Ir ao conteúdo

Performance de single thread muito baixa com Core i5 10400F

Ir à solução Resolvido por VictorMk,

Posts recomendados

Postado

E ai pessoal. Esse problema está quebrando minha cabeça. Já vou falar minha config:

i5 10400F

ROG Strix B460-H

2x8GB Dual Channel 2666Mhz CL16

RTX 2060

O problema é o seguinte. Meu i5 não está conseguindo todo o desempenho esperado, principalmente em single thread. No bench do CPU-Z (print), a pontuação em single thread é 130-150 pontos, a mesma pontuação de processadores antigos de notebook. E isso causa muito lag em jogos que usam poucos threads, como o CS. Esse problema ocorre desde sempre e as peças são novas.

o que já tentei:

Formatação limpa.

Configurar a BIOS para máxima performance de CPU.

Desativar os C-States (mesmo mantendo o clock máximo (4Ghz) não resolve)

HELP!!!

Capturar.PNG

Postado

@leonardobr_ @Lilisandro Meu cooler é bem parrudo pra um processador de 65W, em jogos nunca passa de 68°, meu setup tem um bom air flow. Já em questão de alimentação, minha fonte é uma redragon de 600W e até agora não apresentou problema. Caso fosse alimentação ou temperatura, o desempenho em multi-thread não estaria normal, por isso acho que deve ser alguma configuração.

Postado

@RS Faria Coisas que eu notei:

1. O clock de nenhum núcleo cai abaixo de 3.9Ghz mesmo em baixo uso.

2. O boost desse CPU é 4.3Ghz em um único núcleo, mas o máximo só chega a 4.1Ghz.

3. Durante o bench onde o processador vai a 100% as frequências não mudam.

Capturar.PNG

• Solução
Postado

@Brc Já fiz isso, mais de uma vez por sinal, e com versões de BIOS diferentes. Tudo fica desse jeito, os clocks variando entre 3.9 e 4.1 sempre, e a performance single thread muito baixa. Percebi também que a maior tensão que ele atinge no CPU-Z é 0.944V, as vezes caindo pra 0.82V,  independente da tensão as frequências também não mudam.

Eu não estou preocupado com as frequências altas já que sem jogar ele nem chega a 50°. O problema mesmo é só o desempenho em single thread.

Percebi mais uma coisa, no windows sem nenhum programa aberto e apenas o antivírus em segundo plano o CPU fica entre 12-18%, nunca abaixo disso. Deve ser mais uma consequência do single thread baixo.

Voltei com o problema resolvido mas sem solução. É isso mesmo. Tudo agora está normal e tudo que eu fiz foi desligar o PC e esperar, mais um dia de hardware troll. Quebrei a cabeça desde ontem pra nada 🤡

Foi mal tomar o tempo de vcs galera, mas valeu por tentarem ajudar.

Capturar.PNG

• 3 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!