Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe para para substituir uma em curto amd3


Ir à solução Resolvido por Henrique PP,

Posts recomendados

Insisto em pedir orientação. O colega sugeriu para eu comprar a mais barata e é o que estou pensando, mas como tenho receio de comprar errado, pensei que os experts daqui poderia orientar se compro a ASRock N68 ou a 960GC-GS FX que seja compatível com meu Athlon iiX2 AMD3 e memórias tbem DDR3, não consigo descobrir ano de lançamento destas placas para comprar a menos antiga.

Desculpem-me, mas não entendo muito!! Só quero voltar a ter meu Desktop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junia Bernardes Depende de quanto vai pagar.

Essa geração já deu o que tinha de dar.

 

Eu acho ela lixo, hoje em dia tem coisa muito melhor melhor mesmo, essa geração é de 2008, tem mais de 10 anos se sua placa-mãe morreu depois de 10 ano, além de ser difícil achar já é um sinal para fazer upgrade.

 

Ode você mora?

se mora mora um lugar movimentado com um centro comercial grande, pode ser interessante procurar hardware no ferro velho (tipo mais barato), leva para um amigo que saiba eletrônica para ele testar se tem curto e coloca para funcionar.

 

 

 

Na minha opinião só vale a pena hardware velho se for barato assim como nesses vídeos.

 

Mas respondendo sua pergunta. A 960GC-GS FX é bem melhor. se ela for a mais barata vá nela com certeza, mas como hoje não existe mais placas que não sejam usada, entra aquela, escolha mais conservada, sim pois pode comprar e 6 meses depois queimar novamente, afinal ela pode ter sido muito desgastada (usada).

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Henrique!

Não quero gastar muito e deixar upgrade mais para frente.

Infelizmente, só tem reparos no centro e mesmo assim dizem que tenho que deixar e que vão enviar para orçamento.

Se eu conhecesse alguém eu até me arriscaria a fazer o conserto, pois em principio tem um curto no slot de memória, mas pode ser que tenha mais coisas. Como não sei ficar sem meu pc resolvi comprar uma placa compatível. Com tempo vou fazendo upgrade, Atualmente, não vale a pena fazer pque está todo muito caro.

As duas placas que achei foram AROCK N68/960, compatíveis com meu processador e memórias.

 

Agradecida,

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junia Bernardes Torcida aqui, para que o curto não tenha queimado as memórias.

 

Já tentou lavar sua placa-mãe? as vezes o curto era causado por sujeira. Sujeira vai acumulando e puxando metais oxidados da própria placa até gerar o curto. Mas como placa é velha e mosfets das memórias não costuma ter dissipador provavelmente é só troca-los, deve estar ai o problema.

 

Se for lavar a placa-mãe o método mais barato é com agua filtrada e detergente neutro, esfregar delicadamente com escova velha ou pincel novo. O método mais seguro é usar 1 litro de álcool isopropílico, mas este é caro, ~50 reais o litro, ir esfregando enquanto o álcool escorre com a sujeira numa bacia, depois verifique a bacia para ver se caiu algum capacitor oxidado (ou outra coisa) no meio da sujeira.

OBS: embora tenha feito esse método comigo minha placa-mãe não voltou a funcionar.

Após remover e limpar bem o sabão, caso use agua, deixe secar ao sol quente por 2 dias, depois use um secador de cabelo no chipset no soquete e nos slots, ai sim conecte os dissipadores de volta (dissipador não precisa lavar, coloque os tremal pads de volta onde estava e recoloque pasta térmica boa no chipset e processador, ai sim monte tudo e teste se funcionou a limpeza.

OBS: não deixa o secador de cabelo muito tempo sobre o chipset, para não correr o risco de estraga-lo com o calor excessivo, é somente para retirar a agua de debaixo dele.e seca-lo.

 

Os técnicos após limparem com lavagem, (ou com álcool ou com agua), eles costuma estanhar novamente novamente as partes mais oxidadas com ferro de solda fria, para cobrir ou ressoldar novamente com estanho, isso as vezes resolve.

 

espero ter ajudado, até.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite Henrique!

Seria bom se, realmente, fosse fácil técnicos especializados e de confiança. quando começou este problema vce nem imagina o que gastei com técnicos e no final um único que achei que poderia reparar achei um tanto complicado, em deixar todo o PC levar não sei p.onde para saber o que era. Aí se vce somar 100 aqui + 100 ali mais peças mais formatar, acho que não vale a pena! Passei uma vez por esta experiência e a placa dourou 1 mês.

Depois que eu comprar esta outra placa, então com tempo e uma indicação de um bom técnico farei isto nesta placa em curto. Hoje eu gastaria 100 p.tirar a placa, uns 180 p.consertar, após uns 150 para formatar e instalar Windows, etc...com 470 eu compro uma placa e provavelmente onde eu comprar pode ser que instalam esta placa.

Acho esse meio um tanto complicado e caro.

 

Agradecida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Junia Bernardes disse:

Boa Noite Henrique!

Seria bom se, realmente, fosse fácil técnicos especializados e de confiança. quando começou este problema vce nem imagina o que gastei com técnicos e no final um único que achei que poderia reparar achei um tanto complicado, em deixar todo o PC levar não sei p.onde para saber o que era. Aí se vce somar 100 aqui + 100 ali mais peças mais formatar, acho que não vale a pena! Passei uma vez por esta experiência e a placa dourou 1 mês.

Depois que eu comprar esta outra placa, então com tempo e uma indicação de um bom técnico farei isto nesta placa em curto. Hoje eu gastaria 100 p.tirar a placa, uns 180 p.consertar, após uns 150 para formatar e instalar Windows, etc...com 470 eu compro uma placa e provavelmente onde eu comprar pode ser que instalam esta placa.

Acho esse meio um tanto complicado e caro.

 

Agradecida

nossa cobraram 100 para tirar a placa? 

Eu recomendo vender as peças que você tem e pegar uma plataforma AM4 com um athlon 200ge que tem no aliexpress a 280 reais.. o dinheiro que você vai dar na placa nova você compra uma AM4 e por ser uma plataforma já antiga o restante do hardware pode estar tão desgastado que não dure mais 6 meses o restante das peças fazendo você gastar mais em uma plataforma antiga.

Aconteceu algo parecido comigo, eu tinha duas intel 755 aqui em casa, queimou placa-mãe fui lá e comprei outra, não deu 1 ano e pifou nais coisas e montei o computador novo que tenho aqui.. se eu fosse esperto teria vendido o que tinha dava mais uns 800 reais e montava uma AM4 e na hora de montar esse meu pc novo não ter gastado com algumas coisinhas.. a placa-mãe que você vai pegar raramente vai ser nova.. pode ser que compre e dê problemas novamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junia Bernardes Só conheço 1 de confiança, infelizmente ele é careiro e acredito que não vai valer a pena, pois eles cobram caro, mas pelo menos são de confiança.

https://www.getechinf.com.br/

Aceitam pelo correios de todo Brasil e te unidades em São Paulo Goiais e Brasília.

tem até um canal grande no youtuber onde faz vídeos polêmicos para chamar amais a atenção de cliente.

 

Mais 1 vez eles são careiros, Mas consertaram meu note e minha placa-mãe não conseguiram.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

Henrique, minhas memórias são relativamente novas, pois quando deu o primeiro problema chegou a queimar uma. Comprei nova.

Minha intenção é de comprar uma dessas placas nova, lacrada na caixa e tenho visto no Kabum.

Se eu não achar nova aí parto para upgrade e poderei vender minhas memórias e até mesmo processado, eles estão bons. Por isso que eu gostaria de comprar uma placa compatível, como disse só comprarei box, me dando tempo para eu montar um upgrade atual. Um bom processador tá na faixa de 900 Athon Rizen, não gosto de Intel.

Verei a possibilidade de levar até o centro comercial de informática. Tenho que contar com uma carona de filha. Mas, certo que não tenho referência de técnicos.

Sobre esse Athon que vce mencionou 200ge do AliExpress, qual a descrição dele ?

 

 

Agradecida

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junia Bernardes Esses Athlon 200ge é um processador com gráficos integrados mais básico atualmente, ele seria a opção de upgrade caso desista dessa plataforma, Assim como @Das_Mulher citou essa seria a opção de upgrade mais barata e usando peças relativamente novas.

 

Aqui comparativo de performance e preço de lançamento, preço final é diferente, mas esses sites sempre usam preço de lançamento;

https://versus.com/br/amd-athlon-200ge-vs-amd-athlon-ii-x2-270

https://cpu.userbenchmark.com/Compare/AMD-Athlon-II-X2-270-vs-AMD-Athlon-200GE/m1939vsm592714

 

no caso você compraria um kite upgrade, Seria placa-mãe a320, Processador Athlon 200ge, mais memória DDR4 novas. Venderia as suas memórias velhas (no seu caso DDR3) e processador, difícil é achar quem compre, você estaria migrando de plataforma, sairia do socket AM3 e iria para socket de processador AM4, por ser uma plataforma mais nova, existe placas-mãe novas no mercado a venda, mas considere que teria ainda que comprar o processador novo e memória DDR4 novas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junia Bernardes Bom vamos calcular um kit upgrade do mais barato.

 

Processador AMD Athlon 3000g (um pouco melhor que Athlon 200ge) R$: 360,00

Placa-mãe ASRocks A320M-HDV R4.0 (precisa te a BIOS 3.30, peça para a loja atualizar para essa BIOS) R$ 420,00

Memória Crucial Ballistix Sport LT, 16 GB (2X8),2666MHz R$ 480,00

 

Total: R$ 1260,00 reais, o resto das coisas aproveitaria.

 

OBS: Pode achar mais barato pesquisando, e em outras lojas mas postarei os locais que achei os produtos e os preço, Desisti do AliExpress pois embora o processador de lá seja mais barato, não tem garantia boa e não vem com cooler box, esse ai já vem com cooler. Pesquise mais e veja se acha esse ai mais baratos, mas eu acho que não existe preços melhores.

OBS Final: tente telefonar para essas lojas e ver se fazem um desconto melhor para você comprar tudo nela e assim economizar no frete. E nesse mesmo telefonema peça para atualizar a BIOS da placa-mãe para esse versão citada acima que a versão adequada para esse processador que te indiquei, serve versão superior.

 

Linkes pesquisados.

https://www.kabum.com.br/produto/108896/processador-amd-athlon-3000g-two-core-cache-5mb-3500mhz-am4-yd3000c6fhbox-?

https://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-mãe-asrock-a320m-hdv-ddr4-socket-am4-chipset-amd-a320

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=110088&gclid=Cj0KCQiA34OBBhCcARIsAG32uvM1NyMo15n-TFGEYobj-3lgxf5Z5ho7s3d3P37RGIwCnDvWEC_Xhh8aAqHoEALw_wcB

 

Até.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique!

Essa mexida na Bios vce acha que na loja fariam ou seria o técnico que vai instalar?

Voltei aqui pque acabei de falar pelo Chat e me disseram que a placa-mãe é vendido de como vem da fabrica, então, não mexem na Bios.

A Gigabyte ou Asus não são melhores? Não estou vendo placas que dê jogos, mas sim ver filmes, ou seja, uma placa de vídeo boa com HDMI. Pode ser que eu jogue, mas vai se difícil.

Qto ao processador já ouvi falar nele, sei que é bom.

Não tem DDR4 mais em conta para esta configuração???

Agradecida,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junia Bernardes  Olha 2 pentes pelo preço que falei não tem mais em conta memória não, infelizmente.

Placa-mãe até esteve mais barato antes da pandemia R$ ~350 aproximadamente, aumentou tudo 100 reais no mínimo com pandemia.

Quanto a memória coloquei 2 pentes de memória de 8GB cada, pode parecer exagero mas essas memórias são para não precisar de update, no total ficaria cm 16GB de memória DDR4, mas se quiser menor capacidade tem 8GB (sendo 2x4gb), assim fica mais barato.

https://www.kabum.com.br/produto/101650/memoria-corsair-vengeance-lpx-8gb-2x4gb-3000mhz-ddr4-c16-cmk8gx4m2c3000c16?gclid=Cj0KCQiAgomBBhDXARIsAFNyUqODc1aOA9LelLUyadt6zNzncyrcxtHWD_nvZgaF-fvqPHRBb2kgVXkaAsivEALw_wcB

O importante é ter 2 pentes de memória iguais para ativar Dual-Channel automaticamente e assim dobrar a performance. Se quiser pode escolher outras memórias, só olhe para ter certeza de que elas são vendidas em pares, ou seja vem 2 pentes de memória e a velocidade mínima tem de ser 2666mhz, essa acima é até mais rápida (3000mhz), mas nada impede ela de funcionar a 2666mhz que é a velocidade de memória desse processador (controlador de memória fica agora integrado ao processador). Pode pesquisar... com 16GB aquelas foram as mais baratas que achei mas com 8gb pode ter mais baratas por ai, só tem de ser no caso 2x4GB.

Digitei assim a pesquisa no Google; 2x4 ddr4 2666mhz. (só não compre com menos do que 2666mhz.)

 

Quanto a marca da placa-mãe, saiba que a placa top de linha do mundo (a mais sonhada e desejada) e a ASRock X570 Taichi, é a que todos que tem dinheiro compram, outras fabricantes ao verem esse monstro de placa começaram a copiar ou lançar placas melhores mas ASRock foi a primeira e fez nome com a linha Taich

https://www.kabum.com.br/produto/102175/placa-mãe-asrock-x570-taichi-amd-am4-atx-ddr4?gclid=Cj0KCQiAgomBBhDXARIsAFNyUqNPmjnqvrMhOW89XnVa82IuI2hbUxhgw21g4M-1ZJLLddbrv8JQwGIaAhGiEALw_wcB

se quiser se endividar a placa sozinha custa um computador.

Antigamente ASRock era uma sub divisão da Asus (que fazia placas baratas) que foi vendida, hoje é sua maior concorrente, concorre com a Asus em todas as categorias inclusive nas placas baratas que sempre foi seu forte.

Mas se quiser tem opção melhores de placas-mãe gastando um pouco mais, eu inclusive recomendaria.

Saindo de uma A320 (chipset de mais de 2 anos), para uma A520 (chipset atual) temos a Asus PRIME A520M-K, mas temos um grande problema nisso, oficialmente essa placa-mãe não funciona no seu processador, teria de comprar um mais caro (bem mais caro), logo as A520 novas não servem então desço uma geração.

https://www.amd.com/pt/chipsets/a520 (saiba que pode funcionar no seu processador extraoficial na A520 da Asus mas não é garantido, pois parece que só Asus vem fazendo isso.

(estou mostrando e escrevendo todos meus pensamento e pesquisas, e todo o processo no meio disso)

 

Vamos para a Asus Prime B450M Gaming/BR (o BR é de fabricada o Brasil), bem mais cara R$ 200 reais mais cara. https://www.kabum.com.br/produto/99504/placa-mãe-asus-prime-b450m-gaming-br-amd-am4-matx-ddr4?gclid=Cj0KCQiAgomBBhDXARIsAFNyUqMYlZbp9-RPw_QSmd4dSFHCqeeJVlYmFxrCJUn43FWHIPuSQDHoHbEaAvLWEALw_wcB

O bom dessa placa é que qualquer versão de BIOS serve para seu processador.

Se quiser ficar no barato jeito é ficar na A320 mesmo.

 

Se quiser pode comprar tudo na Pichau ou tudo na Kabum, compre tudo numa loja só peça para testarem as peças ou atualizar a BIOS caso seja necessário. Pichau sei que atualiza BIOS e Terabyte também, vou postar a 3 grandes lojas de eletrônicos pela internet. pode escolher qualquer uma delas, as 3 apresentaram problemas na pandemia para com seus cliente, mas sãos as maiores no ramo.

https://www.terabyteshop.com.br/

https://www.pichau.com.br

https://www.kabum.com.br

 

Pode pesquisar seu hardware ai. Pichau e Terabyte atualizam BIOS, Kabum pelo jeito não o faz, mas para fazerem isso tem de compra o processador com eles e pedir para atualizarem para esse processador (costumavam fazer isso antes da pandemia não sei agora).

 

OBS: todas as vezes que falei no seu Processador me referi ao Athlon 3000G que ainda não comprou, mas comprando um Athlon 200ge não vai precisar atualizar BIOS alguma (numa A320).

 

Até, após sua pesquisa volte aqui antes de fechar compra verei o que posso fazer, vai lá pesquise e escolha, só sugeri algumas opções, existem milhares nas lojas de combinações possíveis.

 

Só tem de se atentar que a placa-mãe terá de ser um A320, por ser barata ou uma B450 um pouco mais cara.

Memória tem de ser 2 pentes de memória de 2666mhz no mínimo.

Processador é esse mesmo AMD Athlon 3000g, mas se quiser gastar mais tem o Ryzen 3 2200G ou o Ryzen 3 3200G, procure por processador BOX ou que o vendedor garanta que vem com cooler, o BOX é garantido de vir com cooler oficial da AMD.

é isso em negrito acima o mínimo para pesquisar melhores preços.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Henrique!

Atualizar bios para 3.30 seria na placa-mãe? Pque nenhum deles tem um telefone para ligar, até tem porém não completa a ligação p. que eu possa perguntar.

Estou vendo a primeira configuração com a Asrock 320, mas o processador 3000g tem uma diferencia entre uma loja e outra.

Vou colocar 2x4 ddr4 sai mais em conta e me ajuda a economizar.

Só estou com dificuldade de falar sobre atualização da Bios.

 

Agradecida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junia Bernardes Sim, seria da placa-mãe a BIOS, inclusive a placa mais top da B450 também é da ASRock, Asus só assumiu a liderança com a B550 Tuf da geração seguinte em qualidade.

 

->Daqui para baixo não precisa ler sou apenas eu sendo prolixo e exagerado.

 

A melhor B450 é a ASRock b450m steel legends, até agora ASRock deu suporte a todos os processadores AMD para socket AM4 através de update de BIOS, claro ainda prefiro ASUS, mas tenho de reconhecer que a b450m steel legends é a melhor placa barata do mundo, tão boa que o preço dela subiu de 500 reais para 750 reais com a pandemia, se quiser gastar mais considere a b450m steel legends.

https://www.asrock.com/mb/AMD/B450M Steel Legend/index.br.asp

 

Para facilitar postarei um resumo dos chipset por processador.

  • A320 -> Todos os Athon até no máximo um Ryzen 5 3400G (essas não são fabricadas mais mas ainda tem MUITAS em estoque no mercado)
  • B350 --> Todos os Athon até no máximo um ryzen 7 1700 (placas estão desaparecendo no mercado, não são fabricadas mais)
  • X370 -> Todos os Athon até no máximo um Ryzen 7 2700X (placas estão desaparecendo no mercado, não são fabricadas mais)
  • B450 -> Todos os Athon até no máximo um Ryzen 7 2700X (essas não são fabricadas mais ainda tem MUITAS em estoque no mercado)
  • X470 -> Em média todos os processadores da AMD para socket AM4 até Ryzen 9 3900x (placas estão desaparecendo no mercado, não são fabricadas mais)
  • X570 -> Só funciona 2º geração da AMD (excluindo o Athon) em diante.
  • B550 -> Só funciona 3º geração AMD em diante.
  • A520 -> Idem acima.

Isso é oficialmente mas alguns fabricantes compraram briga com AMD e começaram a fornecer suporte extraoficial em suas placas sem divulgar, A linha Tuf (das x570 em diante) da ASUS é um exemplo disso, costuma funcionar processadores de todas as gerações, mas não encontrei testes com Athlon. Mas ASUS fez isso porque estava perdendo para ASRock e sua famosíssima steel legends que roda "tudo".

 

Isso é minha opinião sobre o mundo competitivo da indústria de hardware e a obsolescência programada de fabricantes.

 

OBS: Observe que BIOS pequena, para receber processadores novos é necessário retirar funções ou outros processadores, infelizmente encontrar informação sobre isso é muito difícil, por isso muita gente gosta de gastar mais em placas-mãe de qualidade como eu, mas a placa-mãe que te indiquei vai te atender perfeitamente, só não será possível fazer overclock nela todas as A320 são bloqueadas para isso, assim como os Athlons, pelo que sei.

 

Até

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Henrique!

Vou nesta configuração sugerida por você.

 

Bom vamos calcular um kit upgrade do mais barato.

Processador AMD Athlon 3000g (um pouco melhor que Athlon 200ge) R$: 360,00

Placa-mãe ASRocks A320M-HDV R4.0 (precisa te a BIOS 3.30, peça para a loja atualizar para essa BIOS) R$ 420,00

Memória Crucial Ballistix Sport LT, 16 GB (2X8),2666MHz R$ 480,00

Total: R$ 1260,00 reais, o resto das coisas aproveitaria

Só estou com dificuldade pque as lojas não vazem venda por telefone, ou seja, não tem telefones.

Estou tentando por e-mail. Perguntei se fariam atualização para versão 3.30, até recebi uma resposta da PICHOU.com de que todas as Placas já vem atualizadas. Resposta diferente da minha pergunta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Junia Bernardes disse:

Oi Henrique!

Vou nesta configuração sugerida por você.

 

Bom vamos calcular um kit upgrade do mais barato.

Processador AMD Athlon 3000g (um pouco melhor que Athlon 200ge) R$: 360,00

Placa-mãe ASRocks A320M-HDV R4.0 (precisa te a BIOS 3.30, peça para a loja atualizar para essa BIOS) R$ 420,00

Memória Crucial Ballistix Sport LT, 16 GB (2X8),2666MHz R$ 480,00

Total: R$ 1260,00 reais, o resto das coisas aproveitaria

Só estou com dificuldade pque as lojas não vazem venda por telefone, ou seja, não tem telefones.

Estou tentando por e-mail. Perguntei se fariam atualização para versão 3.30, até recebi uma resposta da PICHOU.com de que todas as Placas já vem atualizadas. Resposta diferente da minha pergunta.

Não te indiquei nenhum kit Upgrade completo... porque o preço passa, Repare nesse kit

https://www.terabyteshop.com.br/produto/12995/kit-upgrade336-placa-mãe-processador-amd-ryzen-memoria

Só tem 1 pente de memória, se colocar o segundo para ativar dual channel iria para R$ ~1420,00 (fora que nunca ouvi falar dessa marca de memória). Compra separado sairá mais barato mesmo com o frete.

 

Melhores marcas de Placas-mãe segundo minha opinião.

1º ASUS

2º ASRock

3º Gigabyte

4º MSI

5º Biostar

 

Melhores marcas de memórias, minha opinião:

1º Geil

2º ADATA XPG

3º Kngston Hyper x (até começo de 2019 era minha primeira até descobrir certos problemas de compatibilidade com AMD)

4º Pessoal gosta muito da Corsair, mas para mim é 4º lugar.

 

Mas tem pesquisas de melhores marcas de outros youtuber e também aqui de fórum, veja assim pode pesquisar marca mais tranquilamente.

OBS: Atualmente AMD está melhor que Intel, ganhando em produtividade e em núcleos, so perdendo para intel em jogos, pois os processadores da Intel tem menor latência

 

Aqui  pesquisa:.https://docs.google.com/forms/d/1aMn5gtdayBE949N3nGFoQC1nk-h27NHYZ8grMIZocrQ/viewanalytics

 

Boa sorte ai com sua compra, que de tudo certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Henrique!

Para não tomar seu tempo só quero lhe perguntar se 1x8 Crucial Ballistix Sport LT, 8 GB (2X8),2666MHz daria para ser usada com a placa A320 (Asrock) e no futuro eu compraria outra de 8GB, ou esta placa trabalha bem somente com 2 pentes?

 

 

Agradecida,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junia Bernardes Sim daria sim para ser usada mas considere o que é mostrado nesse vídeo em questão de desempenho.

 

Final do vídeo ele mostra o quanto teria que aumentar a velocidade (MHz) da memória para conseguir o mesmo desempenho que Dual-Channel fornece (64 bits x 64 bits). sim, mas usar com só um pente de memória só vai ficar capado na metade da velocidade.

 

@Junia Bernardes Pro falar nisso ta rolando uma live desse processador que te indiquei.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junia Bernardes Se entendi bem .. "é qual memória me recomenda para a placa-mãe A320?"

 

Bom, recomendo a mais barata.... desde que seja 2666mhz, 2 pentes de memória para dual channel, a que tiver a menor latência (como assim?, informação nova explico mais abaixo) de preferência cl14, mas essa são mais caras então pode ser cl 16.

 

O critério de desempate é latência... Tempo de clock (mhz) que a memória demora para responder uma requisição.

CL vem de CAS latency https://en.wikipedia.org/wiki/CAS_latency

Ex: processador pede um dado para a memória e a memória se for cl 16, vai demorar 16 hz para responder o processador e começar a enviar os dados, isso é latência.

Até nos demoramos um tempo pensando para responder o professor/chefe/funcionário/etc. É o tempo que ela demora para achar a informação e reponde, antigamente esse tempo era bem menor, mas conforma memórias ficam cada vez maiores em capacidade e velocidade de comunicação, mais tempo ela também demora a responder.

 

Agora quer saber se vai de Kingston hyper X ou  Crucial Ballistix, bom vai a que tiver a menor latência, o normal é cl16, nada excepcional, se as 2 tiverem a mesma latência e preço ai entra o ultimo critério de escolha...

Pega a com menor tensão, no caso 1,2V é o indicado, pois são padrão JEDEC (memórias foram laçadas nesse padrão). e se até a tensão for igual... escolha a que achar mais bonita.

 

Infelizmente no mundo perfeito, seria DDR4 3200mhz cl 16 ou cl 14, (que são as mais rápidas do mundo), mas funcionam a 1,35V, meio que é "impossível" chegar nessa velocidade de 3200mhz sem aumentar a tensão.

(Até existem memórias de 3200mhz com 1,2 volts padrão JEDEC mas estas tem cl 18)

Mas as de 3200mhz ainda são muito caras e seu processador só vai mesmo até 2666mhz então é desperdício.

 

Contrário ao padrão JEDEC existe o Padrão XMP (intel), ela desenvolveu esse padrão para seus processadores (intel) terem memórias melhores e indústria adotou, AMD costumava implicar com esse padrão mas o Athlon 3000g da AMD é novo padrão e AMD meio que consertou isso, de dar problema com memória, mas se der basta ativar suporte a XMP na BIOS, ou no caso o técnico que montar seu computador.

 

Então não seria melhor Intel? Não, infelizmente os processadores básicos dela (pentium) já não valem o que cobram e o que o Athon tem a oferecer.

 

Pentium concorre com Athlon

I3 concorre com Ryzen 3

i5 concorre com Ryzen 5

e assim vai...

mas os da AMD estão atualmente ganhando. tanto por preço quanto desempenho.

 

olha o concorrente do Athlon 200GE e olha o preço... https://www.amazon.com.br/Processador-Pentium-Geração-Intel-Bx80684G5400/dp/B07CNK4NZJ/

sendo que o Athlon 3000G é melhor que o Athlon 200ge.

 

 

Até e boa compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
7 minutos atrás, Junia Bernardes disse:

Eu achei esta pensei em comprar 2x4. Me pareceu que não haveria conflito com a placa-mãe A320.

https://www.kabum.com.br/produto/103952/mem-ria-hyperx-fury-4gb-2666mhz-ddr4-cl16-preto-hx426c16fb3-4

Acho que não vai ter problema, afinal as antigas da Kingston Hyper x é que davam conflito com os processadores da AMD, Kingston lançou esses novos lotes (modelos) com preços melhores e para serem mais compatíveis.

https://www.kingston.com/dataSheets/HX426C16FB3_4.pdf

 

está realmente baratas. Vale muito a pena.

Na lista de suporte de memória não tem esse modelo exato lá, mas tem várias Hyper x da Kingston lá acredito que funcione sem problemas.

https://www.asrock.com/mb/amd/a320m-hdv r4.0/index.asp#MemoryPR

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu!

Neste link, apesar de não entender muito, mas deu para ver algumas que são compatíveis com esta placa.

Eu pretendo guardar a minha só para fazer uma experiência se alguém descobre o que aconteceu. Veio um técnico aqui e disse que achava ser o curto mas nada mais do que isto. Sério que estou até com receio de pagá-lo para montar a nova. Vou contar com orientações dadas por você.

Te pergunto: Se eu souber entrar na Bios seguindo os passos do link da placa-mãe, vai aparecer a versão 3.30 para eu atualizar? 

 

Agradecida,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junia Bernardes Tem de vir atualizado a BIOS se não só com processador antigo emprestado para atualizar para a versão deste novo.. só assim placa-mãe vai reconhecer o processador novo e ligar (dar vídeo), isso é fácil a maioria dos técnicos faz isso, as vezes eles usam o processador de outro cliente emprestado somente para atualizar a BIOS. Se a BIOS já vier atualizada (sim isso é perfeitamente possível) as vezes já vem atualizado é comum isso, você mesmo pode montar o computado e economizar mais ainda.

Claro o Athlon 3000g é de 2019, quanto mais antigo o processador maior é a chance da placa-mãe já vir atualizada para reconhecer ele.

 

Se não me engano a caixa do produto vem escrito a verão da BIOS (não tenho certeza), mas algumas fabricantes informam na caixa, outros vem um adesivo em cima do chip da BIOS colado/ escrito a versão da BIOS na própria placa-mãe.

 

Talvez tenha uma manha... enviar de volta para o fornecedor dizendo que não funcionou (dentro do prazo de 7 dias de devolução grátis), já que eles não atualizaram antes, como ai a caixa já vai estar aberta eles vão testar para você, ai pede para atualizar, meio que sacaneia eles pois a loja pagaria o frete... mas não recomendo essa sacanagem. Sim correios cobram de alguém e é claro que será da loja, pode ter processo e tudo, se a loja conseguir comprovar que agiu de má fé, mas verdade seja dita ... sem a BIOS certa o produto não funciona no seu processador, pois não o reconhece, logo a loja tem de informar isso antes de vender, ou seja é uma sinuca de bico para os 2 lados.

 

OBS: Para evitar isso que citei acima é por isso que muitas lojas costumam atualizar a BIOS de seus cliente antes do envio da placa-mãe, mas com essa pandemia parece que não o fazem mais.

 

Mas se comprar tudo na mesma loja não vejo porque de não atualizarem para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!