Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 1600 Af Superaquecendo


Posts recomendados

@RBMA Não necessariamente, e mesmo que fosse isso ele já estava assim antes.

Não faço oc, apenas xmp e undervolt, tenho o DeepCool Rf 120mm, são bons coolers. Mesmo agora que está 24 graus na minha cidade o processador está extremamente quente.

12 minutos atrás, RBMA disse:

 

Cara você substitui a pasta térmica? Senão compre uma do tipo prata de boa marca e passe no processador (um pingo igual caroço de feijão). Esta fazendo algum over?

Com 95ºc era para o seu processador reduzir a velocidade ou até reiniciar, tem alguma coisa muito estranha nessas medições.

Já comprei um Gammaxx 400 V2 que chegará dia 9, como pode ver nas fotos do post minha velocidade em 95 graus caem de 3.7Ghz para 3.2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, S_Robson disse:

@RBMA Não necessariamente, e mesmo que fosse isso ele já estava assim antes.

Não faço oc, apenas xmp e undervolt, tenho o DeepCool Rf 120mm, são bons coolers. Mesmo agora que está 24 graus na minha cidade o processador está extremamente quente.

 

Aí que esta você esta fazendo undervolt. Você repassou a pasta térmica e o cooler esta bem encaixado? Estou achando muito estranho o computador funcionar mesmo com 95º, deveria reiniciar sozinho nessa temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, S_Robson disse:

@RBMA Na verdade, ele está dando throtteling, ele apenas desliga a partir de uma temperatura extrema (mais de 100 graus) visto que amd é muito utilizado em micro itx.

Não troquei a pasta e o cooler está bem encaixado.

 

Troca a pasta térmica por uma de boa qualidade e tira esse undervolt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, S_Robson disse:

Acontece bem antes de colocar um undervolt

 

Rapaz troca a pasta térmica como te falei e tira o undervolt. Como esta a configuração de coolers nesse seu gabinete? Precisa ter pelo menos 2 como ventilação na parte da frente e o resto como exaustão (trás e em cima).

O processadores Ryzen chegam até 90-95ºc segundo a AMD a partir disso eles desligam. Era para o seu computador ter desligado quando chegasse aos 95ºc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, S_Robson disse:

Atualização, quando tiro xmp da ram (Hyperx Fury Rgb) a temperatura desce mais 5 graus.

Totalizando 7~11 graus de diferença sem xmp e com as tampas laterais abertas.

Está com toda pinta que essa MB não está aguentando essa CPU. Capaz de voce ter dado sorte(isso mesmo, essa CPU é "sorteada") e por isso é capaz de subir o clock mais que a média .Nesse caso, para um melhor aproveitamento terá que trocar a MB.Ou então faça underclock nessa CPU, vai ser o jeito. Pode ainda tentar colocar dissipadores de VRM(os de cobre são melhores) para baixar a sobrecarga de corrente na entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Vrm não está com problemas, acho que um oc nesse processador seria quase inviável, visto que quem compra obviamente não tem dinheiro para um WC e muito menos para importar um noctua da vida, talvez você esteja certo, mas de qualquer jeito não vejo necessidade muito menos motivo, não vou trocar a placa de qualquer jeito mesmo que quisesse, está muito caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/03/2021 às 18:06, S_Robson disse:

Não pretendo fazer oc nesse processador, até porque Zen 1 e + são horriveis pra isso, acho que quando o throtteling acabar não terei perda de desempenho.

a questão não é o OC, é você n poder mexer em nada do processador diretamente, tensão e clock não precisam necessariamente subir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, RBMA disse:

Aí que esta você esta fazendo undervolt. Você repassou a pasta térmica e o cooler esta bem encaixado? Estou achando muito estranho o computador funcionar mesmo com 95º, deveria reiniciar sozinho nessa temperatura.

num 1600AF é estranho mesmo, afinal a temperatura max dele é justamente 95C

@S_Robson o motivo é a durabilidade do seu processador, enfim, quais tensoes a placa-mãe joga pra ele? e a corrente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, S_Robson disse:

Nunca vi um desses com qualidade, ainda tem a chance de dar algum curto por mal colocação, mas se achar algum que realmente preste por favor me manda o link

Curto circuito, acho que não dá, são aplicados com adesivo por cima dos módulos dos VRM, é que tem de cobre e alumínio, os de cobre são melhores por terem maior condutibilidade térmica=eficiencia transmissão térmica. Deve procurar no mercado livre, procure aqueles com boa reputação, todos são made in China, então se comprar no AliExpress dá na mesma.

Mas tem que ver o modelo de sua A320 para ver a construção e quantos módulos de VRM tem. Veja esse vídeo:

ttps://www.youtube.com/watch?v=NDFjZ31bJ5g

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

7 minutos atrás, PedraX disse:

Curto circuito, acho que não dá, são aplicados com adesivo por cima dos módulos dos VRM, é que tem de cobre e alumínio, os de cobre são melhores por terem maior condutibilidade térmica=eficiencia transmissão térmica. Deve procurar no mercado livre, procure aqueles com boa reputação, todos são made in China, então se comprar no AliExpress dá na mesma.

Mas tem que ver o modelo de sua A320 para ver a construção e quantos módulos de VRM tem. Veja esse vídeo:

ttps://www.youtube.com/watch?v=NDFjZ31bJ5g

 

É um canal que eu confio, o resultado não difere muito, e se não me engano ele avisa sobre um possível curto em a320's.

6 minutos atrás, PedraX disse:

Está normal.Não é porque hoje está com temperatura mais amena ?

Vou deixar em stress por 15 min mando de novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, S_Robson disse:

É um canal que eu confio, o resultado não difere muito, e se não me engano ele avisa sobre um possível curto em a320's.

Ok.preste bem atenção nas conclusões finais.Mas curto pode ocorrer por outros motivos, não vai ser por colar o dissipador se for feito com tudo desligado e desmontado como é de praxe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Ele fala sobre a possibilidade do alumínio fazer curto, mas caso seja uma Pc masterac, vale a pena, e como não pretendo fazer oc e no máximo jogar um battlefield e fazer uma renderização no blender, não sei se valeria o esforço. 

19 minutos atrás, Yan_ disse:

@S_Robson Vcore em 1.072V, ta bem baixo...

 

Manda foto de dentro do gabinete e a print depois do stress

25 min de stress, pretendo arrumar o cable management quando o cooler chegar.

22°C na minha cidade, sem o xmp na memoria, fan no modo performance

 

image.png.fd0444e24963464236894f0a594c013c.png

image.thumb.png.0638fce6fbc58970d4f383342b7f28c3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, S_Robson disse:

Ele fala sobre a possibilidade do alumínio fazer curto,

Se falou, falou, mas é impossível porque tem uma camada adesiva entre as superfícies, além do mais a capa do dissipador não é condutora em hipótese alguma. Quanto ao uso é ao seu critério, eu apenas dei uma sugestão de solução que vem sendo empregada por vários usuários que compraram MB que não possuem dissipadores.Se olhar um dissipador "de fábrica" vai ver que não passa de uma peça metálica encaixada em cima do módulo de VRM, porisso não faz sentido falar em curto circuito.O autor do vídeo deve ter citado outras possibilidades que podem acontecer ao desmontar um PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!