Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou aprendendo programação agora, e comecei vendo lógica de programação, então vi um curso rápido que achei no youtube e peguei uma base com o VisualG, e agora estava fazendo um outro no youtube que usa Portugol, para facilitar meu entendimento, eu coloquei comentários linha por linha para explicar o que está sendo feito naquela linha, de uma forma que mesmo que eu leia em 3 meses, ainda conseguirei entender.

1. Minha dúvida em relação a isso é: Existe algum lugar onde posso encontrar algo assim já feito por alguém que entende? Creio que seria muito mais fácil de eu entender tudo o que foi feito vendo direto a explicação escrita de um profissional. (Pelo áudio nesses 2 cursos que eu vi, algumas coisas ficavam meio sem explicação, eu entendia de uma forma bem superficial)
  2. Li o tópico fixado aqui do setor, mas como é de 2008 eu não sei se ainda é válido, então sabem me dizer se começar a aprender com Pascal ainda é válido? (não sei se isso é algo imutável ao longo do tempo na programação, mas como eu sei que vivem surgindo novas linguagens e outras coisas na área, fiquei em dúvida)
  3. VisualG e Portugol são os melhores jeitos práticos de aprender lógica de programação ainda né?
  4. Estou certo em querer dominar a lógica de programação antes de aprender qualquer linguagem, ou para eu dominar a lógica, apenas praticando com alguma linguagem de fato?
  5. E por último: Li que não importa qual linguagem começar, mas li também que é melhor começar por Python direto, ou que é melhor começar por Java, por C e etc. Existe alguma linguagem melhor de fato, ou elas divergem pouco entre si, de forma que aprendendo uma, fica mais fácil aprender a outra? (Desconsiderando front ou back end)

Sei que são muitas dúvidas, mas são todas as que eu estou tendo no momento.

Muito obrigado desde já!! :)

Postado

@João VB Macedo      Olá ,  o pascal ainda é válido , visualG e portugoL studio também , os comandos são mais fáceis e a Linguagem c também , e aprendendo uma Linguagem será mais fácil aprender outra , e qual linguagem começar , depende do qual area você quer , para jogos javascript , c# , com a Unity 3D , e python , e para aplicativos comerciais , java , c , c++ ,  e na Udemy tem cursos bons com preço atrativos .

• Curtir 2
Postado
9 horas atrás, devair1010 disse:

@João VB Macedo      Olá ,  o pascal ainda é válido , visualG e portugoL studio também , os comandos são mais fáceis e a Linguagem c também , e aprendendo uma Linguagem será mais fácil aprender outra , e qual linguagem começar , depende do qual area você quer , para jogos javascript , c# , com a Unity 3D , e python , e para aplicativos comerciais , java , c , c++ ,  e na Udemy tem cursos bons com preço atrativos .

Muito obrigado!

Vou seguir então nessa linha mesmo, em relação a dominar a lógica, acha necessário dominar lógica antes de começar a aprender qualquer linguagem, ou será mais fácil dominar a lógica tentando aplicar ela em alguma linguagem de fato?

• Solução
Postado

@João VB Macedo    creio que a Lógica de programação , seja apenas uma base iniciaL para quem nunca estudou programação ,  e não tem necessidade de se prolongar nessa matéria ,  melhor mesmo começar a estudar alguma linguagem ,  

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!