Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Noite Pessoal! Aqui onde eu moro chegou uma provedora que abriu não faz nem um mês (abriu no começo de fevereiro) e outra que abriu em outubro de 2019. A que abriu agora em fevereiro, chegou oferecendo 800 Megabits download e 320 de upload por 119,90 e a outra que abriu em 2019 oferece 500 megabits de download e 250 de upload por 129,90 e 1 gigabit de download e 500 de upload por 179,90. Vi provedoras de outras cidades oferecendo 1 Gbps por 149,90 e 199,90

A provedora que eu tenho atualmente abriu em 2007 e começou oferecen 50 mega por 99,90 em 2019 e contratei, depois mudaram o planos para 120 mega por 99,90 que eu migrei e mudaram depois para 240 mega por 99,90 que eu migrei também. Atualmente a minha é 240 Megabits de download e 120 de upload por 99,90.

A Live Tim em 2018 começou a trabalhar com 2Gb/s que custava 1560 reais e 1 Gb/s que custava 860 reais .

A minha dúvida é: esses planos de 800 mega por 119,90 e 1000 megabits por 179,90, 149,90 e 199,90, qual é a verdade por trás desses planos de alta velocidade por preços muito baratos (que eu acho fora da realidade)? A pessoa pode ter algum tipo de dor de cabeça com esse tipo de plano? Se sim, qual?

Gostaria de entender mais sobre isso!

• Membro VIP
Postado

Boa noite. Não parece cilada não. Com o tempo, a tendência são os pacotes de dados/velocidade aumentarem dentro da mesma faixa de preço. O consumo de banda é cada dia maior, a tecnologia melhora. A Oi oferecia 400Mbps por 150 reais. Eu pago quase a mesma coisa por 60Mbps da Live Tim. Vi aqui que, por quase o mesmo valor, a Algar oferece 600Mbps. Isso vai depender muito da região em que você mora.

• Curtir 2
Postado

@Math.Pi Eu até entendo 400 ou 500 mega por 150, não acharia suspeito essas velocidades por esse preço.

Porém 800 mega por 119,90 e 1 GB por 179,90 ou 149,90 está meio fora da realidade esses preços, não? Até porque um link pra entregar essa velocidade para um cliente não é nem um pouco barato. Lembrando que em 2018 a Live Tim começou a oferecer planos de 2 gigabits e 1 gigabit por 1560 reais e 860 reais.

Postado

@Gabriel_Viana

14 horas atrás, Gabriel_Viana disse:

1 GB por 179,90

Esse preço é internet de PTT a velocidade 1gb so é atingida ao acessar sites que estão conectados diretamente no PTT.

Link ip são mais caros, em compensaçao a velocidade nao se altera, Nacional/internacional

Um exemplo é quando vamos fazer um teste de velocidade local, e depois fazer o teste de velocidade internacional, e der diferença grande.

A menor velocidade internacional será o seu link ip.

Velocidade Nacional https://www.speedtest.net/result/a/7061326192

Velocidade Internacional https://www.speedtest.net/result/a/7061330130

é tipo Isso que acontece, nesses planos baratinhos, Ja nos planos caros, nao existe essa diferença de velocidade.

• Curtir 3
Postado

@Tio Chang Deixa eu ver se entendi.

1- Então todos os planos vendidos por provedoras locais e grandes operadoras como Vivo, Oi e Tim na fibra ótica são PTT, certo?

2- E os link ip são os chamados links dedicados que são oferecidos para empresas e algumas vezes pra residência, cujo o preço é muito mais caro, correto? PS: Minha provedora tem planos de link dedicado tambémo até 240 mega e realmente os preços são bem maiores.

Postado

Bom dia amigos.

Eu moro em Portugal e por aqui em quase todo o pais temos internet de 1gb.

A tecnologia para baratear a velocidade já esta muito avançada, um plano de 200mb tem uma diferença de 2 euros para um plano de 500 mb por exemplo.

E isso esta chegando ao Brasil, principalmente em cidades onde existe concorrência para baixar os preços.

Outra questão simples e fundamental, nos não utilizamos quase nunca toda essa velocidade, eu tenho 500mb e realmente uso esses 500 mb por 10 minutos para baixar um filme ou uns 40 minutos quando to baixando um jogo. O restante do tempo a internet fica ociosa, logo a operadora superdimensiona o numero de clientes e mesmo assim consegue entregar. Agora se todos tentassem usar a velocidade máxima ao mesmo tempo não conseguiriam.

Operadora: NOS

image.png.1ae267445be17036792f2878ecfbc067.png

• Curtir 1
Postado
Em 26/02/2021 às 16:27, Gabriel_Viana disse:

@Tio Chang Deixa eu ver se entendi.

1- Então todos os planos vendidos por provedoras locais e grandes operadoras como Vivo, Oi e Tim na fibra ótica são PTT, certo?

2- E os link ip são os chamados links dedicados que são oferecidos para empresas e algumas vezes pra residência, cujo o preço é muito mais caro, correto? PS: Minha provedora tem planos de link dedicado tambémo até 240 mega e realmente os preços são bem maiores.

Correto, é por isso que ate em cidades que sao verdadeiras roças aqui no sul do pais, infestou provedores com velocidades absurdas a preço baixo.

Postado

@Gabriel_Viana Olá amigo, tudo bem?

Os links banda larga não são links ptt, O IX (internet exchange) vulgo PTT é ponto de troca de tráfego, ou seja, a ideia do ptt surgiu em conectar provedores de conteúdo para facilitar/melhorar o acesso entre eles sem precisar ter que ir para internet (rotas internacionais ou backbone de alguma operadora), o PTT no Brasil é gerenciado pelo orgão NIC.BR, o principal PTT aqui no Brasil é o PTT-SP, onde as empresas como netflix, google, facebook, garena, softlayer e afins estão conectados com seus servidores no PTT-SP para fornecer atualizações aos servidores de cache no Brasil ou acesso a seus serviços. (caso queira verificar quem participa basta verificar este site https://ix.br/particip/sp)

As grandes empresas de conteúdos fornece servidores para os provedores de internet, desta forma ela garante uma melhoria na experiência de uso de sua aplicação, esses servidores são chamados de Cache, onde quando você vai assistir um filme no netflix, em 95% dos casos este conteúdo que você está assistindo, está armazenado no servidor local da netflix no provedor que lhe atende, este servidor a netflix chama de (OCA), facebook de FNA e google de GGC.

A diferença entre um link dedicado e um banda larga hoje em dia está relacionado ao contrato, onde o link dedicado o contrato é mais rigoroso, tendo tempo de SLA (tempo de inoperância de um incidente) em alguns  e também conta a qualidade de serviço (Exigem sempre a menor latência), enquanto o banda larga não exigem estes e outros pontos. Em relação ao link e internet ambos são iguais.

Pode confiar nesses links banda larga de altas velocidades, a ideia das operadoras é fornecer uma alta velocidade onde o cliente não utiliza ou nem tem equipamento pra utilizar, e quando utiliza constantemente a mesma faz uma ocorrência para verificar se não está compartilhando a internet (vendendo sem autorização) e com isto cancela o link ou lhe oferta um link dedicado (consulte o contrato).

• Curtir 3
  • 2 semanas depois...
Postado

@Cadu Campos  @Tio Chang Minha preocupação não é confiar nessas provedoras oferecendo 800  mega por 119,90 ou 1GB por 179,90, porque eu sei que essas velocidades eles vão entregar essas velocidades em relação ao PTT do DF (onde eu moro). O meu problema e desconfiança é o quanto eles vão conseguir entregar em relação ao PTT de outro estado ou em relação a um servidor de Miami e se essa conexão deles é estável.

Porque em relação a minha provedora e os 240 mega delas por 99,90, eu tenho noção da estabilidade da minha conexão e a velocidade que minha provedora consegue entregar em relação a um PTT de outro estado ou em relação ao servidor de Miami.

Postado

@Tio Chang É isso que eu estou falando. Em relação a outros estados eu consigo ainda 240 mega e em relação a um servidor de miami eu consigo pegar 200 mega a 190. Meu medo de ir pra uma provedora que tem alguns meses de existência e já vem oferecendo 800 mega por 119,90, é em relação a outro estado ela não conseguir entregar nem metade dessa velocidade.

• Membro VIP
Postado

Existe muito mais coisa do que apenas o tipo de  link para ajudar ou atrapalhar o preço e velocidade de navegação.

Primeiro, existem os incentivos fiscais que variam de estado para estado. Foi criado certo tempo, essas leis favorecem empresas menores de internet para que as mesmas tragam conectividade às cidades pequenas e de interior onde apenas 1 das operadoras grandes antes chegava ou nem isso. Começou com as famosas e odiadas "via rádio". Agora a maioria está migrando para fibra optica pois com os sistemas de mux fica bem mais barato ter varias fibras nas ruas.

O segundo ponto é o uso do também nada amado CGNAT. Esse protocolo barateia muito a operação dos provedores, pois com 1 IP publico, eles entregam internet em várias casas. Porém esse protocolo causa dificuldades em certas aplicações e muita gente não consegue montar um servidor caseiro por isso.

O terceiro ponto é qual o nivel de sobreposição de banda que cada operadora trabalha. Por exemplo. Se uma operadora X tem um link de 10Gbps no seu tronco, em teoria ela poderia ter uma quantidade de clientes que usassem no máximo combinados esse mesmo valor ( por exemplo 20 clientes com 500 mb cada). Mas como o trafego de rede não é constante, as operadoras trabalham com sobreposição de velocidades. Então eles vendem na média 7x o que tem de tronco. Ou seja, em vez de 20 clientes, eles vendem 140 assinaturas de 500 mb. E por isso muitas vezes voce não consegue chegar na velocidade máxima ao baixar seus jogos.

O quarto ponto é o uso de traffic shapping, uma abordagem que aqui no CdH temos um artigo que explica como funciona. Essa técnica era muito usada em tempos de links menores. A tecnica caiu um pouco em desuso mas ainda pode ser vista em algumas operadoras para evitar a sobrecarga da rede. 

E finalmente temos os "tiers" de rede. Os tiers vão do 1 ao 3. Sendo operadoras grandes as T1 que se conectam diretamente aos PTT e tem contratos entre si para links diretos. Depois temos as T2 e T3 são operadoras médias e pequenas que não se ligam diretamente aos PTT. Por isso elas podem apresentar velocidades menores para os links internacionais ou de outras regiões, a vantagem dessas operadoras é que elas geralmente tem contrato com pelo menos 2 operadoras T1 e se umas dessas T1 tiver um problema na rede, existe redundância da internet. Tanto que ja vi varias vezes usuários da Oi (T1) ficarem sem internet enquanto usuários de operadoras menores continuam a funcionar.

Agora o grande elefante da sala que são os preços iguais para velocidades até 10x maiores é resultado de uma conta simples. Planos velhos x versus planos novos. Para as operadoras é muito lucrativo não migrar os clientes antigos para novos planos.

Não é diferente das operadoras de cartão de credito onde antigamente todo mundo tinha de pagar anuidade, com alguns cartões passando dos 600 reais de anuidade e hoje voce tem dezenas de opções de cartões com limites e vantagens praticamente iguais, porém com anuidade zero.

Já as velocidades, isso depende exclusivamente de cada operadora pela questão da sobreposição de link. Uma operadora nova na cidade geralmente vai ter uma velocidade boa e constante, mas a medida que mais clientes entram, a velocidade tende a ficar pior. Mas saliento que depende muito da operadora, algumas são bem administradas e cuidam bastante dessa questão sempre melhorando seus links.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • 3 anos depois...
Postado

@Tio Chang

Em 20/02/2021 às 20:53, Tio Chang disse:

@Gabriel_Viana testei no internacional e deu: DOWNLOAD - 208.09   UPLOAD - 258.60  
nacional: DOWNLOAD 187.60  UPLOAD - 239.77

assisti aos vídeos mas não entendi muito bem, a minha internet é de 700Mbps, e esses aí foram os resultados. queria saber o que pode se tirar destes testes, o roteador fica na sala e fiz no quarto, seria melhor fazer esses testes no local que está o roteador,? Sei que obstáculos como parede da casa pode interferir no sinal em outro cômodo, e a conexão com dispositivos conectados no wi-fi, mas, que não estão no momento usando - como pessoas que vem em casa e depois saem - interfere mesmo assim na velocidade?

Velocidade Nacional https://www.speedtest.net/result/a/7061326192

Velocidade Internacional https://www.speedtest.net/result/a/7061330130

• Jasiel alterou o título para Essas taxas de download e upload realmente são verdadeiras?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...