Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente eu comecei a monitorar a temperatura dos componentes do computador, e comecei a estranhar a temperatura do processador. Jogando jogos como GTA V e Far Cry 5, depois de 1h/2h jogando, o processador batia fácil 80ºC, e caia para 70ºC, e ficava nesse looping infinito. Não que tenha mudado alguma coisa em questão de desempenho, não senti nenhuma mudança, mas um amigo com um Ryzen 5 2600 tem uma temperatura muito bem menor, em torno de 60º/65ºC e não passa disso. Pesquisei um pouco pra saber como reduzir a temperatura (sou leigo, do meu ponto de vista é uma temperatura não ideal pro componente, mesmo estando um pouco longe da temperatura máxima) e com o que pude ler, entender e aprender, o VCore do processador constantemente está em 1,243V mesmo em idle, mantendo uma temperatura de 50/53ºC. Li muitas coisas das quais não tenho conhecimento e não sei mexer, como reduzir a tensão até uma que fique estável e etc, e por medo tentei pesquisar por soluções mais simples. Ai que me deparo com uma opção na BIOS da placa-mãe, o core performance boost, e ao desabilitar, realmente consegui temperaturas bem melhores e tensões menores, o máximo que registrei de temperatura foi 68º no AIDA em full stress. 

Com o CPB ativado, o processador atinge o boost de 3.6Ghz, mas acaba esquentando muito. Sem o CPB, ele fica no clock base de 3.2 Ghz.

Minhas duvidas são: ele realmente está esquentando muito? devo me preocupar com o CPB ligado atingindo tais temperaturas? E por último, tem alguma diferença significativa nesses 400Mhz, ou posso deixar o CPB desligado?
OBS: Uso o cooler box. Estou postando umas imagens, não sei se ajuda. A primeira eu acabei de ligar o computador, e a última eu já tinha parado o teste. Desculpe qualquer coisa, não entendo muito disso. ):