Ir ao conteúdo

Liguei interruptor da fonte do PC e minha energia desarmou. O que poderia ser?

Ir à solução Resolvido por Renato Nascimento,

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, primeiro problema que passo que já tenho que recorrer ao fórum pois não consegui encontrar nada parecido com minha situação.

Acabei de adquirir uma fonte de 400w reais da C3 Tech, modelo PUF-400S, pra substituir a fonte genérica de um PC que tenho (LGA 775, etc, velho pacas).

O que aconteceu: conectei a tomada da fonte no filtro de linha e quando eu fui ligar a fonte através do interruptor, a energia da casa caiu. Tanto que estou no breu até agora porque não consegui com que voltasse kkkkk.

O que pode ter acontecido? Essa fonte não é PFC ativo mas não é uma coisa vagabunda dessa forma, tanto que desconfio que seja a energia da casa que passou por problemas porém não sei exatamente o que aconteceu nessa época, não morava aqui.

Me dêem uma luz por favor! Agradeço muito aos membros desde já!

Postado

@Renato Nascimento Qual é a voltage da sua casa? vou falar um coisa que aconteceu cmg e pode ter acontecido com você n entendi direito a tensão das tomada daqui era de 220v e atras da minha fonte estava 155v ai conectei no filtro de linha e botei na tomada e deu pau a fonte mas não a casa kkk e você disse que sua fonte não bivolt pode ter sido ou não? o que você acha

Postado
34 minutos atrás, Renato Nascimento disse:

Essa fonte não é PFC ativo mas não é uma coisa vagabunda dessa forma

Esse selo bomba, que o CdH deu pra ela, diz outra coisa..

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/energia/teste-da-fonte-de-alimentação-c3tech-400r-puf-400s-r35371/?nbcpage=7

Sobre sua casa, o sistema de proteção dela, funcionou.. Se é disjuntor, só rearmar.. Se é fusível, precisaria trocar eles.. Lógico, se a fonte realmente causou isso, tire ela da instalação.. O que pode ter acontecido, seria uma fonte com defeito, ou problema na tomada ou, em último caso, alguma anomalia na instalação..

Primeira coisa a fazer é olhar o Quadro de Força da casa e, talvez, a proteção na entrada de energia da casa..

Postado

@Douglas Bertozzo Mano, minha casa é 110v e o interruptor de tensão tava em 115 também. Eu realmente não sei o que houve e tô querendo acreditar que não seja a fonte.

@RS Faria Ok então, vou fazer isso. Não sei se o relógio de energia tem algo que proteja ou coisa do tipo mas a casa desarmou e não consegui rearmar pelo disjuntor. Isso que tô achando mais esquisito de tudo, mas não entendo nada de elétrica na real.

@RS Faria E sobre esse artigo eu cheguei a ver algo mas não li tudo. Antes ei eu tivesse lido... Vou ver se vai acontecer a mesma coisa assim que eu resolver minha questão de energia por essa manhã.

Postado

@Renato Nascimento

No ponto em que a concessionária liga a energia, pro ponto consumidor (casa, loja, etc) é previsto ter um elemento seccionador de energia, como um disjuntor.. Ele fica depois do relógio medidor e é acessível pelo consumidor.. Pode ser que, ele tenha desarmado, na hora.. Se ligou os disjuntores da sua casa e nada ocorreu, seria a minha aposta..

O ideal, no seu caso, seria desligar os disjuntores do quadro dento da casa, antes de religar a proteção, junto ao relógio.. Depois de religar, vá ao quadro e religue um disjuntor por vez.. Assim, você pode ter certeza de que, seria só um problema na fonte e não na instalação..

A fonte é ruim, pelo fato de prometer algo e não cumprir.. Não foi uma compra feliz, nesse quesito.. O resto foi azar mesmo..

Postado

Muito bizarro ter acontecido isso. Uma vez uma fonte vagabunda de notebook de tanto os fios finos mal soldados se mexerem, o neutro encostou com o fase e deu 2 estouros: um primeiro no conector da fonte para o filtro de linha e o outro na caixa de disjuntor onde desarmou o circuito do quarto e o geral. 

Pois bem, o filtro de linha não desarmou nem o iClamper que estava ligado nele, o primeiro estouro não foi o suficiente para desarmar o filtro de linha com microdisjuntor da Clamper, isso mostra que curto circuito de uma fonte de notebook ou de um chuveiro ou de outro eletrodoméstico geralmente vai desarmar só o disjuntor do quadro mesmo, esses filtros de linha com ou sem DPS não protegem contra isso, apesar do marketing desses microdisjuntores que vem em filtro de linha prometer proteção contra curto-circuito...

Já q você nao ouviu nenhum estouro nem nada acredito ter sido a fonte misturado a uma tomada mal instalada ou fio exposto. Se foi inversao de fase, problema na chave seletora de tensão da fonte ou algum capacitor ruim, isso só abrindo ela pra checar. Essa fonte aí é um lixo quase total.

• Curtir 1
Postado

@RS Faria Entendi amigo. Nesse momento a consessionaria de energia está aqui e basicamente ele disse que não está vindo energia da rua pro relógio. Quer dizer, tá sendo pior que o esperado e estou com receio de testar a fonte em outro lugar.

@donzmaker Inversão de fase seria eu ligar em 115 e estar em 230, certo? Pois se for isso eu até imaginei que fosse mesmo... Como eu disse acima, o rapaz da consessionaria disse que não está vindo energia para o relógio. Vou pedir pra alguém olhar a fonte mesmo. Qualquer coisa eu devolvo, o dono está ciente e chegou até a me passar o histórico de que a fonte não estava sendo usada há mais de um ano. Na verdade não sei se isso influencia...

Postado
1 hora atrás, Renato Nascimento disse:

Entendi amigo. Nesse momento a consessionaria de energia está aqui e basicamente ele disse que não está vindo energia da rua pro relógio. Quer dizer, tá sendo pior que o esperado e estou com receio de testar a fonte em outro lugar.

Tá, isso não é normal.. Se ocorre um problema numa casa, o problema fica na instalação da casa, seja por disjuntor desarmando ou fusível queimando.. 

No mínimo, estranho..

• Curtir 1
Postado

Enfim, ocorreu que parou de vir energia da rua e fui testar a fonte sem conectar em nada, fazendo aquele teste com clipes de papel e a fonte funciona normalmente. Atualizo quando ligar o PC já que até o momento eu não tenho outra opção de fonte infelizmente.

• Solução
Postado

Atualizando: enfim, liguei essa fonte bomba novamente e por sorte ou algo parecido não queimou nada. Simplesmente deu esse apagão na primeira vez em que liguei e a consessionária de energia teve que vir e era um problema externo à casa, mas que pode sim ter relação com a fonte. Caso não houvesse, não faria sentido esse apagão ocorrer só na minha casa assim que eu ligasse o interruptor da fonte. Trocarei assim que puder.

Tópico encerrado e obrigado a todos!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!