Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente, eu tenho uma fonte consair cv 550, e queria comprar um no break pra quando estiver utilizando o computador e a energia cair por algum motivo

Apenas pra ter tempo de salvar meus arquivos e desligar o computador. Mas não sei sobre marcas e a tensão. Qual melhor opção?

Postado
46 minutos atrás, SabrinaGdo disse:

Gente, eu tenho uma fonte consair cv 550, e queria comprar um no break pra quando estiver utilizando o computador e a energia cair por algum motivo

Apenas pra ter tempo de salvar meus arquivos e desligar o computador. Mas não sei sobre marcas e a tensão. Qual melhor opção?

O melhor não é, mas funciona e tem um custo benefício razoável, para a finalidade que você está precisando: 

https://www.kabum.com.br/produto/102242/nobreak-intelbras-senoidal-1000va-bivolt-4822013

https://www.kabum.com.br/produto/72083/nobreak-sms-manager-iii-senoidal-puro-nova-geração-dsp-700-bifx-115-bivolt-27570

Postado

@Wal SJC nenhum desses dois nobreaks é dupla conversao, só saída em 127V, tem que ver se na cidade dela é 127V ou 220..

fora a questão deles não serem onlines

Postado
3 horas atrás, Yan_ disse:

@Wal SJC nenhum desses dois nobreaks é dupla conversao, só saída em 127V, tem que ver se na cidade dela é 127V ou 220..

fora a questão deles não serem onlines

Bom, eu citei opções viáveis do ponto de vista econômico e que atendem a necessidade  que ela citou, que é ter tempo para salvar o trabalho em andamento, e desligar o PC.

Não adianta pegar um Palio 1.0 e gastar com um motor 2.0, que o gasto não vai compensar, porque ele não vai ficar igual um Honda Civic.

Mas querendo investir o equivalente a um PC novo, apenas em um nobreak, há sim opções disponíveis, que você poderia listar, para ela analisar o custo-benefício.

Eu não investiria em um nobreak de 3000~4500 reais, para uso esporádico em um pc doméstico.

"Estragar" o PC é algo muito genérico. Precisa ver exatamente quanto tempo de uso seria necessário para "estragar", e qual seria o custo para reparar esse possível "estrago" futuro.

No meu antigo trabalho, eu usei um PC com um nobreak desses bem simples, durante uns 2 anos e nunca deu problema. Também, ele foi acionado poucas vezes.

E eu também nunca me importei com isso, porque o PC era da empresa e quem tinha que se importar era ela, mas eu não via reclamações de PC's queimando com frequência.

Não creio que simplesmente salvar o trabalho e desligar o PC de vez em quando, chegue a causar estragos, antes que o PC acabe sofrendo um upgrade ou se torne obsoleto.

Enfim, eu penso que custo/benefício é algo que precisa ser levado em consideração, pois nem sempre há disponibilidade para investir em um equipamento de alta performance, que acabará sub-utilizado.

Postado
3 horas atrás, Wal SJC disse:

"Estragar" o PC é algo muito genérico

não, não é. Eu até iria explicar de forma resumida o porque, entretanto tá tudo muito bem explicado aqui:

Postado

7 horas atrás, Yan_ disse:

não, não é. Eu até iria explicar de forma resumida o porque, entretanto tá tudo muito bem explicado aqui:

Li e concordo 100% com tudo o que está escrito nesse artigo.

Mas aí não fala nada que um nobreak off line vai danificar o PC, somente ao ser usado ocasionalmente, como fonte de energia temporária, para o desligamento normal do PC, em uma situação de corte brusco de energia elétrica da rede.

Pelo contrário, fala que esse tipo de nobreak não é recomendado para uso prolongado, porque o forma de onda gerada pode causar aquecimento em equipamentos indutivos, como transformadores e motores.

Extraí do artigo o seguinte trecho, que deixa claro que o seu uso é aceitável para a finalidade pretendida pela usuária:

"Para fontes de PC, televisores, etc  ela é minimamente tolerável, justificando o nome do dispositivo, short-break, fazendo alusão ao uso pelo mínimo tempo que permita o desligamento de seus equipamentos até o retorno da energia comercial"

No caso que estamos falando, ele será usado exatamente para essa finalidade.

Acho importante expor os prós e contras e deixar a pessoa tomar suas próprias decisões, com base no custo/benefício, evitando mitos ou generalizações, que na prática não se confirmam.

• Curtir 1
Postado

Aqui é realmente 127V a energia. 

Eu paguei 7mil apenas nas peças e gabinete, pagar a metade disso em um no break é inviável. Aqui não é recorrente a queda de energia, acontece mais nos períodos de chuva. Quando trabalho em casa, uso o computador de manhã até a noite. E quando não trabalho em casa, uso ele em média 4h durante a noite. Seria mais uma medida de segurança, pois como paguei bem caro nele, não queria correr o risco de estragar algo por queda de energia, e perder arquivos também não é tão legal kkk

Pelo que vi desse tópico que mandaram, o melhor seria um filtro de linha? 

Mas não entendi se isso protegeria o computador contra queimar algum componente. 

Não achei que no-break poderia causar algum dano ao computador

Postado
2 minutos atrás, SabrinaGdo disse:

Aqui é realmente 127V a energia. 

Eu paguei 7mil apenas nas peças e gabinete, pagar a metade disso em um no break é inviável. Aqui não é recorrente a queda de energia, acontece mais nos períodos de chuva. Quando trabalho em casa, uso o computador de manhã até a noite. E quando não trabalho em casa, uso ele em média 4h durante a noite. Seria mais uma medida de segurança, pois como paguei bem caro nele, não queria correr o risco de estragar algo por queda de energia, e perder arquivos também não é tão legal kkk

Pelo que vi desse tópico que mandaram, o melhor seria um filtro de linha? 

Mas não entendi se isso protegeria o computador contra queimar algum componente. 

Não achei que no-break poderia causar algum dano ao computador

Se você usar o nobreak apenas para salvar o trabalho em andamento e desligar o PC, a probabilidade dele causar algum dano é praticamente nenhuma, na verdade o que acontece é que o uso prolongado faz a fonte esquentar, porque a forma de onda gerada pelos nobreaks mais simples é diferente da forma de onda senoidal da rede normal, e isso que "força" a fonte, por assim dizer. Mas usando ocasionalmente, apenas para salvar o trabalho e desligar o PC, não há problema.

O filtro de linha tem uma finalidade diferente do nobreak: ele filtra surtos, oscilações e ruídos da rede elétrica, causados por vários tipos de eventos, como quedas de energia, curto-circuitos, oscilações causadas por entradas ou saídas de grandes cargas na rede, zumbidos gerados por equipamentos indutivos, quedas de raios na rede pública externa e até interferências de sinais eletromagnéticos.

Ou seja, o filtro de linha protege, até certo ponto, o seu equipamento de possíveis surtos de tensão e oscilações espúrias provenientes da rede elétrica, porém não evita o desligamento repentino ou mesmo uma perda de dados /erros no HD ou SSD do seu computador, caso a energia elétrica seja interrompida, no momento em que algum arquivo estiver sendo gravado.

• Obrigado 1
Postado

Eu achei que o no-break causaria dano só pelo fato de o computador estar ligado nele. Mas utilizar o no-break enquanto houver energia, teoricamente, não haveria nenhum dano. Apenas se utilizar no-break após a queda de energia? Seria isso?

Pois se sim, acho que valeria a pena no meu caso, pois eu usaria realmente apenas em caso de emergência para salvar arquivos e desligar. Não é para jogo, não haveria a necessidade de usar até acabar uma partida ou algo do tipo.

Postado
2 horas atrás, SabrinaGdo disse:

Mas utilizar o no-break enquanto houver energia, teoricamente, não haveria nenhum dano. Apenas se utilizar no-break após a queda de energia? Seria isso?

Não. Os nobreaks indicados acima, mesmo sendo Senoidal Puro ( o que é um fator ideal),mas contam com estabilizadores internos. Ou seja, mesmo tendo energia comercial, eles atuam como estabilizadores comuns.

Eu só compraria se fosse por extrema necessidade, fora isso não vale a pena. Um bom filtro de linha é o que eu indico na maioria dos casos, no caso para proteger contra surtos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...