Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Seguinte galera, montei um pc com um Ryzen 5 3600 e uma gigabyte b550M, gabinete Cooler Master B511 (mid tower)

O CPU tem rodado com a temperatura por volta dos 42C quando eu olho no bios ficando estável assim. 

Já no windows, em idle, ela fica variando entre 42-59C . Em uso moderado ela chega 69-72, as vezes até mais. Jogando ele tem chegado fácil a 80 (e passa inclusive)

Usando o Cinebench ela chegou em 90

Eu já vi outras pessoas reclamando do temperatura do 3600, dizendo que a culpa é do cooler que vem com ele. Mas eu também ainda não comprei todas as ventoinhas para o gabinete, tenho so uma na frente e outra na parte de traz. Mas mesmo usando ele aberto a temperatura não varia muito pra baixo (na verdade não varia quase nada)

Vcs acham que pra resolver esse problema eu devo trocar o cooler? Se sim, qual vcs me indicam?

Será que só trocando a pasta já resolve, (igual alguém indicou)?  Ou será que eu devo esperar pra ver como fica quando eu colocar mais ventoinhas? (No meu gabinete cabem 3 na frente e 2 na parte de cima)

Valeuuu!

Postado
26 minutos atrás, Tiago_lago disse:

Já no windows, em idle, ela fica variando entre 42-59C . Em uso moderado ela chega 69-72, as vezes até mais. Jogando ele tem chegado fácil a 80 (e passa inclusive)

Temperaturas absolutamente normais, dentro da faixa de utilização do processador. Ele não pode passar de 95ºC.

• Curtir 1
Postado
35 minutos atrás, Tiago_lago disse:

Vcs acham que pra resolver esse problema eu devo trocar o cooler? Se sim, qual vcs me indicam?

Na realidade você pode controlar a tensão e o clock manualmente para diminuir a temperatura. Dito isso, um cooler vai ser bom para te dar margem para overclock.

36 minutos atrás, Tiago_lago disse:

Será que só trocando a pasta já resolve, (igual alguém indicou)?

Não vai fazer diferença, não é ela o problema.

36 minutos atrás, Tiago_lago disse:

Ou será que eu devo esperar pra ver como fica quando eu colocar mais ventoinhas? (No meu gabinete cabem 3 na frente e 2 na parte de cima)

Também não adianta esperar. Talvez melhor alguns poucos gráus, mas não vai mais longe que isso.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Uma coisa que nunca ninguém pergunta e nem quem abre esse tipo de tópico diz de cara é: Onde você mora? Qual a temperatura ambiente?

Vai que o cara mora no Piauí onde faz 35ºC na sombra e ainda tem o pc num quarto que bate o sol da tarde sem ar condicionado...

Cooler, tanto a ar quanto WC não fazem milagres. Um bom cooler vai gerar uns 15 a 20ºC a mais que a temperatura ambiente em iddle. E pode chegar a +45ºC em carga. Um WC bom vai ficar 20% abaixo disso, mas nunca, jamais esses sistemas vão ter temperatura igual ou menor do que a ambiente.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Kleber Peters disse:

Temperaturas absolutamente normais, dentro da faixa de utilização do processador. Ele não pode passar de 95ºC.

Ah!! então essas temperaturas são normais pra esse processador em stock? 

1 hora atrás, Imakuni disse:

Na realidade você pode controlar a tensão e o clock manualmente para diminuir a temperatura. Dito isso, um cooler vai ser bom para te dar margem para overclock.

Vi no Youtube alguém explicando como fazer undervoltage. É por aí?

48 minutos atrás, sdriver disse:

Uma coisa que nunca ninguém pergunta e nem quem abre esse tipo de tópico diz de cara é: Onde você mora? Qual a temperatura ambiente?

Verdade, esqueci de falar isso. Os dias em que o CPU estava mais quente estava fazendo 27C (ambiente). Hoje tá fazendo 22 e ela tá ficando mais ou menos 40c em idle. Mas do nada ele dá uns picos em 56. Isso é normal?

@sdriver Agora só de deixar o forum aberto com mais algumas abas ele tá chegando a 65C

Postado
6 minutos atrás, Tiago_lago disse:

Ah!! então essas temperaturas são normais pra esse processador em stock? 

Sim, pois a placa-mãe exagera e faz ficar mais quente do que precisa.

7 minutos atrás, Tiago_lago disse:

Vi no Youtube alguém explicando como fazer undervoltage. É por aí?

Sim. Procure por vídeos de overclock pela BIOS, o caminho é mais ou menos o mesmo.

Postado

Você pode dar uma baixada na tensão e ver se dá uma queda de temperatura, faça pelo ryzen master pra ter uma noção boa e vai experimentando algumas configs por lá, depois se quiser que tiver mais noção faça pela bios

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...