Ir ao conteúdo

placa-mãe para para substituir uma em curto amd3

Ir à solução Resolvido por Henrique PP,

Posts recomendados

Postado

@Henrique PP cara... vê se pode me ajudar TB...

Preciso trocar minha gigabyte 990fx...

Não quero trabalho para montar outro PC e TB não tô com verba sobrando... É porque tô sem pc mesmo..

Então qual Pl você colocaria no lugar? 

Processador Amd fx 8320 3.30 ghz

Fonte: Corsair gs800

16 g de mem em 4 pentes

3 HD sata

Placa de vídeo Radeon rx 550

Postado

@Guilhermerj321 Infelizmente no Brasil é super difícil achar placas socket AM3+, e as que tem são tudo usadas, podendo ser gasta e esquentadas e etc...

Mas como você tem um processador um pouco melhor em desempenho no seu caso pode vale a pena comprar uma 990fx ou uma 970.

Talvez consertar num técnico que tenha solda BGA, eles cobram por volta de 400 a 500 reais... numa placa que vale hoje em dia 900 reais usadas (pesado sei), pode ser interessante consertar.

mas Socket am3+ tem a versão de placa-mãe barata a chipset 970, veja preço

https://pt.aliexpress.com/item/4001299587455.html

( a mas no aliexpress tem outros vendedores mais baratos... mas se olhar o número de placas vendidas e o número de estrelas verá que é um risco, se quiser arriscar é só procurar por chipset 990 FX lá que já vai aparecer uma porrada de 970 junto)

OBS: essa placa é a mais barata mas ela vai fritar com o FX-8320, repare que o dissipador no VRM dela é bem básico, logo fica necessário colocar um Fan (ventoinha) em cima do VRM dela, do contrário em 3 meses ela já pode ir para o saco.

Se quiser comprar uma melhor considere uma https://pt.aliexpress.com/item/1000004710504.html

Mas ai começa a ficar mais caro do que consertar e tem mais esse cara ai não tem estrelar, é um risco.

logo ai já começa a ficar caríssimo...

https://pt.aliexpress.com/item/10000020871223.html

vendedor tem 5 estrelas e uma só avaliação mas vendeu 3 placas, risco menor, mas essa é uma Asus sabertooth 990fx, o dissipador dela nos VRM dispença fan estra sobre o mesmo, essa placa aguenta o calor.

Ou já que falta pouco para a top de linha tem a opção...

a crosshair v fórmula https://pt.aliexpress.com/item/33053131728.html

escolhi esse vendedor mais uma vez por ter mais avaliações positivas

O que muda da 990fx para 970, bom esses 2 chipsets tem suporte compreto ao AMD FX, mas as 990FX tem suporte a Overclock, dissipadores melhores e controle da velocidade do PCI-e, que nessa geração passa pelo chipset (os novos processadores controlam diretamente o PCI-E, antigamente isso era feito pelo chipset, que é o caso doo FX).

Acho que no seu caso vale a pena tentar consertar como disse um técnico de qualidade vai cobra ai uns 500 reais, terá de enviar seu processador e sua memória RAM para ele.

https://www.getechinf.com.br/

Aceita correios de todo pais.

Como eu sei dos preços? Bem já enviei para eles... e não conseguiram consertar minha placa-mãe, resultado estou sem.... E me recuso a pagar tão caro numa nova prefiro migra para nova geração e estou ajuntando dinheiro para isso, já tenho 2k.

Mas pode ser que sua placa eles consigam consertar. Provavelmente eles vão fazer solda BGA, pois esse chipset gera 17W de TDP, isso é muito (os atuais da Intel fazem 5W de tdp como referencia) esse alto TDP gera trinca na BGA (pela variação alta de temperatura - expandindo quando aquece e encolhendo quando esfria ao desligar o computador). Essa trinca na BGA provavelmente matou sua placa, mas nada de a colocar no forno nem na grelha, esses 2 lugares geram muito mais calor e de forma descontrolada, podendo matar o chipset ou algum outro componente de sua placa-mãe o que inviabilizaria permanentemente o conserto, tem de usar uma máquina de solda BGA.

Porque falei em forno e grelha? Estou perdido? Bom a solda BGA é uma solda com esferas de estanho que ligam o chipset ao PCB da placa-mãe, pela expansão e encolhimento elas vão oxidando e trincando, derreter elas com calor controlado sobre o o local as vezes resolve, mas o forno/grelha gera até 280ºC e o estanho sem fluxo derrete a 230ºC aproximadamente (pressão atmosférica influencia nisso), isso pode fazer as esferas derretem ao ponto de grudar uma na outra, gerando curto, ou ou derreter as esferas internas do chipset (sim chipset também tem micro esferas) matando de vez sua placa-mãe.

Mas as esferas internas do chipset podem estar ruins? sim, e nesse caso sua placa-mãe morreu de vez só comprando um chipset "novo" (entre aspas pois, são tudo usados e retirados de placas velhas), que é caro e encareceria seu conserto ao ponto de não valer a pena.

OBS: pode tentar achar no mercado livre também, mas conhecendo o Brasil, é mais fácil ser enganado aqui que no AliExpress, falo por experiência própria. Siga Meu lema, "me enganou uma vez, erro seu, me enganou DUAS vezes, erro meu". Então tome cuidado para não ter dor de cabeça. Mercado livre é excelente para coisas novas, mas usadas está cheio de trambiqueiro lá.

@Guilhermerj321 Esqueci de falar, placa-mãe tem o risco alto de ser taxado pois é algo grande, que chama a atenção, então considere isso na hora da compra no AliExpress.

Ou seja mais uma reforço melhor tentar consertar vale a pena se orçamento for até 500 reais, mais o frete de envio para eles.

https://www.getechinf.com.br/

foi onde enviei minha placa-mãe que não teve conserto e meu notebook, meu notebook constaram, minha placa-mãe não, paguei o frete de volta dos 2 pois gosto da minha placa-mãe mesmo morta :D. Eles cobram uma taxa de 100 reais por tentativa de reparo, mas o orçamento é grátis.

OBS: pague seguro nos correios, se não tem seguro é quase certo eles perderem suas peças, e se perderem com seguro, bom você vai ganhar dinheiro.

Postado

@Henrique PP valeu as dicas cara...

Já tive problemas na Aliexpress...não confio e ainda tema demora...

Mas vou ver se consigo outra 990 então...

Sempre fujo de conserto caro...porque além do tempo e a probabilidade de não conseguir o conserto...sempre fico com a impressão q não vai passar mais de um ano funcionando...

Vou olhar TB essas Asus mais caras q você citou... valeu

• Curtir 1
Postado

Boa Noite Henrique!

Quero lhe agradecer pela ajuda com a placa-mãe em consequência todos os complementos. Agora é comprar e ver se o técnico vai saber atualizar, pois nas lojas eles dizem que já vem atualizadas de fabrica.

muito agradecida,

• Curtir 1
Postado

@Junia Bernardes  Olha Henry Cavill (Superman) montou um PC sozinho sem saber como fazer, consultando manual e tutoriais ele demorou 2 dias como mostra o vídeo. Considere montar também, existe ótimos tutoriais na internet, sabendo o que faz não tem como estragar nada basta seguir a ordem e procedimentos.

@Junia Bernardes Ele monto em 2 dias eu faço em 2 horas e uso a 3º hora revisando. Se for montar considere tomar cuidado com o parafusos e os afastadores de metal do gabinete, a maior chance de curto está ai. Outro problema que vezes é entortar os pinos do processador por encaixar errado no socket, assim como Henry Cavill fez mas ele percebeu o erro e consertou antes de estragar tudo, colocando o processador na posição correta, tem uma marcação pequena no processador e no socket elas tem de ficar na mesma posição (uma setinha). ente outra coisa que podes aprender no tutorial.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...