGA que liga o cristal ao PCB do chip.

veja nesse vídeo desse cara chato, mas com razão.

@alvaroddtas OBS: Ainda tem outro fator que não citei... Pressão atmosférica interfere no ponto de fusão de todos os materiais isso inclui o estanho. Se mora num lugar alto que naturalmente tem menor pressão atmosférica 232ºC já é demais, por segurança seria melhor testar com 200ºC ou menos, o estanho com chumbo pode derreter a uns 180ºC, só ao nível do mar (quando a pressão do ar é maior) é que se pode dizer que 232ºC é o máximo para derreter o estanho.

Claro isso é minha opinião das aulas de química, pois amo uma tabela periódica.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!