Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente eu comecei a monitorar a temperatura dos componentes do computador, e comecei a estranhar a temperatura do processador. Jogando jogos como GTA V e Far Cry 5, depois de 1h/2h jogando, o processador batia fácil 80ºC, e caia para 70ºC, e ficava nesse looping infinito. Não que tenha mudado alguma coisa em questão de desempenho, não senti nenhuma mudança, mas um amigo com um Ryzen 5 2600 tem uma temperatura muito bem menor, em torno de 60º/65ºC e não passa disso. Pesquisei um pouco pra saber como reduzir a temperatura (sou leigo, do meu ponto de vista é uma temperatura não ideal pro componente, mesmo estando um pouco longe da temperatura máxima) e com o que pude ler, entender e aprender, o VCore do processador constantemente está em 1,243V mesmo em idle, mantendo uma temperatura de 50/53ºC. Li muitas coisas das quais não tenho conhecimento e não sei mexer, como reduzir a tensão até uma que fique estável e etc, e por medo tentei pesquisar por soluções mais simples. Ai que me deparo com uma opção na BIOS da placa-mãe, o core performance boost, e ao desabilitar, realmente consegui temperaturas bem melhores e tensões menores, o máximo que registrei de temperatura foi 68º no AIDA em full stress. 

Com o CPB ativado, o processador atinge o boost de 3.6Ghz, mas acaba esquentando muito. Sem o CPB, ele fica no clock base de 3.2 Ghz.

Minhas duvidas são: ele realmente está esquentando muito? devo me preocupar com o CPB ligado atingindo tais temperaturas? E por último, tem alguma diferença significativa nesses 400Mhz, ou posso deixar o CPB desligado?
OBS: Uso o cooler box. Estou postando umas imagens, não sei se ajuda. A primeira eu acabei de ligar o computador, e a última eu já tinha parado o teste. Desculpe qualquer coisa, não entendo muito disso. ):

1329716208_imagem1.png.3ca760d20fd561b69ab921ced7e11813.png752213835_stabilitytestryzen1.png.96f584e4312f2a9a1ceec890b4cdc17b.png534205048_stabilitytestryzen2.png.9fb463f8984608e6797a1e31f9ebe370.png

Postado
15 minutos atrás, Adryano Reis disse:

Minhas duvidas são: ele realmente está esquentando muito? devo me preocupar com o CPB ligado atingindo tais temperaturas?

Não.

15 minutos atrás, Adryano Reis disse:

E por último, tem alguma diferença significativa nesses 400Mhz, ou posso deixar o CPB desligado?

Bem... se quer capar o desempenho do produto pelo qual você pagou...

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, Adryano Reis disse:

como reduzir a tensão até uma que fique estável e etc

Famoso undervolting, mas perde desempenho

20 minutos atrás, Adryano Reis disse:

ele realmente está esquentando muito? devo me preocupar com o CPB ligado atingindo tais temperaturas?

Não

21 minutos atrás, Adryano Reis disse:

E por último, tem alguma diferença significativa nesses 400Mhz, ou posso deixar o CPB desligado?

Desempenho

21 minutos atrás, Adryano Reis disse:

mas um amigo com um Ryzen 5 2600 tem uma temperatura muito bem menor, em torno de 60º/65ºC e não passa disso

Pode ser que ele tenha fans, um lugar mais arejado, um gabinete mais aberto ou então um WC

• Curtir 1
Postado

@Adryano Reis recomendo você trocar esse cooler box se você quer jogar com o boost ativado sem se preocupar com temperaturas, compre um gammax 400 v2 e seja feliz

Postado

você falou tudo você só nao falou qual o resfriamento do seu gabinete, se você usa um WC  ou até mesmo um air cooler melhor alem do box ou se você não tem nenhuma ventoinha no seu gabinite e tudo mais se é mt pequeno o gabinete, porque talvez você pode ta com dor de cabeça à toa e alem que esse processador  é de 65w nao era pra esquentar muito 

Postado
Em 04/02/2021 às 21:41, ArielBeaul disse:

Famoso undervolting, mas perde desempenho

Não necessariamente. Pelo contrário. Quando fiz o undervolt na minha gpu o clock ficou "padrão" sem ficar tendo altos e baixos e o fps ficou estável sem muitas quedas. Undervolt não é para perder desempenho só porque você tá diminuindo a tensão. Você vai manter o mesmo desempenho só que consumindo menos energia.

Postado
2 horas atrás, xknoob disse:

você falou tudo você só não falou qual o resfriamento do seu gabinete, se você usa um WC  ou até mesmo um air cooler melhor além do box ou se você não tem nenhuma ventoinha no seu gabinete e tudo mais se é mt pequeno o gabinete, porque talvez você pode ta com dor de cabeça à toa e além que esse processador  é de 65w não era pra esquentar muito 

Eu usava o cooler box, meu gabinete não é muito grande mas dá pro gasto. E ele tem uma ventoinha traseira. E independente disso, meu amigo com um Ryzen 5 2600 mora numa casa muito mais quente e o dele não esquenta tanto, e ele não tem WC e muito menos um sistema de ventilação, e no máximo do máximo, o processador dele atinge uns 65ºC. 

Enfim, acompanho um cara no youtube que tem um canal de informática e ele fez um vídeo sobre um air cooler na promoção na kabum. Comprei. Até o momento tá resolvendo dentro do preço que eu paguei.

2 horas atrás, IgorAlexandre disse:

Não necessariamente. Pelo contrário. Quando fiz o undervolt na minha gpu o clock ficou "padrão" sem ficar tendo altos e baixos e o fps ficou estável sem muitas quedas. Undervolt não é para perder desempenho só porque você tá diminuindo a tensão. Você vai manter o mesmo desempenho só que consumindo menos energia.

É muito difícil "aprender" a fazer isso? Eu tenho medo de fazer *****.

Postado
3 minutos atrás, Adryano Reis disse:

Enfim, acompanho um cara no youtube que tem um canal de informática e ele fez um vídeo sobre um air cooler na promoção na kabum. Comprei. Até o momento tá resolvendo dentro do preço que eu paguei.

É muito difícil "aprender" a fazer isso? Eu tenho medo de fazer *****.

É mais simples do que você imagina. Basta você abrir o AMD Radeon Software, clicar em Desempenho, e Ajustando. Aí você muda de Automático para Manual e você segue como a imagem abaixo.

test.png.9f438183a2ab6ddc5576a438684d1f0f.png

Os quadrados amarelo pequeno é porque é para você ativa-lo. 

Lá em baixo onde está escrito Tensão (mV), os quadrado amarelo e os números é onde você vai alterar. Você vai alterar somente nos 3 últimos (os três 1050 eu fui diminuindo de 5 em 5), no meu caso eu fui diminuindo de 5 em 5 até encontrar o limite da GPU. Após você reduzir você salva e passa algum programa para testar sua GPU, porque ela pode ter artefatos e etc...No pior dos casos seu PC pode desligar e só. Eu recomendo o Superposition Benchmark, mas gosto é gosto. Também recomendam o FurMark, 3DMARK entre outros.

No meu caso eu consegui deixar minha placa de vídeo a 1350MHz com 999mV e 1760MHz no memory clock com redução de 6~12° de temperatura e o fps ficou bem estável.

Olha a imagem como acabou ficando:

depois.png.f8cb00a858682853fd4bcee01e151788.png

Eu criei um tópico na época quando estava mexendo com isso, caso queira ver os resultados e etc é só clicar aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...